#pranchas #equipamentos #materiais 
Holanda

Lançada a Primeira Prancha com Bloco Biodegradável

Tecniq

A Tecniq e a Synbra lançam o primeiro bloco de prancha de base biológica, feito a partir da biomassa de cana-de-açúcar

A Tecniq LLC, uma empresa líder no desenvolvimento de materiais e produtos ambientalmente conscientes, e a Synbra BV, inovadores líderes em tecnologia de espuma rígida expandida, anunciou a criação mundial do primeiro bloco certificado 100% biodegradável e 99% de base biológica.

"As pranchas foram sempre feitas de derivados de petróleo desde a década de 1950", diz Rob Falken, diretor de gerenciamento da TECNIQ. "Nós trabalhamos muito para criar uma alternativa que não comprometa o desempenho e que proporcione as características iguais às testadas e aprovadas para os surfistas, shapers e laminadores", continuou ele.

A espuma é produzida em um processo patenteado que utiliza biomassa convertida da cana-de-açúcar abundante ( certificada livre de GMO ) fornecido pela Purac Corbion, que é polimerizada pela Synbra Technology BV e expandida em espuma rígida pela Synprodo BV.

"Para mim, as melhores coisas são que o bloco é criado inteiramente a partir de um recurso renovável, e que produtos químicos perigosos não são utilizados na produção. Isso significa que o bloco é drasticamente menos tóxico para os shapers e laminadores da prancha, durante a produção", Falken afirmou.

Levando as suas empresas para uma abordagem examinada, a Tecniq e a Synbra proverão total transparência no ciclo de vida do bloco da prancha. Uma Avaliação do ciclo de vida independente (LCA) já foi assegurado, assim como os certificados de validação, incluindo a decomposição, compostagem, o conteúdo de base biológica, livre de OGM, e base a base.

Além das validações ambientais requisitadas, o bolco apresenta a utilização de ultra-eco de CO² benigno como o único agente de insuflação no processo de expansão.

O nome da marca para esta nova tecnologia de bloco de prancha é BIOM™ (pronuncia: BY - ohm). A primeira fábrica ficará localizada na Holanda, com a produção começando no terceiro trimestre de 2014.

Há planos para desenvolver o setor manufatureiro dos EUA no final de 2014 ou início de 2015. Além de bloco de prancha, a BIOM™ vai ser usada em stand-up paddles, wakeboards, skimboards, kiteboards, e outros tipos de embarcações. Para mais informações, visite www.biomblanks.com.

Com sede em San Diego, na Califórnia, a Tecniq é um consórcio de desenvolvimento de produtos com especialização em criação de propriedade intelectual. A empresa desenvolve produtos ambientalmente conscientes e propriedade intelectual que perturbam o status quo.

Synprodo e a Synbra Tecnologia fazem parte do grupo Synbra. A Synbra tem uma posição de liderança na Europa em relação ao poliestireno expandido (EPS) para Sistemas Sustentáveis ​​de Isolamento e Produtos e Soluções Industriais para uma grande diversidade de mercados. A Synbra Technology BV em Etten-Leur, Holanda, é a fábrica de polimerização e local de pesquisa e desenvolvimento de "Tecnologia e Inovação" e um centro de excelência em materiais e desenvolvimento de produtos. A Synprodo BV, em Wijchen, na Holanda, atua no desenvolvimento, marketing e produção de engenharia de produtos moldados, utilizados na área de aquecimento e ventilação, da horticultura até a proteção de embalagens de produtos alimentícios e farmacêuticos.

Seus produtos projetados oferecem um valor acrescentado em comparação com projetos tradicionais.

Exemplos recentes inovações do grupo Synbra são o Xirê ® , um material de isolamento incombustível, absorvedores eletromagnéticos DMAS e a BioFoam ®, o primeiro bloco C2CCM certificado de base biológica do mundo. A Synbra alcança um volume de negócios de € 300 milhões, com cerca de 1.300 colaboradores na Holanda, Alemanha, França, Dinamarca, Reino Unido e Portugal.

Galerias | Mais Galerias