Irmãos Salazar disputam vitória no Brasileiro de Sup Wave na Bahia
Desde novo, Leco Salazar soube que competir em família era um reforço para os seus Desempenhos. Primeiro, teve a importante companhia do pai, o ícone Picuruta.
08/Ago/2014 - Fábio Maradei - Bahia - BrasilO campeão mundial profissional de stand up paddle (Sup) Wave em 2012 viaja atrás de títulos junto com o irmão caçula, Matheus, que segue seus passos e é o atual campeão brasileiro da categoria.
Os dois santistas competem nestes sábado e domingo na 2ª etapa do Circuito Brasileiro da modalidade, no Sauipe, litoral da Bahia, com a disputa também valendo como seletiva para o ISA Games 2015. Empatados no ranking, em quinto lugar, após a abertura do tour, em Alagoas, o objetivo é a vitória, pensando no bicampeonato. Leco foi o primeiro campeão da modalidade, ainda em 2009 (depois vice nos dois anos seguintes e terceiro em 2012), enquanto Matheus defende o troféu.
“Estamos super empolgados. Depois de algum tempo sem competições, estamos animados para voltar com força total, ainda mais que este evento está valendo vaga para o ISA Games”, afirma Leco, destacando o companheirismo com o irmão. “É uma vantagem ter um familiar por perto sempre. Estou aqui para ajuda-lo, assim como ele está aqui para me apoiar”, comenta.
O campeão mundial de 2012, vice em 2011 e terceiro no ano passado ressalta a importância nessa relação. “Tento passar toda a minha experiência no surf, toques, dicas e conselhos, assim como o meu pai já fez. Isso é fundamental”, diz.
“O mais bacana disso é saber que ele pode ganhar de novo o título, assim como eu. Então, isso gera uma expectativa muito grande. Não há rivalidade, só parceria”, acrescenta o surfista, que está com 26 anos e é patrocinado por HD, Surftrip, Newadvance, Mormaii, Okumura, Elite Surfing, Fupes e Neco Carbone.
Matheus reforça que o objetivo dos dois é chegar à vitória e, claro, ao bicampeonato. “Vamos competir sério, já servindo como um treinamento para o Circuito Mundial. O Brasileiro ainda tem muita coisa para rolar, inclusive a etapa de Ibiraquera, onde já fomos campeões. Muita coisa ainda irá mudar”, afirma o irmão mais novo, de 20 anos, que tem patrocínios de Da Hui, Ripwave, RCH Sports e Fupes.
CALIFÓRNIA – Na sequência do Brasileiro na Bahia, o foco será o Stand Up World Tour, o Circuito Mundial da modalidade, organizado pela Waterman League, que terá a quarta etapa, entre 17 e 21 de setembro, em Huntington Beach, na Califórnia/EUA. Leco é o oitavo colocado e Matheus está em 18º lugar, logo atrás do havaiano Connor Baxter, após as disputas no Havaí, Brasil e Emirados Árabes. “Embarcamos antes, para participar também do Circuito Americano, servindo como treino”, revela Leco.