#competições #eventos #local #associações #surf #big surf #ondas extremas 
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

ITACOATIARA BIG WAVE 2023

Mauro Touguinho

O Itacoatiara Big Wave 2023 (IBW) inicia sua janela de competição em 14/7/2023 com duração até 31/8/2023.

Esse ano a praia de Itacoatiara receberá pela primeira vez uma competição integralmente dedicada ao tow in (modalidade de surf em que o atleta é colocado na onda com auxílio de um jet ski).

Itacoatiara possui as condições mais desafiadoras do país para prática dessa modalidade em razão da potência e tamanho de suas ondas aliada a uma condição muito difícil de navegação na arrebentação.

É esperada a participação de atletas da elite da modalidade no Brasil como Lucas Chumbo, Lucas Fink, Pedro Calado, Ian Cosenza, Michelle de Bouillions, Michaela Fregonese, Alemão de Maresias, Valentim Neves, Kalani Latanzi e Gabriel Sampaio. Além desses, a cidade receberá também atletas do Chile, Peru e Portugal.

Nos últimos anos o IBW se consolidou como a principal competição de surf de ondas grandes do Brasil e em 2023 com a modalidade tow in o projeto dá o primeiro passo em direção a internacionalização no âmbito da recente parceria celebrada com Nazaré.

“Nossa intuito é ampliar o intercâmbio do IBW com as competições de surf de ondas grandes e tow in em locais de referência como Pico Alto (Peru), Punta de Lobos (Chile) e Nazaré (Portugal). Dessa forma, daremos visibilidade a Itacoatiara além de desenvolver o esporte. – Alexey Wanick (Diretor Executivo do IBW).

Durante a janela de competição serão feitas até duas chamadas (calls) para as sessões de tow in na Praia de Itacoatiara. As sessões serão realizadas quando as previsões indicarem potentes ondulações e ventos favoráveis. A organização do evento acompanhará as previsões e quando forem identificados swells com potencial de realização um sinal amarelo será emitido entre 5 a 7 dias do dia da chamada. A ondulação se confirmando entre 3 a 5 dias será emitido o sinal verde confirmando a data em que a sessão será realizada.

Durante as sessões os atletas terão suas ondas registradas por cinegrafistas. Após o encerramento da janela as ondas serão julgadas por uma Comissão de Arbitragem profissional com base nos critérios internacionais adotados para o surf de ondas grandes. A competição distribuirá R$ 85 mil em prêmio a ser dividido entre surfistas, pilotos e cinegrafistas que registrarem as ondas vencedoras. 

Itacoatiara tem mares com excelente potencial para um surf de alta performance no tow in. São mares que com o auxílio de jet ski os atletas terão a chance de conseguir tubos enormes e manobras radicais.  - Alexey.

O IBW 2023 é apresentado pela Prefeitura de Niterói e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Conta com apoio do Jappa da Quitanda e da Secretaria Municipal do Clima.

Galerias | Mais Galerias