#política #escola #educação 
Hawaii - Estados Unidos

Hawaii finalmente reconhece o surfe como esporte escolar

contrast magazine

Demorou mas o Hawaii, depois de quatro décadas, finalmente reconheceu o surfe como um esporte para as escolas públicas de segundo grau

A atual campeã mundial da ASP, Carissa Moore, juntou-se ao governador do Hawaii, Neil Abercrombie, dentre outros políticos, numa conferência de imprensa em Waikiki hoje para fazer o anúncio oficial: O Havaí é o primeiro estado do país a oficialmente sancionar o surf como um esporte de escolas públicas. O surfe será implementado no programa de esportes das escolas públicas na Primavera de 2013, e será financiado pela comunidade e empresas do setor privado, o que parecia ser a maior preocupação para os repórteres de TV.

"Queríamos ter a equipe de administração inteira juntos para mostrar que estamos em apoio total", disse o governador Abercrombie. "O surfe é o esporte oficial do Estado do Havaí, mas não temos sido capazes de reunir os protocolos necessários nas escolas até agora. Uma das vantagens da nova diretoria de escolas é o novo sentido de cooperação. "

Ben Aipa estava lá e eu me senti como ele colocou toda a questão de sancionar o surf como um esporte em perspectiva:

"Acho que a principal razão pela qual nunca o estado e a cidade ter aceito o surfe como um esporte do ensino médio, é por causa da responsabilidade, porque um esporte como este não é praticado dentro de uma arena ou campo fechado", explicou Aipa, que é um lendário, shaper Nativo do Havaí e treinador. "É o oceano e tem coisas de tal forma que a cidade e o estado não podem controlar no sentido de lesão, então para mim acho que a responsabilidade pode ser imputada ao Estado ou ao setor privado. Pelo menos um dos mais antigos esportes do Havaí foi finalmente aceite. "

"Eu acho que isso é realmente emocionante que o surf será parte do programa escolar de esportes", disse Carissa Moore, que se tornou a primeira mulher do Havaí a ganhar um campeonato mundial de surf desde Margo Oberg, em 1984. "O surfe foi uma parte muito grande da minha vida e me ensinou um monte de lições valiosas. O que o trabalho duro e a perseverança pode fazer; gestão do tempo e como manter-se organizada.

"Isso vai manter a minha irmã animada para ir à escola, e algo a se procurar sabendo que o surfe, seu esporte e algo que ela é apaixonada, é apoiado por escolas e a manterá motivada a praticar bem", disse Carissa sobre sua irmã Kayla que é uma das calouras na Escola Kamehameha Kapalama. "Muitos dos meus amigos acabaram crescendo na escola em casa, porque eles sentiram que precisavam de mais tempo para surfar e se dedicar ao esporte para obter bons resultados. Ter o apoio do Estado para surfar como um esporte da escola, definitivamente mostra que você pode fazer as duas coisas, encontrar uma equilíbrio e ainda ter sucesso. "

Como o Surfguru já havia noticiado em maio de 2004, o Conselho Estadual de Educação do Havaí já havia aprovado o surfe como esporte oficial individual do Havaí. Apesar do apoio esmagador por pais, alunos e comunidade surf, desafios de financiamento evitaram que o esporte havaiano fosse reconhecido até hoje.

Links Relacionados:

contrast magazine

Galerias | Mais Galerias