#cbsurf #surf #atletas #ação ambiental 

I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ: Douglas Silva é o campeão brasileiro de 2024

A catarinense Laura Raupp segue viva na competição e precisa vencer a etapa para conquistar o título de campeã brasileira

01/Dez/2024 -

O sábado (30) começou agitado no 5º dia de competições do I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, competição que representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf. Homens e mulheres definiram as semifinais do Circuito e o título de campeã brasileira será conhecido apenas no último dia de competições, assim como os campeões da quarta e última etapa deste ano.

Após as emocionantes baterias de sexta-feira (29), que resultaram no título antecipado de campeão brasileiro para o pernambucano Douglas Silva, a sequência de disputas desse sábado começou com as mulheres na água, definindo as semifinais da última etapa.

Tainá Hickel, campeã brasileira em 2023, segue na disputa Foto: David Castro

Com as maiores notas e maior somatória do dia no feminino, o destaque da manhã foi a catarinense Tainá Hinckel, campeã brasileira de 2023, que venceu a paulista Sophia Gonçalves com o somatório de 14.30 pontos. “Estou muito feliz com o resultado até agora, quero soltar o meu surfe. De certa forma foi um ano de altos e baixos, mas de qualquer forma aprendi muito e quero agradecer pelo apoio de todos”, disse Tainá. 

A catarinense, Laura Raupp, busca vencer a etapa para conquistar o título de campeã brasileira Foto: David Castro

Na sequência dos confrontos, mais uma catarinense eliminou uma paulista. Laura Raupp, única surfista que pode tirar o título de Juliana dos Santos, venceu Julia Santos em um show de surfe emocionante, com as notas definidas apenas na areia, ao fim da bateria. Laura, que precisa vencer a etapa para ser campeã brasileira, finalizou a bateria com a somatória de 8.70, contra 8.57 de Julia. “Quase morri do coração esperando o resultado, já que normalmente sou eu quem pego a última onda da bateria. É o que sempre falo: a bateria que estou é sempre a mais importante da minha vida e o Dream Tour está sendo literalmente assim. Estou conseguindo ir bem e quero melhorar para a próxima”, contou Laura.

Nas semifinais Luara Mandelli e Tainá Hinckel se enfrentam na primeira bateria. Laura Raupp e Larissa dos Santos disputam a segunda vaga para as finais da etapa. 

No masculino, baterias decididas nos minutos finais também animaram o público que acompanhava o campeonato na praia de São Conrado. Tanto a primeira quanto a segunda bateria foram definidas dessa forma, inclusive impedindo o campeão brasileiro Douglas Silva de levar também o título da etapa. O representante de Santa Catarina, José Francisco, e o paulista Renan Pulga se enfrentam na primeira bateria das semifinais.

Já nas últimas duas baterias do dia, mais dois paulistas levaram a melhor. Igor Moraes eliminou o wildcard Rickson Falcão, com a somatória de 12.56, e Weslley Dantas, campeão brasileiro de 2024, venceu o representante do Rio Grande do Norte, Mateus Sena, com a maior somatória do campeonato até então, 17.67 pontos.

Weslley Dantas deu show de aéreo na competição Foto: David Castro

“Primeiramente gostaria de agradecer à Deus por ter me proporcionado essas ondas e dar um show pra todos, mostrando meu surfe, o talento brasileiro para todos. Observei as outras baterias e todos estão entregando performances de alto nível. Só tenho a agradecer ao Dream Tour por todas as oportunidades”, contou Weslley.

Limpeza de praia no canto esquerdo da Praia de São Conrado Foto: Bruno Antares

Paralelo às competições, a ação socioambiental Sonho Azul reuniu cerca de 200 participantes para um mutirão de limpeza de praia em um movimento liderado pelo Instituto Aegea, através da concessionária local Águas do Rio, em parceria com Blue Keepers (do Pacto Global da ONU – Rede Brasil) e as instituições Route Brasil e Salvemos São Conrado. Sonho Azul

Ação socioambiental Sonho Azul reuniu participantes para limpeza de praia Foto: David Castro

Domingo (1º), dia da final do I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, a competição terá transmissão ao vivo pelo sportv e também elo canal CBSurfPLAY no Youtube à partir das 9h. 

Confira as ações durante a janela de competição:

*Programação sujeita a alteração*

Ativação Estácio

Tenda personalizada na areia com cadeiras, óculos, binóculos, brindes e atividades de interação com o público.

Data e horário: durante todo o campeonato

Estação de Previsão Meteoceanográfica – OceanPact

Relacionando tecnologia e inovação, a parceria com a OceanPact proporcionará bóias meteorológicas instaladas a 1 e 2 km da costa, entregando aos atletas, organização e espectadores do circuito dados diários nas transmissões ao vivo e nos painéis na área dos convidados e atletas, transmitindo a previsão meteoceanográfica em tempo real.

Data: durante todo o campeonato

Para mais informações e atualizações, siga @dreamtoursurf no Instagram e acesse o site oficial da CBSurf.org.br. A competição será transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do YouTube e estará disponível no sportv a partir das semifinais.