#apneia #cultura #previsão #mergulho 
Brasil

Homenagem ao dia do Mergulhador: a importância da previsão de ondas para o mergulho

Equipe Surfguru

Numa singela homenagem ao dia do mergulhador, trouxemos os depoimentos de duas pessoas sobre como é viver o mundo subaquático e porque a previsão de ondas também é importante para elas.

Previsão de ondas tem centenas de aplicações. Para qualquer atividade que praticamos no mar hoje, seja a trabalho ou a lazer, precisamos (ou pelo menos é bom) nos preparar e saber das condições que vamos experimentar. E isso vale tanto para o que vivemos na superfície do mar, como o surf, quanto para tudo aquilo que ainda não conhecemos no mundo subaquático.

Afinal, como já dizia Jacques Yves Cousteau, o pai do mergulho recreativo:

“Alguma coisa nos faz diferente. Nascemos com os olhos acostumados ao azul das águas. Temos um corpo que anseia pelo braço do mar e, um pulmão que aceita grandes privações de ar apenas para prolongar a nossa vida no mundo azul”

(Trecho da carta de Jacques Cousteau aos mergulhadores)

Como se a nossa vida sobre a Terra não fosse o suficiente, além de tudo o que é possível ver em águas rasas, um dia o ser humano sentiu a necessidade de se aprofundar ainda mais nesse mundo azul que chamamos de oceano.

E nós falamos tanto sobre a previsão de ondas para o surf, mas especialmente hoje, queremos olhar um pouco mais além. Achamos importante abrir nosso “leque” de atividades no mar e trazer a importância do que é a previsão de ondas para a comunidade do mar como um todo. E para os mergulhadores não poderia ser diferente. 

Hoje, dia 18 de dezembro é comemorado em quase todo o mundo, inclusive no Brasil, o Dia Internacional do Mergulhador. E, como forma de homenagem, trouxemos aqui os depoimentos de duas pessoas que vivem o mergulho intensamente na sua rotina e com diferentes objetivos, para compartilhar um pouco da sua experiência com a nossa comunidade e, é claro, falar um pouco sobre o impacto da previsão de ondas nessa atividade.

Jemilli Viaggi

Mergulhadora certificada pela IANTD (Advanced Open Water Diver e Rescue Diver), Bióloga Marinha, Mestre em Biodiversidade Neotropical, Doutoranda em Ecologia e Supervisora de projetos e equipe no Projeto Amigos da Jubarte

Jemilli Viaggi (foto: arquivo pessoal)

  • Qual a importância do mergulho pra você?

O mar pra mim é o melhor lugar do mundo. Quando mergulho é quando me reconecto comigo mesma e percebo a presença de Deus e os encantos da natureza. É quando o silêncio da profundidade do mar faz silêncio em mim. É quando me sinto em casa.

  • Qual a sensação de mergulhar no mar? 

Quando eu mergulho é como se no mesmo instante eu também virasse uma parte do mar. É uma sensação de voar, de leveza. É se deixar molhar, lavar, levar e fluir com o mar. 

Jemilli mergulhando com tubarões no Caribe (foto: arquivo pessoal)

  • Como a previsão de ondas influencia nas suas atividades de mergulho?

A previsão de ondas ajuda muito quando precisamos saber como estão as condições do mar. O ideal é que o mar esteja flat para os mergulhadores entrarem na água com segurança . As correntezas são fatores muito importantes a serem considerados na hora de mergulhar. A depender das condições da maré, a força da água pode deslocar os mergulhadores para alto mar ou para grandes distâncias da embarcação de segurança e do ponto original. Então é de fundamental importância ter uma previsão de ondas precisa. 

  • A previsão de ondas e vento da forma como são apresentadas hoje satisfaz as suas expectativas ou existe alguma forma de melhorar?

Penso que adicionar previsões de vento tão precisas quanto a de ondas ajudará muito na hora de mergulhar. 

  • Qual foi o mergulho ou momento na água que mais te marcou até hoje?

Todo mergulho é especial para mim. Mas dois particularmente foram extraordinários. Um foi quando mergulhei em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro e as baleias-jubartes estavam na água. Conforme descíamos os 30 m de profundidade, os cantos das baleias eram mais altos. Foi emocionante, quase todo mundo chorou. O outro foi o meu primeiro mergulho com tubarões. Um mergulho no Caribe, uma visibilidade surreal e diversos tubarões nos circulando. A sensação de encantamento é indiscritível. Só vivendo pra saber.

 

Daniel Mafra

Instrutor SSI de Mergulho Livre

Daniel Mafra, por @h2oaventuras. Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ.

  • Qual a importância do mergulho pra você?

