#profissional 
Saquarema - Rio de Janeiro - Brasil

Krystian Kymmerson vence a seletiva petrobrás em Saquarema

Media Guide

Com um show de aéreos, o jovem surfista Krystian Kymmerson, do Espírito Santo, brilhou nas boas ondas da Praia de Itaúna, e conquistou seu primeiro título como profissional na 3a etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino

O capaixaba de apenas 17 anos precisou vencer quatro baterias no mesmo dia, a última delas a grande decisão contra o carioca Simão Romão, para garantir o troféu da etapa, valiosos 2000 pontos pontos no ranking e um prêmio de R$ 10 mil.

Ao longo de todo o dia de disputa Krystian arrancou aplausos do público com viradas emocionantes nos minutos finais, na maioria das vezes graças a aéreos impressionantes e batidas fortes. Em sua melhor performance do dia, duante as quartas de final, Krystian superou o baiano Marco Fernandez voando baixo nas ondas de 1 metro deste domingo. Na semifinal, derrotou o local de Saquarema Yan Guimaraes, de 18 anos, em mais um bom duelo entre representantes da nova geração do surfe brasileiro, que tem sido a marca registrada da Seletiva Petrobras - por ser aberta à participação de atletas de todo o país independentemente de seu ranking, a competição tem se tornado uma porta de entrada para o circuito, revelando novos talentos do esporte no país.

Na decisão, Krystian protagonizou uma bateria emocionante de poucas ondas ao lado de Simão Romão, que tem no currículo dois títulos na etapa do Arpoador do WQS. O capixaba mostrou personalidade e garantiu uma boa pontuação logo no início (4.33 e 5.50), enquanto Simão tinha dificuldades para encontrar as ondas e aumentar seu somatório – ele passou quase toda a bateria com 2.33 pontos. Numa boa direita, Krystian impressionou os juízes com uma bela batida vertical e ainda conseguiu melhorar sua pontuação com um 6.50. Ela faria toda a diferença: precisando de um 7.17 para virar a bateria, Simão encontrou uma boa esquerda nos últimos segundos e a vitória do capixaba só pôde ser comemorada depois de anunciada a nota do rival: 6.20

“É meu primeiro título como profissional e significa muito para mim essa conquista numa final contra o Simão. Ele é um surfista que eu admiro muito, acompanho ele no WQS e vi as vitórias dele no Arpoador surfando demais. Estou muito feliz, não dá nem para descrever a sensação”, disse Krystian, que se prepara para disputar a etapa do Brasil Surf Pro de Búzios na próxima semana. “Estou muito empolgado com essa vitória e acho que chego num bom momento para a disputa em Búzios. Gosto muito das ondas de lá e espero que essa vitória aqui seja a primeira de muitas”.

Apesar de ter deixado o título escapar, Simão saiu da água com motivos de sobra para comemorar o bom desempenho ao longo campeonato, especialmente no último dia. O carioca deu show neste domingo ao obter as duas maiores pontuações do campeonato, nas quartas de final, vencendo sua bateria com 15.43 pontos, e na semifinal, com impressionantes 15.70 graças a uma nota 9.00.

“Não dei sorte na final, faltou onda durante a bateria e eu não encontrei as certas para mim. Mas acho que realmente era a vez de o Krystian ganhar. Ele virou algumas baterias no fim hoje e chegou até a final assim, acredito que era para ele estar aqui e ganhar”, disse o surfista de 24 anos. “Ele tem muito talento e vai longe, se tiver apoio e estrutura tem todas as condições de crescer muito”.

Competição que mais distribui pontos no ranking da divisão de acesso do surfe brasileiro, a Seletiva Petrobras fecha a temporada em Saquarema após passar pela Praia do Rosa, em Santa Catarina, e pela Praia do Cupe, em Pernambuco. A Seletiva Petrobras é realizada e organizada pela Maxsports, tem o patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema, Lui Lui, Abrasp, Feserj e Associação de Surf de Saquarema.

Resultados deste domingo

Round de 12:

Bateria #01

1º Felipe Ximenes (SC) - 9.80

2º Marco Fernandez (BA) - 9.37

3º Michel Gratz (ES) - 7.44

Bateria #02

1º Krystian Kymmerson (ES) - 13.57

2º Yan Guimarães (RJ) - 11.43

3º Filipe Braz (RJ) - 8.20

Bateria #03

1º Gilmar Silva (SP) - 12.36

3º Renato Galvão (SP) - 7.80

2º Felipe Martins (CE) - 9.96

Bateria #04

1º Franklin Serpa (BA) - 14.84

2º Simão Romão (RJ) - 10.97

3º Odirley Coutinho (SP) - 9.70

Quartas de final:

Bateria # 01

1º Yan Guimarães (RJ) - 11.83

2º Felipe Ximenes (SC) - 8.07

Bateria # 02

1º Krystian Kymmerson (ES) - 14.43

2º Marco Fernandez (BA) - 14.00

Bateria # 03

1º Simão Romão (RJ) - 15.43

2º Gilmar Silva (SP) - 8.44

Bateria # 04

1º Franklin Serpa (BA) - 13.00

2º Felipe Martins (CE) - 8.44

Semifinal:

Bateria # 01

1º Krystian Kymmerson (ES) - 12.76

2º Yan Guimarães (RJ) - 11.07

Bateria # 02

1º Simão Romão (RJ) - 15.70

2º Franklin Serpa (BA) - 6.67

Final:

1º Krystian Kymmerson (ES) - 12.00

2º Simão Romão (RJ) - 11.03

Galerias | Mais Galerias