#inovação 
Fortaleza - Ceará - Brasil

Inaugurado a Cooperativa de Produção para Serviços de Surf em Fortaleza

Everardo Santana

Foi inaugurado nesta quarta-feira 5 de junho, o Parque Fabril de Pranchas de Surfe, unidade de produção da Cooperativa de Produção para Serviços de Surf (Coopersurf) na região do Grande Pirambu, em Fortaleza

O nascimento e a formalização dessa cooperativa e a construção da unidade são ações do projeto Onda Empreendedora, uma parceria entre Instituto Camargo Corrêa, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Prefeitura Municipal de Fortaleza, Construtora Camargo Corrêa, Marquise, Sebrae-CE e o Sistema OCB/Sescoop.

Sobre a Coopersurf

Estiveram presentes na inauguração o atual prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e seu vice, o surfista e secretário de esporte do Ceará o Sr. Gony Arruda, o Dr. Vitor Hallack, presidente do Grupo Camargo Corrêa, Dr. Dalton Avancine, presidente da Construtora, Dr. Kalil Farran, gerente de sustentabilidade da Construtora e Dr. Francisco Azevedo, diretor do Instituto Camargo Corrêa - ICC. Também se farão presentes a inauguração da Coopersurf as acionistas Dra. Rosana Camargo de Arruda Botelho e Renata Camargo nascimento, além do Vice Presidente do BNDS.

O nascimento da cooperativa e a construção da fábrica fazem parte do projeto Onda Empreeendedora, parceria entre Instituto Camargo Corrêa, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Prefeitura de Fortaleza, Construtora Camargo Corrêa, Marquise, Sebrae-CE e o Sistema OCB/Sescoop.

A região foi escolhida após uma análise da vulnerabilidade social do local e escolheu um grupo de surfistas que atuam no bairro Barra do Ceará para desenvolver um projeto de geração de renda comunitária.

O Onda Empreendedora reuniu 21 pequenos fabricantes de pranchas de surfe em uma cooperativa. Adeptos do esporte, os moradores receberam capacitação para o desenvolvimento de atividades relacionadas à cadeia produtiva do surfe. Os parceiros do projeto investiram também na construção de uma unidade de produção, compra de maquinários e equipamentos e formação de capital de giro. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 850 mil.

A unidade de produção, chamada Parque Fabril e Pranchas de Surfe, foi construída em um terreno doado pela Prefeitura de Fortaleza e possui 522 m². Além do projeto de geração de renda da Cooperativa, o projeto Onda Empreendedora beneficiará a comunidade com uma escola de surfe e contratações de mão de obra local para atuar na fábrica.

O projeto Onda Empreendedora é resultado do acordo entre BNDES e ICC assinado com o objetivo de promover o empreendedorismo e a geração de trabalho digno por meio do desenvolvimento de habilidades e competências de grupos produtivos de todo o Brasil, investindo nas potencialidades locais e nas oportunidades de economia solidária.

Galerias | Mais Galerias