#sulamericano #prime 

Jean da Silva é o campeão do ASP South America Surf Series 2012

João Carvalho

O surfista de Joinvile é o segundo catarinense a conquistar o título de melhor surfista profissional da América do Sul nas etapas da ASP no continente

O catarinense Jean da Silva, 27 anos, é o novo campeão sul-americano profissional do circuito ASP South America Surf Series 2012. Em 2010, ele se tornou o primeiro surfista de Santa Catarina a conquistar o título brasileiro e agora é o melhor da América do Sul na temporada encerrada semana passada no Surf Eco Festival apresentado pela Radical Wave em Salvador, na Bahia. Ele não participou desta etapa, mas ninguém superou os 7.600 pontos que ele totalizou nas duas provas mais importantes do calendário da ASP South America este ano.

Os 5.200 pontos do vice-campeonato no ASP Prime Hang Loose Pro Contest vencido pelo paulista Miguel Pupo, 20 anos, em Fernando de Noronha (PE) e os 2.400 do nono lugar no Quiksilver Saquarema Prime apresentado pela Coca-Cola em Saquarema (RJ), estão entre os seus principais resultados no ranking mundial unificado da ASP. Miguel Pupo não foi bem em Saquarema e terminou em segundo no ranking da ASP South America, seguido pelo paulista Gabriel Medina, 18, campeão sul-americano do ano passado. Os três só competiram nos dois ASP Prime realizados pelo escritório regional da América do Sul na temporada 2012.

"Estou muito feliz por ser campeão sul-americano da ASP South America, porque competi contra praticamente todos os melhores surfistas da atualidade", disse Jean da Silva, que está em Portugal participando de uma etapa do ASP 6-Star nas Ilhas Açores nesta semana. "Eu fiquei sabendo do título lá em Zarautz (Espanha) e isso significa muito pra mim. Venho trabalhando muito o meu surfe esse ano e os resultados estão aparecendo, como mais este título de campeão sul-americano para o meu currículo".

Duas semanas atrás, Jean da Silva ganhou a etapa do ASP 6-Star Coastal Edge ECSC em Virginia Beach, derrotando a sensação paulista Filipe Toledo na final brasileira nos Estados Unidos. Com os 3.500 pontos desta vitória, retornou ao grupo dos dez surfistas que o ASP World Ranking classifica para o Dream Tour do ano que vem. Este passou a ser o seu segundo melhor resultado na temporada, com o vice-campeonato no Hang Loose Pro Contest continuando em primeiro entre os oito computados no ranking mundial unificado da ASP.

CAMPEÕES DA ASP SOUTH AMERICA - O joinvilense Jean da Silva é o segundo catarinense a conquistar o título sul-americano nos sete anos da história do ranking do ASP South America Surf Series, que registra os pontos das etapas do Circuito Mundial - ASP Prime e ASP Star - homologadas pelo escritório regional da ASP na América do Sul. O surfista de Balneário Camboriú, Willian Cardoso, foi o campeão na temporada 2010, mesmo ano em que Jean da Silva conseguiu o título brasileiro até então inédito para Santa Catarina.

Agora os catarinenses estão empatados com o Rio de Janeiro na Galeria dos Campeões da ASP South America inaugurada em 2006 pelo alagoano Marcondes Rocha, que já parou de competir. Os cariocas Simão Romão e Raoni Monteiro foram os melhores do continente nas temporadas de 2007 e 2008, respectivamente. Em 2009, o número 1 do ranking foi o cearense Pablo Paulino e o fenômeno do surfe brasileiro, Gabriel Medina, é o único paulista na lista com o título de 2011.

TEMPORADA 2012 - O ranking do ASP South America Surf Series computou os resultados de cinco etapas neste ano. A temporada começou no ASP 1-Star Powerade Pro World Star Tour em San Bartolo, no Peru, que foi vencido pelo peruano Miguel Tudela. Depois vieram duas etapas seguidas do ASP Prime que decidiram o título sul-americano. O Hang Loose Pro Contest foi encerrado com vitória de Miguel Pupo na final contra Jean da Silva em Fernando de Noronha (PE). E o Quiksilver Saquarema Prime apresentado pela Coca-Cola terminou com o australiano Matt Wilkinson no alto do pódio em Saquarema (RJ).

Outra vitória australiana aconteceu na etapa seguinte, com o veterano Anthony Walsh ganhando o desafio nas grandes ondas de El Gringo no ASP 3-Star Maui & Sons Arica World Star em Arica, no Chile. E na semana passada, o capixaba Krystian Kymerson festejou a sua primeira vitória em etapas do Circuito Mundial no ASP 1-Star Surf Eco Festival apresentado pela Radical Wave nas ondas do SESC Piatã na Praia de Jaguaribe, que fechou a temporada 2012 da ASP South America em Salvador, na Bahia.

CAMPEÕES SUL-AMERICANOS DA ASP SOUTH AMERICA:

2012 - Jean da Silva (BRA-SC)

2011 - Gabriel Medina (BRA-SP)

2010 - Willian Cardoso (BRA-SC)

2009 - Pablo Paulino (BRA-CE)

2008 - Raoni Monteiro (BRA-RJ)

2007 - Simão Romão (BRA-RJ)

2006 - Marcondes Rocha (BRA-AL)

RANKING 2012 DO ASP SOUTH AMERICA SURF SERIES:

Campeão sul-americano: Jean da Silva (BRA-SC) - 7.600 pontos

Vice-campeão: Miguel Pupo (BRA-SP) - 6.900

3.o lugar: Gabriel Medina (BRA-SP) - 6.640

4.o: Wiggolly Dantas (BRA-SP) - 5.853

5.o: Willian Cardoso (BRA-SC) - 4.800

6.o: Ricardo dos Santos (BRA-SC) - 4.605

7.o: Alex Ribeiro (BRA-SP) - 3.700

8.o: Filipe Toledo (BRA-SP) - 3.100

9.o: Yuri Sodré (BRA-RJ) - 3.050

10.o: Raoni Monteiro (BRA-RJ) - 2.800

CALENDÁRIO DO ASP SOUTH AMERICA SURF SERIES 2012:

Jan 20-21: Miguel Tudela (PER) venceu o ASP 1-Star Powerade Pro World Star Tour em San Bartolo (PER)

Fev 07-12: Miguel Pupo (BRA) venceu o ASP Prime Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha (PE)

Mai 22-27: Matt Wilkinson (AUS) venceu o Quiksilver Saquarema Prime apresentado pela Coca-Cola em Saquarema (RJ)

Jun 12-17: Anthony Walsh (AUS) venceu o ASP 3-Star Maui & Sons Arica World Star em Arica (CHL)

Ago 27-29: Kyrstian Kymerson (BRA) venceu o ASP 1-Star Surf Eco Festival apresentado pela Radical Wave em Salvador (BA)