#poluição 
Ubatuba - São Paulo - Brasil

Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba emitem a 27ª edição do Boletim do Lixo no Litoral Norte

Carine Corrêa

O boletim é emitido mensalmente e tem como objetivo informar as situações das praias com relação à presença de lixo.

O Boletim do Lixo foi desenvolvido pelo Instituto Argonauta, em parceria com o Aquário de Ubatuba, com o objetivo de informar mensalmente a situação das praias do litoral Norte de São Paulo com relação à presença de lixo.

Assim, foram determinadas quatro categorias (metodologia proposta por Earll et al., 2000(1), adaptada para nossa região) as quais: Ausente: não há evidência de lixo; Traço: predominantemente ausente, com a presença de alguns itens espalhados; Inaceitável: amplamente distribuído com algumas acumulações; Caótico: pesadamente contaminado com várias acumulações.

Em janeiro de 2021 foram monitoradas 130 praias do litoral Norte de São Paulo, sendo 56 em Ubatuba, 15 em Caraguatatuba, 31 em São Sebastião e 28 na Ilhabela.

Ao longo do período, em 85 praias do litoral norte (65,4 %) continham alguma evidência de lixo e foram classificadas na categoria “Traço”, seguido do “Ausente” (26,2 %) e 8,5 % que se classificaram como inaceitáveis. De acordo com a média mensal, nenhuma praia foi classificada como “Caótico”.

Ao longo do mês, em Ubatuba, foram realizados 1673 registros, 73,2% classificados como “Traço”, seguido do “Ausente” (16,8%), Inaceitável” (10%). Em Caraguatatuba, de 465 registros, 62,2% foram classificados como “Traço”, seguido do “Inaceitável” (36,3%), e “Ausente” (1,5%). Em São Sebastião, de 961 registros, 64% foram classificados como “Ausente”, seguido de “Traço” (32,9%) e 3,1% inaceitáveis. Em Ilhabela, de 868 registros, 65,6% indicaram a categoria “Traço”, seguido de “Ausente” (33,2%) e “Inaceitável” 1,3%. Situações classificadas como “Caótico” não foram registradas neste mês.

Devido às medidas preventivas decretadas para pandemia (COVID-19) e, reforçando a segurança com a equipe, a partir do dia 25/03/2020 a coleta dos resíduos sólidos ficou suspensa, no entanto a avaliação do grau de contaminação da praia (ausente, traços, inaceitável e caótico) continua como de costume.

Boletim do Lixo Instituto Argonauta

O boletim do lixo pode ser acessado na íntegra pelo site da instituição: https://institutoargonauta.org/publicacoes/

O Aquário de Ubatuba, o Instituto Argonauta e o Projeto Tamar foram as primeiras instituições a trabalhar na problemática do lixo marinho no Brasil e na região do Litoral Norte.

 

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

 

 

Seja um Argonauta!

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 – 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

A base do Instituto está situada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11680-000.

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.orgwww.facebook.com/InstitutoArgonauta/ e Instagram: @institutoargonauta

 

 

Sobre o Aquário de Ubatuba

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 24 anos, completados em fevereiro do ano passado. Pioneiro em ter elasmobrânquios sob cuidados humanos, um tanque de águas vivas e um tanque de contato no Brasil. A instituição, ainda, possui certificado de bem-estar animal emitido pela Associação dos Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) em parceria com a Wild Welfare Worldwide e é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escolas públicas da cidade mediante capacitação de professores. O Aquário de Ubatuba está funcionando com capacidade reduzida e mediante um rigoroso protocolo de higiene.

 

O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP e telefone para contato (12) 3834-1382.

Conheça mais sobre o Aquário em: aquariodeubatuba.com.brhttps://www.facebook.com/aquaubatuba e Instagram: @aquariodeubatubaoficial

Galerias | Mais Galerias