#clima #previsão 

La Niña Deve Voltar no Final do Ano

NOAA

Aumenta a chance (~ 55-60%) de La Niña durante o outono e inverno de 2017-18

Durante o último mês, as temperaturas equatoriais da superfície do mar (TSMs) tiveram médias próximas ao normal no oceano Pacífico central e oriental. As condições neutras de ENSO foram evidentes na flutuação semanal de valores de índice Niño-3.4 SST entre -0.1 ° C e -0.6 ° C.

Enquanto as anomalias de temperatura eram variáveis ​​na superfície, elas se tornaram cada vez mais negativas no oceano sub-superficial, devido à elevação da termoclina no Pacífico leste-central e leste. Embora permaneça principalmente ao norte do equador, a convecção foi suprimida sobre o Oceano Pacífico ocidental e central e ligeiramente aumentada perto da Indonésia.

Os ventos alísios de baixo nível foram mais fortes do que a média em uma pequena região do extremo oeste do Oceano Pacífico tropical, e os ventos do nível superior foram anômalos no Leste em uma pequena área do Pacífico Centro-leste. No geral, o sistema oceânico e atmosférico permanece consistente com ENSO-neutro.

A maioria dos modelos no conjunto IRI / CPC de previsões Niño-3.4 favorecem o ENSO-neutro no verão do Hemisfério Sul 2017-18. No entanto, as previsões mais recentes do Sistema de Previsão Climática do NCEP (CFSv2) e do Conjunto de modelos múltiplos norte-americanos (NMME) indicam a formação de La Niña assim que a primavera do Hemisfério Sul começar.

Os meteorologistas favorecem essas previsões em parte devido ao resfriamento recente das anomalias de temperatura superficial e sub-superficial e também pelo maior grau de habilidade de previsão nesta época do ano. Em resumo, há uma chance crescente (~ 55-60%) de La Niña durante a primavera e o verão de 2017-18.

Esta discussão é um esforço consolidado da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), do Serviço Meteorológico Nacional da NOAA e suas instituições financiadas. As condições oceânicas e atmosféricas são atualizadas semanalmente no site do Centro de Previsão Climática (El Niño / La Niña Condições atuais e discussões de especialistas). As previsões também são atualizadas mensalmente no Fórum de Previsão do Boletim de Diagnóstico Climático do CPC. Perspectivas e análises adicionais também estão disponíveis em um blog da ENSO. O próximo diagnóstico da ENSO está agendada para 12 de outubro de 2017. 

Fonte: NOAA

Galerias | Mais Galerias