#session #surf 
São Paulo - Brasil

João Renato ensina a manter o rip longe das ondas

Marcos André Araújo - Fama assessoria

No próximo final de semana, dias 1 e 2 de julho, acontece a seletiva da Zona Oeste do Circuito Maresia SP Contest. A praia de Maresias, em São Sebastião, litoral Norte de São Paulo, volta a sediar a etapa que teve a sua primeira edição, em 2002. O evento é exclusivo aos surfistas da Grande São Paulo, e, por estarem a quilômetros do litoral, precisam manter o condicionamento físico em dia para não faltar fôlego na hora de surfar.

Morando desde quando nasceu em Vila Madalena, Zona Oeste, João Renato, 31 anos, sabe o quanto é difícil ser surfista e ficar longe das ondas. Fissurado pela água salgada, ele uniu o útil ao agradável. Formado em Educação Física há 6 anos, ele vem se dedicando ao esporte, mesmo quando está na metrópole. Fundador do Surfpower, ele prepara outros surfistas, além de cuidar do próprio corpo.

` Desenvolvo um trabalho específico de treinamento para surfistas`, informa Renato, que carrega em seu currículo o curso de pós-graduação na Unipran (Universidade da Prancha) e também de Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina. ` Os exercícios constituem em remada, apnéia e natação voltada para o surf, aliado ao treinamento de musculação e pliometria, que aumenta a forca explosiva`, continua.

Como na capital não tem praia, o preparo fica restrito às piscinas. Dando aula de natação, RPM (Bike Indoor) e personal trainer na Academia Oxigênio, também na Zona Oeste, João ainda encontra tempo para coordenar as aulas de surf do projeto Verão Nick do canal a cabo Nickelodeon. Para ele, a criação do circuito Maresia SP Contest veio ao encontro de seus objetivos.

` Já trabalhava com atletas profissionais e amadores da cidade de São Vicente, no entanto, com o circuito, reforçou a importância do treinamento específico para a galera que mora na capital`, analisa. Entre os metropolitanos, João Renato já treinou dois grandes nomes. O ex-profissional Narciso Oliveira e o atual campeão Open do estado de São Paulo e tricampeão da Grande São Paulo, João Carlos Chaves, já foram orientados pelo personal trainer.

` Foi uma ótima idéia realizar um evento exclusivo para moradores da capital paulista`, reforça o professor que nesses cinco anos de circuito observa uma mudança de comportamento entre os competidores. ` Muitos atletas estão preocupados com o seu condicionamento físico, além de melhorar a parte técnica, tentando evoluir ao máximo a sua performance dentro d'água`.

No momento, o investimento está sendo na base. ` Faço um trabalho com um garoto de 15 anos que, em breve, estará correndo a categoria Júnior`, promete. Aliado à sua profissão, João Renato também se arrisca nas competições. Presença constante nos pódios, foi ele que inaugurou a galeria de campeões na categoria Longboard ZO, em 2002, na mesma praia onde será realizado a terceira seletiva. ` Foi em Maresias que ganhei e espero colher o mesmo resultado agora`.

A etapa - Os atletas da Zona Oeste podem se inscrever nas categorias Open, Junior e Longboard. Os oito melhores da Open, mais os quatro da Junior e do Longboard formarão a equipe da região que disputarão os títulos no Confronto Final, previsto para o mês de outubro. Surfistas dos demais bairros da Grande São Paulo correm no SP Trials.

Para participar o atleta precisa comprovar que mora há mais de dois anos na Grande São Paulo. O valor da inscrição é de R$ 60 com direito a camiseta oficial do circuito e um pôster da etapa. Esses itens serão retirados no dia do evento, no palanque, mediante a apresentação do comprovante de inscrição.

Vale ressaltar que a seletiva é exclusiva para os surfistas residentes da Zona Oeste. Já para o SP Trials Open e Longboard é válido para todos os surfistas da Grande São Paulo, exceto os da ZO. Quem burlar as regras de inscrição será penalizado de acordo com o regulamento do circuito. Os surfistas de São Sebastião correm na Open Local. Mais detalhes nos sites www.maresia.com.br, www.asgsp.com.br, www.fpsurf.com.br ou www.famaassessoria.com.br

Informações com Eduardo Nascimento (Dadá) `“ Tour Manager: (11) 6941-9902 / 9527-7280 ou Patrícia (Marketing) Maresia Boardtech: (11) 3262-0075

O 5o Circuito Maresia SP Contest 2006 tem o patrocínio principal da Maresia Boardtech. Apoio: Chilli Beans; Division; Da Finz; BHS; Super Tubes, Wape Board Shop, Turco Loco, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura. Best Wave: Tent Beach Boardshop. Prancha Oficial: Glasser Future Surf Boards. Tênis Oficial: Clean Shoes. Organização: Event Tools Promoções e Eventos. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf. A seletiva ZO conta com o apoio da ASSS `“ Associação de Surf de São Sebastião, ASM `“ Associação de Surf de Maresias e da Prefeitura de São Sebastião.

Galerias | Mais Galerias