Inicia movimento pelo Dia Mundial de Limpeza de Praias
O município participa por primeira vez de forma oficial do Dia Mundial de Limpeza de Rio e Praias através de dois mutirões ecológicos que acontecem na Praia do Cerro, no bairro Itajuba, e na Praia do Costão no bairro Tabuleiro.
16/Set/2010 - Gringo Mario - Barra Velha - Santa Catarina - BrasilO relatório municipal feito sobre os tipos de lixo e quantidade coletada será parte de um informe mundial entregue à comissão de meio ambiente das Nações Unidas. Para participar do mutirão, somente basta estar no local no horário marcado e seguir as instruções dos coordenadores.
O grupo de surfistas de Itajuba, em parceria com a Surf Escola Praia do Sol e o Movimento Surf Verde, vão promover na praia do Cerro, no sábado 18 de setembro das 10 às 13 horas, a primeira jornada do mutirão. O evento aguarda a participação da comunidade, alunos de escolas municipais e estaduais, alunos do Projeto Segundo Tempo, alunos do Grupo de Bombeiros Mirins além dos surfistas da região. O levantamento de dados e estrutura do mutirão será organizado pelo Instituto Comar de Joinville, que vai providenciar elementos necessários para o trabalho.
“Vamos a limpar a praia como forma de conscientizam à comunidade. Tudo o que é jogado na rua acaba indo para o rio e como conseqüência atinge os oceanos. Resíduos poluentes são a principal causa de morte da fauna animal marinha. Queremos que as gerações futuras levem em consideração a responsabilidade de cada um de nós para garantir um lugar melhor, com mais vida”, comentou o surfista Martin Carlos Sanchez e professor da Surf Escola Praia do Sol.
A segunda fase do mutirão acontecerá no dia sábado 25 de setembro na Praia do Costão, com concentração marcada no deck de madeira, às 09 horas. Este evento será coordenado pelo Movimento Surf Verde (MSV) e a Fundação de Meio Ambiente Municipal (Fundema) através ONG americana Oceans Conservancy, que promove a campanha International Coastal Cleanup (Limpeza Internacional Costeira). O dia foi marcado em função dos 25 anos de criação de movimento em nível mundial que é realizada em praias, rios e oceanos do mundo todo.
“A idéia é promover uma conscientização mundial. Diante de problemas globalizados devemos reagir com reações globais porque o lixo que é jogado contamina um lugar que é de todos; o planeta. É a primeira vez que os surfistas nos integramos em grupo com a comunidade para promover em dois locais diferentes uma campanha, contamos com a colaboração de todos”, comentou o presidente do MSV, Ezekiel Gringo.
A campanha do Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Oceanos conta em Barra Velha com o apoio da Recicle, a Secretaria Municipal de Saúde através da sua Farmácia Comunitária, a loja Estrela da Barra e demais colaboradores.
Para contatos com a coordenação do MSV: (47) 9971-9017 (Ezekiel). Para contato com a Fundema: fundema@barravelha.sc.gov.br . Para contato com a Surf Escola Praia do Sol: (47) 9949-8037 (Marcelo).
Seis Níveis do Impacto Humano
A viajem de uma sacola de compras desde o supermercado até o mar
- Consumidor sai de um supérmercado com sacoles em Memphis, no Tenesse
- Uma sacola sai voando da mesa de piquenique no Parque Overton
- A sacola entra num bueiro
- Viaja até o rio Mississippi
- Corre rio abaixo até o Golfo de México
- Uma tartaruga-marinha se confunde e come a sacola, pensando que é uma água-viva; a tartaruga morre.