#clima #previsão #estudos #fenômenos naturais 

La Niña foi embora, El Niño ameaça voltar

NOAA / Surfguru

O padrão de temperaturas de sub-superfície abaixo da média, típicas de La Niña praticamente desapareceu em Abril, enquanto isso alguns modelos climáticos prevêem o retorno de El Niño no segundo semestre.

La Niña se dissipou durante Abril de 2012, como Temperaturas da Superfície do Mar (TSM) abaixo da média enfraquecendo na maior parte do Oceano Pacífico equatorial e TSM acima da média persistindo no leste.

Os índices de Niño 4 e Niño 3.4 indicavam 0,5 ° C mais quente do que a média ao longo do mês, e os índices Niño 3 e Niño 1+2 mantiveram-se positivos. A anomalia do conteúdo de calor nos oceanos (temperatura média nas camadas superiores do oceano até 300 metros de profundidade) também tornou-se positivo em abril, temperaturas da superfície abaixo da média em grande parte desapareceram, enquanto temperaturas da superfície acima da média se expandiram tanto no Pacífico central como no oriental.

Consistente com o fim do La Niña, ventos alísios mais fortes e convecção reduzida sobre o Pacífico equatorial central ficaram muito enfraquecidos em abril, e a área de grande convecção que antes dominava o oeste do Pacífico e a Indonésia se tornou desorganizada. Coletivamente, esses padrões oceânicos e atmosféricos indicam a transição de La Niña para condições neutras.

As condições atuais e em evolução, combinadas com as previsões do modelo, sugerem que provavelmente o La Niña não voltará a se desenvolver ainda este ano. A maioria dos modelos prevêem que as condições neutras continuem de abril até junho, continuando de Junho até Agosto.

No entanto, pelo menos, metade dos modelos dinâmicos prevêem o desenvolvimento de condições de El Niño durante o inverno do Hemisfério Sul. Ainda assim, a incerteza da previsão é considerável para saber se as condições neutras ou de El Niño irão prevalecer, em grande parte devido à incapacidade de prever se o TSM mais quente irá resultar no acoplamento oceano-atmosfera necessária para um evento sustentado de El Niño. A previsão oficial indica condições neutras de julho a setembro, seguido de chances aproximadamente iguais de condições Neutras ou condições de El Niño para o restante do ano.

Essa discussão é um esforço consolidado da Administração Nacional de Oceano e Atmosfera (NOAA), Serviço Nacional de Meteorologia da NOAA, e suas instituições financiadas. As condições atmosféricas são atualizadas semanalmente. As previsões para a evolução do El Niño / La Niña são atualizadas mensalmente na seção Fórum Previsão do Boletim do Diagnóstico do Clima. A próxima Discussão de Diagnóstico de ENSO está agendada para 7 de junho de 2012.

Galerias | Mais Galerias