Jacob Trette melhorando após quase se afogar em Mavericks
Um surfista que quase se afogou depois de ser arrastado para o fundo e através das rochas em Mavericks deverá se recuperar, disseram os funcionários do hospital nesta terça-feira
26/Jan/2011 - Associated Press - Califórnia - Estados UnidosUm porta-voz do Hospital de Stanford disseram que Jacob Trette está em bom estado três dias depois que ele quase se afogou ao tentar surfar em Mavericks, um famoso pico a cerca de 20 quilômetros ao sul de San Francisco que já custou muitas vidas ao longo dos anos.
Trette foi resgatado neste sábado por um bombeiro australiano, Russell Ord, que estava em um jet ski tirando fotografias dos surfistas quando um grande "série grotesca" pegou os surfistas no inside do pico de surpresa. O sábado tinha ondas de tamanho mediano para os padrões Mavericks, talvez de 15 a 18 pés de surf, Ord disse. As ondas podem chegar a 30 pés ou mais em determinadas épocas do ano.
De repente uma série de ondas grotescas que Ord estimou em cerca de 25 pés de altura apareceu no horizonte. "Você podia ver que a primeira onda que veio, todos os surfistas começaram a remar em direção a ela," Ord disse à Associated Press. Um grupo de cerca de cinco surfistas não conseguiram passar sobre a onda antes que ele quebrasse. "Eu vi todas as pranchas quebradas e as pessoas acenando por ajuda", disse ele.
Se essa onda fosse a única, os surfistas teriam sido capazes de serem rapidamente resgatados por Ord - mas 20 segundos depois, outra grande onda bateu nos surfistas que haviam sido atingidos pela primeira. Além de tirar fotos no momento, Ord estava servindo como um salvador que poderia ir resgatar os surfistas que vacaram ou perderam as suas pranchas. Após o espumeiro se acalmar um pouco, Ord foi de jetski a uma área rochosa próxima de onde as ondas quebram, e viu o corpo que estava flutuando de Trette depois das rochas.
"Ele parecia ter morrido", disse Ord, que é acostumado a situações de emergência como um bombeiro em Margaret River, na Austrália.