#competições #profissional #amador #atletas #eventos 
Ilhéus - Bahia - Brasil

Ilhéus abre o Circuito Baiano de Surf 2022

Pedro Monteiro

Com premiação de 10 mil reais, para os profissionais, Ilhéus recebe os maiores nomes do surf baiano profissional e amador.

Os melhores surfistas, da Bahia, vão competir o ILHÉUS SURF PRO 2022. Etapa de abertura do Circuito Baiano de Surf Profissional e Amador do ano. Que vai acontecer na Praia da Renascer, nas ondas da famosa Pedra da Cachorra, nos dias 17, 18, 19 e 20 de março.

Com muita vontade e dedicação, a ASURFI (Associação de Surf de Ilhéus) abre o circuito baiano em 2022. Os principais surfistas da Bahia terão o espaço aéreo, de Ilhéus, liberado para seus voos. Haverá cerca de 140 atletas, divididos em 9 categorias. Desde crianças, da faixa etária de 06 anos, em início das suas trajetórias, até os veteranos, passando pelos profissionais.

A Bahia é, sem dúvida, um celeiro de grandes nomes do surf nacional. O ilheense Diogo Santos, 20 anos - vice-campeão brasileiro, na categoria Junior em 2019 - e surfista da praia do Backdoor, estreou na categoria profissional em 2021. E, com vitória na estreia, terminou o circuito baiano na segunda colocação.

A Associação de Surf de Ilhéus - ASURFI - com muito suor, segue trabalhando, com empenho, para a realização de eventos que tragam referência para os mais jovens. E por isso, colocou todos juntos num só evento. "Ano passado, trouxemos, depois de muitos anos, o circuito baiano de volta para Ilhéus. E deu super certo. A mistura de categorias é a principal ferramenta para criar uma base de referência, sólida, e para a renovação de grandes talentos no esporte da cidade." disse André Dórea, diretor da Associação.

Nas categorias amadoras, serão mais de 100 atletas iniciando seus passos nas competições. Surfistinhas, de apenas 06 anos de idade, vão dar um show de surf! E começar a escrever seus nomes, nessa história.

As categorias são: Sub 8 (para surfistas até 8 anos); sub 10;  sub 12; sub 14; sub 16; sub 18; feminino (aberto) e sênior (acima dos 28 anos). A competição premiará os 4 finalistas de cada uma dessas categorias, com troféus, pranchas, kits e blocos. Para os Profissionais, a premiação é em dinheiro, no total de 10 mil reais.

Atividade paralelas ao evento:

Meio Ambiente - O Grupo de Amigos da Praia - GAP,  fará ativações de conscientização e cuidados com o meio ambiente, através de palestras e ações de limpeza da praia. 

Psicólogo do Esporte - Luciano Amaral, Psicólogo do Esporte e Juiz de Surf vai palestrar sobre a psicologia do esporte focada no universo em que o atleta amador ou profissional está inserido no seu dia dia. E como ela auxilia o atleta a desenvolver sua capacidade emocional e psicológica para adaptar-se mais adequadamente às demandas ambientais, pressões internas e externas, e a trabalhar o foco e a dedicação.

Preparação física e funcional - Davi Fontes, personal trainer. No surf, como em qualquer outro esporte de alto rendimento, se faz necessário uma preparação física e rotina de treinos adequados. Durante a etapa, o profissional passará algumas dicas e realizações de exercícios pré e pós baterias, para atletas profissionais e amadores.

Massoterapia - Erison Costa vai literalmente colocar a mão na massoterapia para os atletas.  Quiropraxista e Massoterapeuta, vai personalizar uma "massagem desportiva'' para cada atleta.

A realização do evento é da Associação de Surf de Ilhéus, com patrocínio da Pousada Costa do Cacau. Apoio institucional da Prefeitura de Ilhéus através da Secretaria de Turismo e Secretaria de Esportes de Ilhéus. Apoios de: IOS Shape Service, ZN SurfShop, Cacau SurfClass, Pelas Ondas, Lojas Backdoor, Lojas Trip, Silverbay, Sundek, GAP (Grupo de Amigos da Praia), Vereador Vinicius Alcântara, Sítio das Palmeiras, Quebra Onda, DISBOM Sorvetes, Mico Leão Pizzaria & Eventos, Ilhéus.com, Surfbahia.com.br e Live Heats. A supervisão fica a cargo da Federação Baiana de Surf.

Galerias | Mais Galerias