#competições #surf #cbsurf #brasileiro 
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Juliana dos Santos e Luel Felipe são os campeões do Shell Dream Tour Rio

Esporte & Negócio

Taina Hinckel e Weslley Dantas são os campeões brasileiros por conta da pontuação do ranking. Etapa encerra o Circuito que passou por Xangri-lá, Garopaba, Florianópolis, Maceió, Salvador e finalizou no Rio.

Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2023 - Juliana dos Santos e Luel Felipe foram os vencedores do Shell Dream Tour Rio, campeonato que representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e foi realizado na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com início na última terça (5) e encerramento nesta segunda (11). Juliana dos Santos (CE) venceu na final a atleta Kemily Sampaio (SP). Já Luel Felipe (PE) derrotou na última bateria o atleta Wesley Leite (SP).

Juliana dos Santos Foto: Pablo NZ

Juliana dos Santos, de 23 anos, estava em 6º no ranking e buscava melhorar o seu resultado no circuito, já que havia ficado na terceira colocação nas etapas de Xangri-lá e Ferrugem. Ao vencer a etapa, a surfista, natural de Fortaleza, conquista também o título de vice-campeã brasileira. Já Kemily, antes da etapa, estava fora da linha de corte do ranking para seguir no Circuito em 2024, com o segundo lugar no Shell Dream Tour Rio, Kemily mudou de posição e terminou sua participação no circuito na 12ª colocação. A bateria terminou com Kemily somando 6.43 pontos, enquanto Juliana finalizou a bateria com a somatória de 11.73.

Juliana dos Santos Foto: Pablo NZ

Juliana ficou muito emocionada com seu resultado e agradeceu à Deus pela conquista. 

Estava batendo na trave ao longo de todo o ano, sempre entre as cinco primeiras buscando o título, mas com o resultado da Tainá fui atrás da segunda colocação.  Foi a minha primeira final na etapa e acho que já estava escrito, né? Deus já tinha escrito e precisava ser no momento dele e eu tive que ter paciência e confiar no processo. Quando a gente acredita, quando a gente entrega, a gente é abençoado. O Dream Tour foi muito especial pra mim e a Dream Factory e a CBSurf estão de parabéns, fizeram um ano incrível pra nós atletas e com certeza todos os atletas estão muito felizes com esse circuito”, disse a vencedora Juliana dos Santos. 

Luel Felipe  Foto: Pablo NZ

No masculino, Luel Felipe (PE) e Wesley Leite (SP) fizeram uma final emocionante e que deu ao pernambucano o título de campeão do Shell Dream Tour Rio. Com tubos e grandes manobras, eles empolgaram o público a cada batida. Luel venceu a disputa com a somatória de 12.44 pontos. Com o resultado Wesley Leite passa para 3ª posição no ranking.

Luel Felipe Foto: Pablo NZ

Quero primeiro parabenizar a Dream Factory e a CBSurf  pelo trabalho incrível que eles vêm fazendo. Sempre falo e repito, é uma honra estar dentro desse circuito e poder voltar a ganhar dinheiro vivendo do surf. Quando piso nesse palanque, ainda não acredito que isso tudo está acontecendo de novo e sou muito grato, principalmente a Deus por ter abençoado e estar cuidando da gente e pelo trabalho que está sendo desenvolvido.”, falou o campeão Luel Felipe. 

Os atletas que venceram a etapa receberam 40 mil reais cada, tanto homens quanto mulheres. Sendo que todos os atletas participantes do Circuito Brasileiro de Surf, do último ao primeiro colocado, recebem um valor em dinheiro pela classificação.

Premiação dos campeões brasileiros

Tainá Hinckel e Weslley Dantas são os Campeões Brasileiros de 2023 Foto: Pablo NZ

Tainá Hinckel (SC) e Weslley Dantas (SP) também receberam suas premiações de Campeões Brasileiros nesta segunda. Mesmo não conquistando a primeira colocação na 6ª etapa, tanto Tainá quanto Weslley adiantaram a conquista do título devido a pontuação ao longo do ano.  

Ambos ganharam o troféu da Gerdau de campeão brasileiro e um prêmio de R$ 40 mil reais. A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e o Circuito Brasileiro de Surf  se uniram para levar a consciência ambiental aos vencedores do Dream Tour, elite do surfe brasileiro. A Gerdau ofereceu um troféu exclusivo aos atletas campeões e vice-campeões do Circuito Brasileiro de Surf, o Dream Tour 2023.  

O troféu foi criado pelo artista Manfra e inspirado no formato do ‘tubo’, que é considerado um dos momentos mais icônicos do surfe. Com a intenção de promover uma mensagem de sustentabilidade e consciência ambiental ao torneio, ele também homenageia o esporte e ressalta os impactos positivos da circularidade de materiais e da cadeia de reciclagem de sucata metálica do Brasil. Foi produzido em aço Gerdau infinitamente e 100% reciclável e com uma baixa pegada de emissões de carbono.  

