#arte 
Oahu Costa Norte - Hawaii - Estados Unidos

Hilton Alves completa mural gigante de onda com sucesso no Havaí

Fábio Maradei

Quando se pensa num brasileiro fazendo sucesso no Havaí, logo vem a mente uma vitória em campeonato de surf ou a maior onda surfada. Mas o guarujaense Hilton Alves fez diferente.

 O artista plástico, que mora no arquipélago desde 2007, pintou o maior mural de onda do Mundo, em Honolulu. Com ajuda de voluntários, foram oito dias de trabalho, com dez horas de pintura diárias, utilizando 150 galões de tintas para cobrir uma área de quase cinco andares de altura por 200 metros de largura.

A parede, até então branca, em frente a um estacionamento, ganhou um dos sonhos dos surfistas, uma onda perfeita de Pipeline. A pintura chamou a atenção da comunidade havaiana e muita gente acompanhou de perto a arte, incluindo visitas de escolas da região, com os alunos conversando com o artista. Quem também prestigiou a ação foi o famoso escrito Ron Martin.

Hilton comemorou o sucesso. “A repercussão foi ótima. Cobertuar na TV durante a semana, com aparições várias vezes ao dia nos principais telejornais. No último dia, entramos ao vivo no jornal das cinco da tarde, no maior canal de TV do Havaí, fora jornais, sites. E também foi muito legal as visitas das escolas”, contou o artista de 33 anos, que começou a pintar em 2000, ainda em Guarujá.

“Este mural é a realização de um sonho antigo. Agora, o foco é pintar mais 100 murais e levar alegria a outras partes do Mundo”, afirma Hilton, que inclui o Brasil no seu projeto e pretende visitar a Baixada Santista em janeiro. “Quero conversar com os prefeitos da região para planejar um tour desses murais. Estou confiante. Vamos ganhar o Mundo agora!”, destaca.

O mural em Honolulu é o primeiro da Série 101 Perfect Waves, projeto internacional criado em parceria com Brian Wyland, da galeria de arte Hawyland Styles. O objetivo é pintar 101 murais retratando ondas perfeitas em cidades ao redor do Mundo. Nesta iniciativa no Havaí, Hilton contou com os patrocínios das empresas locais Vertical Technologies, Al's Tinting Inc, Planet Sun Hawaii, Everpaddle Hawaii, North Shore News, Lemos Images e Once a Month Church.

As cidades interessadas em ter um destes murais, podem entrar em contato com o artista pelo e-mail hilton@theartofhilton.com.  Mais informações no site www.theartofhilton.com e nowww.facebook.com/nrtshrlv.

Galerias | Mais Galerias