O mergulho é o caminho para um lugar onde eu me sinto completo. Ele me permite estar pertinho do mar constantemente, mergulhando ou não, pois como a atividade é parte integrante da minha vida, estou sempre imerso no assunto e atento a tudo que se fala sobre ele. O mergulho trouxe para a minha vida uma nova perspectiva em todos os aspectos que você possa imaginar. É uma relação mesmo. Não me vejo vivendo distante da água ou mesmo longe da possibilidade de transmitir esse meu amor pelo mergulho, maneira pela qual encontrei um jeito de sustentar essa proximidade que me faz tão bem.

  • Qual a sensação de mergulhar no mar?

Eu resumiria em “indescritível”, mas sei que para cada pessoa essa sensação pode ser completamente diferente. Estar no mar pra mim, submerso principalmente, é um instante único. É paz, é silêncio, é conexão ou até mesmo uma reconexão, é se sentir parte da natureza novamente, parte de algo imensamente maior, participando da vida como todos os demais seres de forma muito integrativa, é uma sensação gostosa de voo, de liberdade e, dependendo da ocasião, é desafio também, é experimentação e superação, é tudo isso junto, e cada novo dia de mergulho pode trazer novas percepções, dependendo também do ambiente e da sua sensibilidade no momento. Por isso é meio indescritível, pois sempre é particular, só vivendo para talvez tentar colocar em palavras.

  • Como a previsão de ondas influencia nas suas atividades de mergulho?

Saber como o mar irá se comportar é fundamental para a prática do mergulho, seja embarcado ou de praia, pois entendemos que as forças da natureza podem ser bem poderosas de vez em quando. Por isso, a fim promover a experiência do mergulho de forma não só confortável, mas também segura, é muito bom poder contar não apenas com a nossa experiência em avaliar e sentir o ambiente, mas também com ferramentas tecnológicas para prevermos condições de ventos e ondulações com mais assertividade e assim planejarmos melhor o que poderemos ou não fazer na água. Uma boa organização e respeito para com o mar são fundamentais para um perfeito dia de mergulho.

  • A previsão de ondas e vento da forma como são apresentadas hoje satisfaz as suas expectativas ou existe alguma forma de melhorar?

Os recursos de previsões como um todo estão cada vez mais avançados e exatos, e não só isso, a maneira como essas informações chegam até nós de forma muito dinâmica e prática, literalmente na palma das nossas mãos, é revolucionária para quem depende da natureza para realizar suas atividades, assim como o mergulho que depende de ondas, ventos, marés, correntezas, temperatura, clima e outros. Utilizo sempre o Surfguru para coletar esses dados e garantir a diversão segura para mim, meus amigos e alunos e tenho conseguido muito sucesso na preparação e execução dessas atividades graças a essas informações valiosas.

Daniel Mafra, por @h2oaventuras. Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ.

  • Qual foi o mergulho ou momento na água que mais te marcou até hoje?

Julho de 2021, marcamos um mergulho para treinamento em profundidade. O local escolhido foi um ponto já conhecido em Angra dos Reis, relativamente protegido de condições mais severas do mar e com possibilidades de descidas até -40 metros, garantindo oportunidade para todos os níveis de experiência. Planejamento feito e tudo favorável para um excelente dia de mergulhos, porém, na semana da nossa saída houve muita chuva e as informações eram de água turva em toda Baía da Ilha Grande - o que não impede - porém desanima um pouco qualquer mergulhador, enfim, apenas um desafio a mais. Na data marcada partimos para a nossa aventura, porém, para nossa feliz surpresa, a água havia limpado de forma inesperada e pegamos uma condição que jamais vi no litoral fluminense nesses quase 10 anos de mergulho, digna de locais como Noronha, com uma visibilidade incrível e um azul hipnotizante. Da superfície podíamos ver claramente os cabos guias penetrando este azul até quase os -30 metros. Enlouquecedor. Fomos sem grandes expectativas e acabamos desfrutando de um dia incrível com os amigos fazendo aquilo que nos une como uma família. E tudo isso, potencializado pela baixa expectativa do dia, fez desse um dos momentos mais memoráveis para mim, até agora claro!

------------

Deu pra ver que o mergulho vai bem mais além do que o ato de mergulhar por si só e a previsão de ondas é tão importante aqui quanto é para o surf. E diferente do que muitos pensam, a previsão de ondas não funciona como as slots machines de cassinos, não é uma questão de sorte. Estar ligado e entender como a previsão funciona pode evitar experiências desagradáveis no mergulho e também outros esportes aquáticos. Bora mergulhar, mas com precaução e consciência!

E depois desses depoimentos? Aposto que já vai sair daqui querendo ter essa vivência também né? Parabéns a todos os mergulhadores!

 

Galerias | Mais Galerias