#surf 
Brasil

Henry Lelot e o Sistema de Propulsão Natural

Henry Lelot

Desde 2004 o shaper Henry Lelot tem estudado a Mecânica dos Fluídos, uma ciência aplicada à hidrodinâmica das embarcações, em especial, a Análise de Escoamentos; e inspirado no Hokule’a, passou a desenvolver uma nova concepção de fundo...

"A última versão, que batizei como “Turbo Channel”, por ser o resultado da mesclagem do conceito do “Casco Duplo” em sinergia ao “Tubo de Venturi”, uma experiência hidrodinâmica que comprova que o fluxo constante (caudal) de água que atravessa o fundo da prancha, uma vez comprimido momentaneamente ao encontrar uma zona de estreitamento, aumenta sua velocidade.

Em seguida ao atravessar a seção mais estreita onde ocorre a baixa pressão, a água encontra uma área de sucção e aumenta ainda mais a sua velocidade, ocasionando maior impulsão, que permitiu chegar, através das leis da física, sem uso de motores, à criação da “primeira prancha com sistema de turbinamento natural” na história do surf. 

O Turbo Channel vem sendo desenvolvido ao longo de muitos anos e contou com o feed-back de campeões mundiais do quilate de Mark Occhilupo, Andy Irons, Joel Parkinson, Mick Fanning e Kelly Slater."

Confira a história e mais informações sobre o Sistema de Propulsão Natural aqui

Galerias | Mais Galerias