#eventos #competições #surf #tow-in #associações #local #ondas extremas #big surf 
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

Itacoatiara Big Wave 2023 tem primeira chamada neste sábado

Mauro Touguinho

Com a chegada de ondas de cerca de 4 metros, organização deu o Sinal Verde para a competição que será a primeira de tow-in realizada na Região Oceânica de Niterói

Não é só o ciclone que chega neste fim de semana à Região Sudeste. Esse fenômeno climático trará uma potente ondulação para as praias do Estado do Rio de Janeiro, com a previsão de ondas com cerca de 4 metros, dando início, na Praia de Itacoatiara, em Niterói, ao Itacoatiara Big Wave 2023 (IBW). A janela de competição começa nesta sexta (14) e permanece aberta até 31 de agosto. As primeiras baterias da competição começam às 7h deste sábado (15).

“Itacoatiara possui as condições mais desafiadoras do país para a prática de tow-in, em razão da potência e do tamanho de suas ondas, além de uma condição muito difícil de navegação na arrebentação”, explica Alexey Wanick, diretor executivo do IBW.

Para a edição de 2023 do IBW é esperada a participação de surfistas de elite como Lucas Chumbo, Pedro Calado, Ian Cosenza, Michelle de Bouillions, Michaela Fregonese, Alemão de Maresias, Valentim Neves, Kalani Latanzi e Gabriel Sampaio. Além desses, enfrentarão os desafios do mar de Itacoatiara, atletas do Chile e Peru.

“O Itacoatiara Big Wave é um evento cuja proporção cresce a cada ano, dando cada vez mais visibilidade a Niterói como cidade polo de competições esportivas. Não existe no Brasil um mar mais desafiador que o da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica do município, para a prática do surfe de ondas gigantes. Seu formato em concha, faz com que as ondas ganhem uma força e potência que não se encontra em qualquer outra praia brasileira”, afirma o secretário de Esportes e Lazer de Niterói, Rubens Goulart.

Nos últimos anos, o IBW se consolidou como a principal competição de surfe de ondas grandes do Brasil e, em 2023, com a modalidade tow-in, o projeto dá o primeiro passo em direção à sua internacionalização.

“Nosso intuito é ampliar o intercâmbio do IBW com as competições de surfe de ondas grandes e tow-in em locais de referência como Pico Alto (Peru), Punta de Lobos (Chile) e Nazaré (Portugal). Dessa forma, daremos visibilidade a Itacoatiara, além de desenvolver o esporte no país”, complementa Alexey Wanick.

Durante a janela de competição, serão feitas até duas chamadas (calls) para as sessões de tow-in na Praia de Itacoatiara. A primeira confirmada para este sábado (15). As sessões acontecem quando as previsões indicam potentes ondulações e ventos favoráveis. A organização do evento acompanha as previsões e, quando são identificados swells com potencial de realização, um sinal amarelo é emitido entre 5 a 7 dias do dia da chamada. A ondulação se confirmando, é emitido o sinal verde, como aconteceu nesta sexta-feira (14), confirmando para amanhã a primeira sessão do IBW 2023.

Durante as sessões, os atletas terão suas ondas registradas por cinegrafistas. Após o encerramento da janela, as ondas serão julgadas por uma comissão de arbitragem profissional com base nos critérios internacionais adotados para o surfe de ondas grandes. A competição distribuirá R$ 85 mil em prêmio a ser dividido entre surfistas, pilotos e cinegrafistas que registrarem as ondas vencedoras. 

O presidente da Niterói Empresa de Turismo e Lazer - Neltur, André Bento, lembra que a Praia de Itacoatiara é considerada uma das 10 melhores praias do país, segundo o ranking do site de viagens Trip Advisor.

"O Itacoatiara Big Wave se consolidou no calendário anual de eventos da cidade. Essas características possibilitaram a construção de uma parceria com a cidade de Nazaré, em Portugal, a praia com as maiores ondas do mundo. Nessa edição, vamos iniciar as ações de promoção turística de ambas as cidades, proporcionando o intercâmbio de atletas e produzindo conteúdo audiovisual para que o mundo nos conheça. Queremos mostrar o paraíso que é a Praia de Itacoatiara e todo o seu potencial esportivo e turístico", destacou.

O IBW 2023 é organizado pela Prefeitura de Niterói por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com apoio da NOB, Jappa da Quitanda, Brodão Brasil e da Secretaria Municipal do Clima. O campeonato vai ter transmissão ao vivo no Instagram do Itacoatiara Big Wave.

Galerias | Mais Galerias