#amador #competições #iniciantes 

Irmãos caçulas são destaques na abertura do Grom Search

Fábio Maradei

A 13ª edição consecutiva do Rip Curl Grom Search tem início no sábado e domingo (10 e 11), na Praia de Itaúna, em Saquarema, com a participação de nomes de ponta da nova geração do surf brasileiro

Entre os vários destaques já garantidos na disputa, alguns chegam conhecendo bem o evento, devido aos irmãos mais velhos que já se destacaram e bem na competição.

É o caso dos paulistas Vitor Mendes, irmão de Jessé Mendes, Léo Guimarães, caçula de Sidney Guimarães, Wesley Dantas, irmão de Wiggolly Dantas, todos na mirim, e Samuel Pupo, irmão do top do WT, Miguel Pupo e filho do experiente Wagner Pupo, na iniciante. “E o mais importante é que todos se destacam mesmo pelo surf. Têm a vantagem dos irmãos para aprender mais sobre o surf, mas são bons nas ondas e o evento promete ter alto nível técnico”, afirma, animado, Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil.

Além deles, outro com ‘DNA’ no surf será o carioca Davio Figueiredo, filho de Dadá Figueiredo, um ícone do surf brasileiro na década de 80. Outros nomes também estarão na disputa como os catarinense Luan Wood e Lucas Silveira, na mirim, e o paulista Herbert Moreno, na iniciante. Além da mirim (nascidos de 1996 em diante) e da iniciante (98 para frente), a competição conta com as categorias grommet (2000 em diante) e feminina (mesma faixa etária da mirim).

ATRAÇÕES – Além do show de surf nas ondas, o Rip Curl Grom Search conta com atrações fora do mar. A gestão ambiental do evento será realizada pela ONG Jardins de Itaúna, que faz o controle da montagem e desmontagem do palanque, cataloga todo material usado no processo e se certifica de que não restem vestígios de plástico, lonas, ou outro material usado na competição. Além disso, a entidade organiza gincanas com foco ambiental, distribui mudas nativas e sacolas biodegradáveis.

Para a criança presente na praia, a Rip Curl terá camisas personalizadas com as cores do evento desse ano. “Atletas e público poderão levar para a casa camisetas feitas na hora, com diversas cores, como prêmios das gincanas”, destaca Fernando Gonzalez.

Quem não puder comparecer, tem a opção de acompanhar todas as disputas, ao vivo, pela internet, no hotsite http://www.br.ripcurl.com/?gromsearch12 , com imagens, som da locução, notas dos juízes e ainda a possibilidade de interagir com os atletas, por mensagens de texto. “Também teremos a promoção na página Rip Curl no Facebook (www.facebook/ripcurl). Durante a transmissão ao vivo no sábado e no domingo serão sorteados diversos kits com camiseta, boné, adesivo e pôster do Rip Curl Grom Search aos fãs da marca no Facebook e para quem estiver acompanhando o evento ao vivo”, anuncia Fernando Gonzalez.

“Outra ação muito bacana que conseguimos viabilizar para reduzir o impacto ambiental do circuito é a parceria com a Cooperativa do Guarujá "Recanto Renascer", que aproveita as lonas dos palanques dos eventos anteriores para criar produtos reutilizáveis como capas de prancha, sacolas para uso em supermercados, além de bolsas de praia, gerando renda e atividade profissional para pessoas que lutam contra a dependência química”, acrescenta Fernando Gonzalez.

POUSADAS - A Feserj indicou pousadas aos atletas que participação da competição: Espuma da Praia, que fica em frente ao pico (22) 2651.2848; a Laje de Itaúna, também próxima ao evento (22) 2651.2389 e 2651.8603; a Pousada do Suiço (22) 2651.7842; e a Solar de Itaúna (22) 2651.7996.

PREMIAÇÃO - O Rip Curl Grom Search 2012terá duas etapas, com a final nos dias 24 e 25 deste mês em Guarujá. Os campeões da mirim e da feminina representarão o Brasil na grande final internacional, na Austrália. Os dois atletas ganharão passagens aéreas ida e volta, além de intercâmbio cultural, oferecido pela Study Way, em casa de família na Austrália.

Outro benefício é a bolsa de estudos completa (inglês, espanhol, francês, japonês, italiano, alemão ou chinês), parceria com a Wizard, maior escola de idiomas do Mundo, aos vencedores de cada categoria nas duas etapas do Circuito. Além das disputas individuais, o Rip Curl Grom Search tem como atração o ‘Tag Team 900 Graus’, entre surfistas de diferentes estados, estimulando a parceria e a camaradagem entre os participantes.

O circuito Rip Curl Grom Search 2012 é realizado pela Rip Curl, com os patrocínios das lojas 900 Graus e Overboard, apoios da Wizard, Study Way, Jandaia, Skygraf e das prefeituras de Saquarema e de Guarujá. Supervisão da Federação Paulista de Surf (FPS) e da Federação de Surf do Rio de Janeiro (Feserj), com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBS). Cobertura da Revista Fluir e do portal Waves. Apoio local das Associações de Surf de Saquarema (ASS) e de Guarujá (ASG).