#cultura #pranchas #surf #competições 
Huanchaco - La Libertad - Peru

Huanchaco, no Peru Será a Próxima Reserva Mundial de Surf

Brad Farmer

Huanchaco será dedicada oficialmente em 26 de outubro, entrando na lista das reservas de surf mundiais

A pequena, mas lendária cidade surfística de Huanchaco, no Peru, será dedicada oficialmente como Reserva Mundial de Surf (WSR) no dia 26 de outubro, em uma série de celebrações e cerimônias à beira-mar, juntando-se uma lista de elite das regiões surf em todo o mundo que detêm esta honra.

O atual primeiro-ministro australiano, Tony Abbott juntou-se a Kelly Slater há apenas dois anos atrás e dedicou Manly como a primeira WSR na Austrália. A Gold Coast, na famosa costa turística de surf de Queensland, também deve ser indicada no próximo ano com discussões atualmente em andamento com membros do surfe da Gold Coast e a comunidade em geral.

Reservas Nacionais e Mundiais de Surf trazem um enorme prestígio e dólares em turismo para as cidades que têm a sorte de serem votadas por um conselho de especialistas globais de experts de surf que representam vários grupos em todo o mundo.

Brad Farmer, co-fundador das Reservas Mundiais de Surfe (WSR), e membro executivo disse: "Como é poderosa e pioneira esta simples idéia, que começou na Austrália há 20 anos, e que agora reconhece formalmente nossas zonas de onda insubstituíveis como "patrimônio", como a UNESCO. Huanchaco é um antigo berço da cultura do surf e como Sydney, na Gold Coast, Margaret River ou Bells Beach, é altamente digna de elogio mundial."

A  anunciada zona de surfe de Huanchaco, junta-se a apenas quatro outros sítios que reivindicaram tal status, como Malibu, na Califórnia, Ericeira, em Portugal, Praia de Manly, na Austrália, e Santa Cruz, na Califórnia. Huanchaco será a primeira Reserva Mundial de Surfe na América Latina. A cerimônia de inauguração oficialmente estabelecerá a Reserva Mundial de Surf de Huanchaco, cobrindo cerca de três quilômetros de litoral rico em surf, e de meio ambiente diverso.

Huanchaco recebeu a sua aprovação como Reserva Mundial de Surf em outubro de 2012. Sua aplicação altamente classificada em todos os critérios de Reserva Mundial de Surf: qualidade da onda e consistência, as características ambientais únicas, cultura do surf e da história, e suporte da comunidade. O mais impressionante é o forte patrimônio oceanico de Huanchaco, que se estende por mais de 3.000 anos. A forte cultura oceânica de Huanchaco é creditada por ser o berço dos "Caballito de Totora" peruanas - um dos mais antigos equipamentos usados para o surf conhecidos da humanidade, usados ​​para pegar as ondas tanto para trabalho como para lazer. Os cavalinhos de totora ainda são uma parte integrante da vida da comunidade local, tanto para a pesca como para a recreação.

O Local Stewardship Council (LSC) um modelo formado pelas reservas de surf nacionais da Austrália, que supervisiona a Reserva Mundial de Surf em Huanchaco, passou os últimos quatro meses trabalhando com a ONG baseada na Califórnia, Save The Waves Coalition no desenvolvimento de um plano de manejo para orientar os esforços de conservação dentro dos limites da reserva. Este plano de manejo define estratégias claras para ajudá-los a alcançar seus dois objetivos declarados: melhorar o ambiente costeiro e manter sua cultura tradicional local.

Felipe Pomar, campeão mundial de surf em 1965, que continua a ser um embaixador de destaque e estadista para a cultura surf peruana, disse: " Estou animado e muito satisfeito com esta notícia sobre Huanchaco se tornar uma Reserva Mundial de Surf", disse Pomar.

O Diretor Executivo da Save The Waves Coalition, Nik Strong-Cvetich concluiu: "A Save the Waves tem o orgulho de fazer parte da equipe que ajuda a conservar os recursos de surf na  Reserva Mundial de Surf de Huanchaco, e proteger as tradições que remontam de milênios. "

Sobre as Reservas Mundiais de Surf

A Reserva Mundial de Surf (WSR) identifica proativamente, designa e preserva ondas em evidência, zonas de surf e seus ambientes ao redor, em todo o mundo. A WSR é uma iniciativa lançada pela Save the Waves Coalition, em 2009, em conjunto com o Reservas Nacionais de Surf da  Australia e outros parceiros.

Galerias | Mais Galerias