#eventos #competições #surf #big surf #ondas extremas #ondas grandes #notícias #alerta 
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

Itacoatiara Big Wave 2021 teve semana movimentada

AN Press Assessoria de Imprensa - Alessandra Nóbregae

As ondas perfeitas continuam favorecendo os surfistas, que deste a última terça-feira estão participando do Big Wave 2021 na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói.

O Swel que entrou desde o início da abertura da janela  do campeonato, vem proporcionando ondas de até quatro metros, para deleite dos atletas.A competição está reunindo grandes nomes e campeões mundiais de ondas grandes, nacionais e internacionais dentre eles, feras brasileiras como Pedro Calado e Gabriel Sampaio que voltaram ao mar para tentar mais ondas, e aumentar o somatório de pontos. O Campeão mundial  Lucas Chumbo além de Pedro Goulart e Gilmar Catelani, já haviam participado do primeiro dia de competição.

O campeonato, que está sendo apresentado pela Enel Distribuição Rio  pela  Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Niterói (Smel) e  conta com apoio da Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E.Vianna Personal.

O campeonato está sendo realizado no formato digital pela primeira vez no Brasil. Seguindo os protocolos sanitários de combate à pandemia, somente os surfistas, cinegrafistas e equipes de apoio que fizeram teste de Covid-19 podem participar da competição.

Os atletas  entraram no  mar obedecendo horário autorizado pelo Município: entre 6h e 10h. Não há público presencial, mas os fãs do esporte podem acompanhar o Itacoatiara Big Wave 2021 pelo Instagram no perfil @itacoatiarabigwave e também no portal Waves (www.waves.com.br).

Lucas Chumbo, Pedro Goulart e Gilmar Catelani já haviam participado do primeiro dia de competição .

Com a janela de competição aberta até o dia 30 de setembro, os atletas continuam caindo na água para melhorar a pontuação, mesmo que as ondas já tenham baixado. O campeonato ocorre durante o inverno, estação em que, tradicionalmente, Itacoatiara recebe grandes ondulações. Itacoatiara tem se consolidado nos últimos anos como praia de referência no surf de ondas grandes no Brasil e atrai atletas da elite da modalidade.

Após o encerramento da janela, o material será julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes. O resultado será anunciado até outubro. Ao todo, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas.

 

 Fotos :Créditos Tony D'andrea

 

Galerias | Mais Galerias