#ondas perfeitas #surf #windsurf 
Hawaii - Estados Unidos

Hawaii Summer Time

Gustavo Foerster

Muitas pessoas têm o sonho de morar em um lugar paradisíaco, com ondas perfeitas, clima tranqüilo e muita natureza por perto

Poder unir isso ao seu trabalho é uma grande oportunidade que a vida pode nos apresentar. Foi com esse pensamento que o atleta profissional do time de Kitesurf da Pena Gustavo Foerster embarcou para uma temporada de 6 meses no Hawaii, a Meca do surf e do kite mundial.

A época escolhida para iniciar sua aventura foi em Março, quando as praias do Hawaii não estão mais tão lotadas, e as oportunidades também estão mais propensas a acontecer. O Hawaii é freqüentado pelos melhores surfistas do mundo, no auge da temporada os picos ficam bem lotados e as hospedagens tendem a subir essa época. Porém de Março em diante estamos no Summer Time, época de boas ondas, bons ventos e não tem tanto crowd como nos meses de janeiro e fevereiro.

Entretanto, de março em diante, o Hawaii continua oferecendo boas ondas e uma nova temporada começa na ilha: a época dos ventos.

A decisão de partir em Março deu certo e nos primeiros dias o atleta se deparou com ondas incríveis em vários picos da região. O vento também compareceu, e a combinação para o kitesurf nas ondas estava perfeita. Foram muitos dias de surf com o kite nos picos de Mokuleia, Backyards e Revelation, todos localizados no famoso North Shore havaiano.

Em umas dessas sessões Gustavo teve o prazer de velejar com o famoso waterman havaiano Robby Naish. Uma lenda viva que pratica Surf, Stand Up, Windsurf e Kitesurf.

Além do objetivo de produzir imagens para seu patrociandor, Gustavo está elaborando um documentário sobre a cultura Havaiana.

“Sempre fui fascinado pela forma como os havaianos vivem, um lifestyle voltado para o mar, uma ligação muito forte com os esportes de água e uma relação intensa com o oceano. Além disso, os havaianos apreciam uma vida simples, pequenas plantações nas casas ajudam na subsistência, e a mensagem do Aloha dá uma grande lição de cidadania para todo o mundo.”, comenta o atleta.

O espírito Aloha é algo muito forte no Hawaii, principalmente no North Shore. As pessoas se cumprimentam, se respeitam no trânsito, tentam não fazer barulho e viver sempre respeitando o espaço um do outro.

Outro ponto interessante é a forma como eles vêem o surf. Não é apenas um esporte, e sim um estilo de vida, que preza pela liberdade e contato com a natureza. Em um mundo tão confuso e agitado como o de hoje, o lifestyle dos havaianos é umas das melhores formas de como se deve levar a sua vida.

Isso tudo contrasta um pouco com o localismo que também existe no Hawaii. Alguns surfistas nativos não gostam da presença de estrangeiros e defendem seu território com unhas e dentes. Apenas com uma boa postura, paciência e educação, é possível desfrutar das melhores ondas havaianas.

Gustavo compete no circuito mundial de kitesurf e já visitou diversos países produzindo vídeos e fotos para que as pessoas possam conhecer um pouco mais sobre esses lugares, além do esporte. O atleta viajou em companhia da esposa e videomaker Gisa de Paula que trabalha com ele junto no projeto. A campanha de 6 meses está apenas no início, e além da temporada no North Shore, o atleta pretende retratar o south shore da Ilha, a famosa praia de Waikiki e as lendas sobre o Duke Kahanamoku.

Pra quem não conhece o Duke, ele foi um dos maiores embaixadores do surf em todo o mundo. Um excelente nadador, campeão olímpico que tinha no surf sua grande paixão. Duke, saiu do Hawaii para vários lugares do mundo para apresentar a cultura surf do Hawaii e apresentar um novo estilo de vida completamente ligado a natureza.

O Hawaii possui diversos elementos culturais fortes, um povo guerreiro que já foi regido por monarquias de reis e bárbaros. As ilhas que foram o arquipélago havaiano viviam em guerra nos tempos passados, mas o rei de Maui Kamehameha II conseguiu unificar as ilhas mostrando que a força deles vinha da união entre todos.

Mesmo após se tornar um estado americano, o Havaí ainda concentra fortes traços da sua cultura antiga, assim como muita influência dos povos da Polinésia.

Para saber mais sobre essa aventura acompanhe o site do atleta www.gustavofoerster.com e o site da Pena www.pena.com.br sempre com muitas matérias e vídeos sobre a expedição.

Galerias | Mais Galerias