#ondas grandes #atletas #surf #amador #análise #previsão #ciclone 
Ipojuca - Pernambuco - Brasil

Junho, o mês épico no litoral de Pernambuco

Marcos Gigante

Fortes ondulações de sudeste encostaram no estado e fizeram render altas ondas e altas imagens que o fotógrafo Marcos Gigante registrou.

Junho de 2021 foi o mês do surf nas valas pernambucanas. Um Swell épico encostou no litoral nordestino e Pernambuco foi agraciado com altas ondas, o fotógrafo Marcos Gigante estava atento e registrou vários momentos de surfistas locais e de outras regiões que se deslocaram em busca de boas ondas e saíram satisfeitos.

Porto de galinhas esté centralizada a 60 km de Recife, capital do estado de Pernambuco, e possui bons picos para o surf, dentre os quais destaca-se o Cupe, que, nesse swell, quebrou ondas de até 7 a 8 pés.

"Eu cheguei na praia as 5h da manhã, e logo quando pisei na areia vi que o mar tinha um tamanho fora do comum me deixando animado. Quando os primeiros brothers começaram a chegar na praia, assim que desceram a rua vendo o mar quebrar uma série animal, já foram logo gritando e acenando que tinha altas ondas, foi aquela festa na areia. A galera mostrou disposição e atitude em enfrentar as bombas que o mar proporcionou. Inclusive o surf feminino esteve bem representado pelas  atletas pernambucanas que enfrentaram com grande entusiasmo as grandes ondas. assim como a galera do bodyboard e longboard."

Atualmente uma das grandes facilidades para o surf é o monitoramento das previsões, que ultimamente acerta bastante, apesar do dia anterior estar marola a previsão mostrava que as condições iriam subir e dar altas ondas no dia seguinte. Ainda assim, pegou a todos de surpresa pois não se imaginava que ia dar um mar tão grande como se mostrou, com ondas de 7 a 8 pés.

"Eu frequento essa praia há mais de dez anos e nunca tinha visto um mar tão alto, o que foi confirmado com as sondagens feitas com os surfistas locais mais antigos, que estavam igualmente surpreendidos e eufóricos com esse mar."

E essa foi a tônica do dia: mar muito grande, todo mundo comemorando e se arrepiando na areia. Muita adrenalina dentro e fora d'água, quando a série vinha a galera gritava. Cada vez mais chegavam surfistas, e o mar correspondia, a cada hora subia mais. 

Muitos surfistas tiveram as pranchas toradas, strep/ lash quebrados, a galera saindo do mar ofegante, a euforia foi grande na praia, teve relatos de gente que passou horas e conseguiu dropar 1 ou 2 ondas, pois estavam desafiadoras em tamanho e força. Mas todo mundo conseguiu entrar no mar e ter bons momentos. 

Apesar de ter uma corrente muito forte e no início da manhã ter estado grande e fechadeira, ainda assim o mar proporcionou muitos momentos irados,e então, durante o dia o mar foi se acertando a galera foi ganhando confiança e foi show de surf e imagens. Confira as fotos.

Galerias | Mais Galerias