#viagens #clima 

La Niña Deverá se Desenvolver Durante os Próximos Meses

NOAA

55-60% de chance de La Niña durante a primavera e verão de 2016/2017

Foram observadas condições ENSO-neutras durante o mês passado, apresentando temperaturas da superfície do mar (TSMs) um pouco abaixo da média próximo ao equador em todo o leste do Oceano Pacífico tropical.

Enquanto as regiões Niño-1 + 2 e Niño-4 estavam perto da média, os índices Niño-3 e Niño-3.4 ficaram ligeiramente abaixo da média (-0.5°C aproximadamente) durante julho. Embora as temperaturas abaixo da média da sub-superfície continuaram, elas enfraqueceram durante o mês passado, mas mantiveram-se abaixo da média perto da superfície em partes do Pacífico equatorial central e oriental. As anomalias atmosféricas ao longo do Oceano Pacífico tropical também indicaram condições ENSO-neutras.

Tanto o índice de Oscilação Sul tradicional como o índice de Oscilação Sul equatorial estavam perto da média no mês de julho, enquanto os ventos superiores e de nível inferior também estavam perto da média na maior parte do Pacífico tropical. A convecção foi menor ao longo das porções central e ocidental do Pacífico tropical e aumentada sobre parte da Indonésia. No geral, o sistema oceano e atmosfera combinados são o reflexo de um ENSO neutro.

Muitos modelos favorecem o La Niña (média dos 3 meses do índice Niño-3.4 menor ou igual a -0,5°C) até o início da primavera no Hemisfério Sul, continuando no verão. Os modelos estatísticos prevêem um início um pouco mais tardio (ou seja, meados a final da primavera) do que os modelos dinâmicos, e também prevêem um evento um pouco mais fraco.

O consenso dos meteorologistas favorecem o início do La Niña entre Agosto e Outubro, e prevêem um evento fraco (Niño-3.4 índice de entre -0,5°C e -1,0°C) do La Niña. No geral, o La Niña tem uma ligeiramente tendência a desenvolver-se entre agosto e outubro de 2016, com uma chance de 55 a 60% de La Niña durante a primavera e verão de 2016-17.

Esta discussão é um esforço consolidado da Administração Nacional de Oceano e Atmosfera (NOAA), do Serviço Meteorológico Nacional de NOAA, e as suas instituições financiadas. As condições oceânicas e atmosféricas são atualizados semanalmente no site de web do Centro de Predição Climática (Condições Atuais de El Niño / La Niña e discussões dos especialistas). As previsões também são atualizadas mensalmente no Boletim do Diagnóstico do Fórum Previsão do Clima do CPC. As perspectivas e análises adicionais também estão disponíveis em um blog de ENSO. A próxima discussão do ENSO está agendada para 08 de setembro de 2016.

Fonte: NoAA

Galerias | Mais Galerias