Kelly vence Pipe Masters, que decidiu mais dois títulos
Kelly Slater conquista o Pipe Masters, a última etapa do circuito mundial de surf, em Pipeline, no Havaí. Mick Fanning se consagra tricampeão mundial e John John Florence conquista pela segunda vez a Trípilice Coroa Havaiana.
15/Dez/2013 - Maíra Pabst/ESPN - Oahu Costa Norte - Hawaii - Estados UnidosCom a vitória em Pipeline, Kelly Slater se torna o maior campeão de uma mesma etapa em toda a história da ASP, conquistando sete vezes o Pipe Masters.
Para levantar o caneco, Kelly venceu John John Florence na grande final. O local surfou muito durante todo o evento e consagrou-se campeão da Tríplice Coroa Havaiana ao vencer Mick Fanning na semifinal. Esta foi a segunda vez que JJ Florence venceu este prêmio, que e entregue ao melhor surfistas dos três eventos que acontecem no Havaí.
Apesar de Mick Fanning ter perdido nas semis, o australiano se tornou o campeão mundial de 2013. A decisão do título aconteceu logo nas quartas de final, quando Mick venceu Yadin Nicol.
Fanning vinha perdendo para Yadin Nicol, que precisava avançar para tentar manter sua vaga na elite. Quando todos já achavam que a decisão do mundial ficaria nas mãos de Slater, Mick pegou um tubasso para Pipeline para fazer a virada. Saiu da água sem saber o resultado. Depois de alguns minutos, os juízes anunciaram o 9.70 que lhe daria o título mundial 2013.
Com a festa do campeão mundial, quase ninguém assistiu a bateria alucinante de John John Florence e Julian Wilson. O havaiano já mostrava que queria a vitória. Surfou dos tubos acima dos 8 pontos e venceu o australiano.
Na terceira disputa das quartas, o havaiano Sebastian Zietz que vinha surfando tão bem, parece ter ficado abalado na presença de Slater. Ou Kelly mesmo é que estava iluminado. Somou 9.73 e 9.07, e descartou mais de 3 ondas acima dos 7 pontos. Já Sebastian não pegou quase nada.
Miguel Pupo foi o melhor brasileiros no evento. Miggs precisava de um bom resultado para conseguir a reclassificação na elite, e conseguiu ficar na 5ª colocação para garantir sua vaga em 2014. Nas quartas de final, contra Joel Parkinson, praticamente não conseguiu surfar. O mar piorou naquele momento e Joel achou um 7.00 e um 5.83 e venceu Miguelito.
As semis foram para não deixar dúvidas de quem faria as finais. Na primeira, Mick Fanning perdeu para JJ Florence com duas ondas de 2 pontos e pouco contra duas ondas acima dos 9 do havaiano. Na segunda disputa, Kelly marcou um 10 e um 9.63 para despachar Joel Parkinson. Talvez os australianos já quisessem comemorar o título de Mick.