#clima #previsão #estudos 

La Niña Deverá se Desenvolver Durante este Inverno

NOAA

75% de chance de ocorrer La Nina durante a primavera e o verão de 2016/17

Durante o mês passado, a temperatura da superfície do mar (TSM) anomalias diminuíram em todo o Oceano Pacífico equatorial, com as TSMs perto ou abaixo da média recentemente no Pacífico oriental.

Os últimos índices das regiões Niño também refletem este declínio, com as diminuições mais acentuadas ocorrendo nas regiões Niño-3 e Niño-1 + 2. O resfriamento da superfície foi em grande parte impulsionado pela expansão das temperaturas abaixo da média abaixo da superfície, que afloraram na superfície no Pacífico oriental.

Enquanto as anomalias oceânicas têm tendências claramente para ENSO neutro, muitas anomalias atmosféricas ainda estavam consistentes com o El Niño, como os índices negativos da Oscilação Sul equatorial e tradicional. Ventos de leste de nível superior persistiram sobre o Pacífico central e oriental, enquanto ventos de baixo nível estavam perto da média. Uma convecção acentuada continuou sobre o Pacífico tropical central e foi suprimida no norte da Indonésia. Coletivamente, estas anomalias refletem um enfraquecimento do El Niño e uma tendência para condições ENSO-neutras.

A maioria dos modelos prevêem o fim do El Niño e um breve período de ENSO neutro no início do inverno no hemisfério sul. O consenso entre os modelos em seguida, aponta para anomalias de TSM cada vez mais negativas nas regiões Niño 3 e 4 enquanto está progredindo o inverno e o começo do outono. No entanto, não é clara a incerteza sobre a velocidade e a intensidade de um potencial La Niña (3 meses de Nino-3,4 com TSM inferiores ou iguais a -0,5° C).

O consenso dos meteorologistas favorece ao início do La Niña durante o inverno, principalmente com a ponderação dos modelos dinâmicos (como o NCEP CFSv2) e tendências observadas para condições mais frias do que a média. No geral, o La Niña tem a tendência de se desenvolver durante o inverno no hemisfério sul de 2016, com cerca de 75% de chance de La Nina durante a primavera e o verão de 2016-17.

Esta discussão é um esforço consolidado da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), do Serviço Meteorológico Nacional do NOAA, e as suas instituições financiadas. As condições oceânicas e atmosféricas são atualizadas semanalmente no site do Centro de Predição do Clima (Condições Atuais de El Niño / La Niña e discussões dos especialistas). As previsões também são atualizadas mensalmente no Fórum do boletim de diagnóstico de previsão do clima do CPC.

Fonte: NOAA

Galerias | Mais Galerias