#regional 

José Francisco é o novo campeão Nordestino Open

Comunicando surf

Paraibano José Francisco é o novo campeão nordestino Open e o cearense Michael Rodrigues registra a primeira nota 10 nas ondas de 0,5 a 1,0 metro que quebraram no segundo dia de competição do Pena Surf Nordeste.

Válida como quarta etapa do tour, o Pena Surf Nordeste distribui duas motos para os campeões Open e Junior, na paradisíaca Baía de Maracaípe, Ipojuca, Pernambuco.

Neste sábado o mar baixou e nas baterias disputadas na maré seca as condições atrapalharam um pouco o desempenho dos atletas, que tiveram que saber escolher vala certa para avançarem de fase.

Os finalistas da Iniciante foram definidos em confrontos acirrados e marcados por baixos scores. Na primeira semi o cearense Rafael Venuto, atual campeão brasileiro na categoria, e que tem evoluído bastante seu surf competição, venceu mais uma e provou estar em excelente fase. O potiguar Gabriel Bruno passou em segundo e foi direto para a final, assim como o pernambucano Thiago Silva e Wallace Jr., único representante baiano na prova, que mandaram mais cedo para casa Cauã Nunes (PE).

Na semifinal Mirim Elivelton Santos abriu o embate com um 6,83 e foi administrando o resultado até ser surpreendido pelo pequeno Ivan Silva, nova promessa da fábrica de talentos do Titanzinho, em Fortaleza, no Ceará, que conseguiu uma nota 6,0 para virar em cima do paraibano e despachar o local de Baía Formosa (RN) Jackson Rodrigues. As duas vagas restantes para a final ficaram com Thiago Silva (PE), que ditou o ritmo do começo ao fim sem dificuldades, e com o atual líder Mirim Israel Jr. atleta do Rio Grande do Norte.

Com a maré um pouco mais cheia, mesmo com séries fechando um pouco, o show de surf em Ipojuca nas disputas pelas credenciais na final Junior foi garantido. O cearense Michael Rodrigues veio aquecido e ficou com a primeira vaga levando com ele em segundo o paraibano José Francisco, vice-líder do ranking.

Elivelton Santos e Rafael Venuto que já tinham colocado seus nomes no confronto decisivo das categorias Mirim e Iniciante, respectivamente, travaram um emocionante duelo e deixaram de fora, na quinta e sétima colocações no evento, José Vinícius (PE) e Amando Tenório (AL), nesta ordem. Rafael começou com uma nota mediana e depois de algumas tentativas fez um 8,0, mas o índio voador da Paraíba que tinha um 7,0 na sua melhor deu o troco em uma esquerda onde arriscou tudo, cavou na base, chutou a rabeta com muita pressão e finalizou com um aéreo para ganhar nota 8,5 e a vitória na bateria.

Com o mar alinhado apresentando ondas de qualidade e tubulares, características de Maraca, as batalhas da semifinal Open pegaram fogo dentro d´água e encerraram o segundo dia do PSN.

O paraibano José Francisco, os anfitriões Osvaldo Cajá e Joabson Santos e o instigado Michael Rodrigues foram os protagonistas da primeira semi. Michael que já havia vencido todos os combates do dia surfou de maneira incontestável. Na primeira onda pegou um tubo que lhe rendeu nota 8,0, outro tubo seco seguido de uma rabetada na junção onde descolou a primeira nota 10 do evento deixando os adversários de Kombi, e para não deixar dúvidas da sua atuação ainda arrancou 8,75 com um aéreo varial e um 360º totalizando 18,75 pontos dos 20 possíveis para fechar o placar, definir sua vitória e o passaporte para a final.

Fininho não se intimidou e também mostrou seu farto arsenal de manobras. Ele que foi vice-campeão nas três paradas anteriores, computou 16,25 para garantir a classificação, o caneco de campeão nordestino 2012 por antecipação, e a moto 0km. Já que Emanuel de Sousa que ganhou a etapa cearense, Jhone Fran e Elivelton Santos, segundo e terceiro no ranking, respectivamente, foram eliminados na fase 2.

O local Gabriel Farias com toda sua afinidade com o pico levantou a torcida e agradou os juízes com seu surf inovador. Passou tranquilo pelo round 1 atrás de Saulo Barros, na segunda rodada arrancou as maiores notas para registrar 16,45, terceiro maior somatório de hoje, e na sua última apresentação superou seus oponentes para passar em primeiro levando mais uma vez com ele Saulo Barros, que de virada na regressiva deixou fora da prova o potiguar Deyvson Santos.

O campeão invicto de 2010 na Sênior Emanuel de Sousa continua firme na briga, e agora com a eliminação de Saulo Carvalho e Luciano Cavalcante, segundo e terceiro na tabela, tem grande chance de faturar o bicampeonato. O potiguar está na final onde enfrentará os donos da casa Júlio Pereira, Washington Martins e Manoel Assis.

Estão na semifinal Máster que abrirá os trabalhos do PSN neste domingo a partir das 8 da manhã, os paraibanos Paulo Germano e Saulo Carvalho que está invicto no Tour, os cearenses Luciano Cavalcante e Flávio Sukita, e os pernambucanos Fernando Santos e Maurício Bandeira.

O evento está sendo transmitido ao vivo através do link: http://www.pena.com.br/penasurfneamador2012etapa04/ .

O Pena Surf Nordeste conta com patrocínio oficial da marca Pena, Secretaria de Turismo de Pernambuco e Prefeitura de Ipojuca. Apoio Reggae Club, Blocos Teccel, Bar do Marcão, Pousadas Maracaípe, Maraca Beach e Coqueiro. Realização Top 16 Promoções, Federação Cearense de Surf, ANS e Federação Pernambucana de Surf. Divulgação sites Cearasurf, Waves, Vida Surf, Surfguru, Ondulação, Surfbahia, SurfPeblogspot, Conexão surf e Manobra Radical, revistas Fluir, Parafina, Surfar e Beach Show e canal Woohoo.

Semifinal Máster

Bateria 1: Saulo Carvalho (PB) x Luciano Cavalcante (CE) x Flávio Sukita (CE) x Elias Lamas (RN)

Bateria 2: Babi Dantas (RN) x Paulo Germano (PB) x Fernando Santos (PE) x Maurício Bandeira (PE)

Mirim

Ivan Silva (PE) x Israel Jr. (RN) x Tiago Silva (PE) x Elivelton Santos (PB)

Sênior

Emanoel de Sousa (RN) x Manoel de Assis (PE) x Washington Martins (PE) x Júlio Pereira (PE)

Iniciante

Rafael Venuto (CE) x Wallace Jr.(BA) x Tarcísio Wiliam (PE) x Gabriel Bruno (RN)

Junior

Michael Rodrigues (CE) x Rafael Venuto (CE) x Elivelton Santos (PB) x José Francisco (PB)

Open

Michael Rodrigues (CE) x Saulo Barros (CE) x Gabriel Farias (PE) x José Francisco (PB)

Links Relacionados:

Boas ondas recepcionam a quarta etapa do regional em Maraca