Campeões Brasileiros e da etapa  Foto: Pablo NZ

Estou muito feliz com esse título, foi um ano de altos e baixos, mas um constante de bons resultados e boas baterias. Poder finalizar aqui na Barra, da melhor forma, um lugar que eu gosto bastante, o Rio de Janeiro é muito especial pra mim e estou muito feliz com esse título, é algo que agrega demais na minha carreira, além de ser a primeira campeã do Dream Tour, esse Circuito incrível, literalmente o circuito dos sonhos”, disse a Campeã Brasileira Tainá Hinckel. 

Estou muito feliz e agradeço a Deus por essa conquista. A minha irmã é bicampeã brasileira, então sempre sonhei em ter esse título. Agora a gente tem. Então a família Dantas agora tem três títulos brasileiros. Agradeço por Ele ter deixado eu dar um show, não ter nenhuma lesão ou me machucado. Então agradeço por todos os amigos, torcida e família”, falou o Campeão Brasileiro Weslley Dantas.

Missão cumprida, me sinto altamente realizado. Falamos tanto de sonho, não é? Viver isso aqui é um sonho realizado, que vislumbramos muito, mas sempre na imaginação, porque nunca houve. Criamos algo que nunca existiu. Então quando você finalmente realiza e cria esse marco na história do surfe dá muito orgulho e satisfação, mas o que mais sinto é estímulo para fazer o ano que vem ainda melhor. Perfeito”, disse Teco Padaratz, Presidente da Confederação Brasileira de Surf. 

Classificação feminina Shell Dream Tour Rio

1º lugar – Juliana dos Santos (CE)

2º lugar – Kemily Sampaio (SP)

3º lugar – Nicole Santos (PE)

3º lugar – Diana Cristina (PB)

Classificação masculina Shell Dream Tour Ri

1º lugar – Luel Felipe (PE)

2º lugar – Wesley Leite (SP)

3º lugar – Ryan Kainalo (SP)

3º lugar – Vitor Ferreira (RJ)

A Divisão Principal do Circuito Brasileiro conta com empresas que dão a dimensão da relevância do evento no cenário esportivo nacional. O Dream Tour tem a Shell como a cota principal Coapresenta, a VIVO e Corona como Patrocinadoras Master e a Gerdau como Patrocinadora.   

O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.    

Para saber tudo sobre o Dream Tour 2023 siga @dreamtoursurf no instagram e acesse o site cbsurf.org.br.

Sobre a CBSurf    

Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022. A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.    

Sobre a Dream Factory

Ao longo dos seus mais de 22 anos de existência, a Dream Factory esteve entre as empresas líderes do mercado nacional de entretenimento ao vivo. Inicialmente como executores de eventos, a empresa nasceu após produzir a volta do Rock in Rio para o Brasil, em 2001. Nos momentos seguintes, a empresa foi uma das pioneiras na evolução do setor com a criação e implementação de experiências de marca integradas. Hoje, a Dream Factory é um sistema integrado de entretenimento ao vivo com eventos proprietários, serviços e gestão de comunidades.  Entre os eventos proprietários estão marcas conhecidas e queridas pelo público como a Maratona do Rio, a ArtRio, Sertões, Árvore do Rio e mais recentemente, a VidCon SP,  o Dream Tour e o MECA.   

A Dream Factory também traz em seu guarda-chuva a Dreamloc, que cuida de logística e infraestrutura, a Dream Venue, que atua como operação de "venue", com a administração de espaços como a Marina da Glória, no Rio de Janeiro; a GoDream, que organiza as vendas de ingresso, bebidas e alimentos, a Dream Strategy, que oferece consultorias estratégicas para marcas e empresas líderes do mercado e a Easylive, uma empresa que capta pontos em troca de benefícios.  

Sobre a Shell Brasil

Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.    

Sobre a Vivo

A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B, chegando a 112 milhões de acessos (3T22). A empresa está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,6 mil com 4G, e 3,2 mil municípios com a rede 4,5G. No segmento móvel, a Vivo tem 97 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (38%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T22). No âmbito dos patrocínios, a marca tem uma longa história no apoio ao esporte e é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira desde 2005. Ao longo dos anos, a empresa vem ampliando sua atuação no cenário de esportes outdoor e apoia iniciativas de beach tennis, ciclismo e automobilismo de aventura por todo o Brasil.    

Sobre a Gerdau

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).    

Sobre a Corona  

Corona nasceu no México em 1925 e é a marca de cerveja mexicana mais popular do mundo, exportada para mais de 150 países. Criada na natureza, é sinônimo de praia e de celebração dos momentos ao ar livre, convidando as pessoas a fazerem uma pausa e relaxarem. Corona é vendida no Brasil pela Ambev desde 2014 e é parceira de iniciativas sustentáveis, tendo recolhido mais de 17,5 toneladas de lixo em 77 limpezas de praia pelo país. A marca também foi pioneira ao lançar a primeira long neck premium retornável do Brasil e foi reconhecida em 2021 como a primeira marca global de bebidas neutra em resíduos plásticos, o que significa que a marca recupera e recicla mais plástico do que utiliza em sua cadeia de produção e distribuição.   

Galerias | Mais Galerias