#surf #notícias #eventos #competições #atletas 
Arm dos Búzios - Rio de Janeiro - Brasil

Hizunome Bettero leva o Búzios Surf Point Expression Session

Pedro Monteiro

Nesta sexta feira, do “Búzios Garytos Surf Pro Am 2021”, apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, as ondas começaram a ganhar força, na praia de Geribá. E o primeiro campeão do evento, o ubatubense, Hizunomê Bettero, venceu a bateria d

Na etapa decisiva da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), que, também, soma, decisivos, pontos para o ranking do circuito profissional, da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), o dia foi de recordes batidos a todo momento.

O primeiro surfista a quebrar os recordes do campeonato, foi Cauet Frazao, do Recreio dos Bandeirantes. Que logo na primeira bateria do dia, fez uma nota 8. Logo depois, na terceira bateria, o surfista paraibano radicado no Rio de Janeiro, Samuel Igo, fez um 9. Com um belo aéreo de backside, extrapolando tudo e fazendo a segunda maior média do evento, 16.10 pontos, de 20 possíveis. Porém, os dois atletas perderam nas quartas de finais, e terminaram na quarta colocação, em suas baterias.

Outro recordista do dia foi Raoni Monteiro. O ex-integrante da elite mundial e atual campeão estadual da FESERJ, está surfando muito! E não deu chances pra nova geração. Nas quartas de final, o surfista de Saquarema venceu, com uma nota 9, numa direita, onde mostrou toda sua experiência. E aproveitou a prioridade de escolha para desferir várias rasgadas fortes. Levando a melhor sobre os surfistas Pedro Neves, segundo, Giovane Pontes, terceiro e João Lucas Bessy, quarto. Já na semi final, Raoni venceu o surfista do Arpoador, Anderson Pikachu. Que passando em segundo, vai fazer a sua primeira final na categoria profissional.

"Nossa! Estou muito feliz mesmo, de fazer mais uma final! Vou defender o título estadual e só depende de mim! Búzios é muito maneiro! Gosto de vir aqui! Como sou atual campeão estadual, o pessoal do Hotel La Borie me convidou para ficar aqui. A estrutura é incrível! Tem vários serviços diferenciados de hotelaria e gastronomia! Tem altos pratos! E isso me deixa mais relaxado para competir!", disse, Raoni Monteiro.

O grande representante buziano, na final masculina, será o surfista Théo Fresia.  Em seu terceiro ano como profissional, o atleta da nova geração, ficou muito feliz com suas participações nas quartas e semi final. Na semi, fez a quarta maior nota do evento, 8.40. E venceu nas duas baterias, nada menos, que Leandro Bastos. Segundo colocado e que também vai estar na final.

"Foi incrível vencer caras como Leandrinho e Hizunomê, que já estão aí há mais de dez anos, na categoria profissional. Na semi, o Leandrinho em menos de cinco minutos, já tinha feito duas notas altas. E no meio da bateria, aproveitei que tinha a prioridade e peguei uma direita muito boa! E agora, será uma honra fazer essa final, em casa!", disse, Théo Fresia.

Finais Feminino Pro - Confirmando a boa fase, a surfista buziana Aysha Ratto fez a maior média do dia entre as meninas e garantiu a sua vaga na final. E agora, terá uma parada dura contra três experientes surfistas. De pernambuco, Monik Santos, que fez a maior nota do dia. De Santa Catarina, Taina Hinckel, que passou em primeiro, na segunda semi final. E ainda, a defensora do título estadual FESERJ, Yanca Costa. Que é cearense, mas está radicada no Rio de Janeiro há 5 anos.

Búzios Surf Point *Expression Session* - A tão esperada bateria do dia, premiada com mil reais, pela loja Búzios Surf Point, para a melhor manobra, foi decidida em 30 minutos. Dezesseis atletas entraram na disputa. O primeiro a apresentar uma manobra aérea, completa, foi Samuel Igo. Com um aéreo de front side, no inside. Passados cinco minutos, Jannifer de Souza, do Ceará, assumiu o posto com um aéreo, também de front side. Porém com mais radicalidade. Já nos 10 minutos finais, Valentin Neves, mandou um aéreo "super man" , confirmando o domínio nessa manobra. Mas foi faltando 5 minutos para o fim, que o ubatubense, surfista da Praia do Félix, Hizunome Bettero, realizou um aéreo muito alto, sem as mãos na borda, numa junção poderosa.

"Hoje foi um dia de altas ondinhas. Consegui passar duas baterias boas. Já na semifinal, até surfei bem, mas não consegui passar. Depois, teve a expression session, que foi irado pra mim! Porque eu tinha acabado de perder e pude superar aquele momento, que me deixou um pouco pra baixo. A minha mina, Isabella, colocou uma pilha para eu ir! Dei o gás e veio uma onda da série, com aquela rampa no final. E deu tudo certo! Voltei daquele aéreo e fiquei amarradão! Poder sair daqui de Búzios, com esse prêmio, me deixou amarradão! Búzios é um lugar que venho pouco, mas venho desde a época de amador! Foi irado ter vindo aqui mais uma vez!",  disse, Hizunome.

A final profissional acontece, neste sábado, às 10 horas. Já as categorias amadoras começam às 7 horas com a categoria sub-18.

Para a galera que quiser acompanhar de casa todas as baterias do evento, a transmissão ao vivo estará no ar pelo site www.websurf.com.br/feserj.

O evento é apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da Secretaria de Esporte e Lazer. O Co-patrocínio é da Garytos e do Búzios Surf Point, com apoio do Hotel La Relais La Borie, das Pranchas do Ricardo Astral, das Lojas Censura 18, do material para treinamento do Phill Razman Surfboards e da Bz Sports, que está fomentando o turismo e o desenvolvimento social da cidade de Armação dos Búzios. A realização fica a cargo da FESERJ em parceria com ASB e ABRASP. Apoio institucional da SUDERJ.

Galerias | Mais Galerias