#competições #ondas grandes #big surf #surf #mundial 
Califórnia - Estados Unidos

Havaiano vence BWWT nas gigantes geladas do Oregon

Edinho Leite

O havaiano de 31 anos, Jamie Sterling, dominou ondas de mais de 10 metros, no Oregon (EUA), para vencer o Nelscott Reef Big Wave Challenge

As ondas previstas chegaram no sábado, 2 de fevereiro, para a etapa válida pelo BWWT, circuito mundial de ondas grandes, no pico sinistro da cidade de Lincoln. Descendo paredes de 25 a 30 pés Sterling superou o líder do BWWT, Greg Long, de San Clemente, Califórnia e Gabriel Villaran, do Peru, que ficaram com a segunda e terceira colocações respectivamente.

“Tive uma boa sensação de que ficaria entre os três primeiros. Estava me sentindo bem pelas ondas que peguei na final, mas você nunca tem certeza até que eles divulguem o resultado. Foram 3 horas de suspense”, declarou Sterling. Nesses eventos não há notas e somatórias on line, nem sistema computadorizado para os juízes, por isso o resultado só é anunciado na festa de entrega dos prêmios.

Peter Mel, 3º colocado no ranking do BWWT 2012/13, não conseguiu chegar à final e isso pode tê-lo tirado da disputa do título. Com apenas mais uma etapa pela frente, em Todos os Santos, México, Greg Long solidificou sua liderança ao ficar com a segunda colocação e praticamente garantiu o título.

O português João de Macedo ficou com a 4ª colocação, Marcos Monteiro e Felipe Cesarano competiram, mas não conseguiram uma vaga na final. O circuito conta com cinco eventos. A primeira prova não foi realizada em Punta Lobos, Chile, por falta de ondas. A segunda aconteceu em Pico Alto, Peru. Mavericks, Califórnia, foi a terceira, e a última será em Todos Santos, México, com janela de espera começando dia 28 de fevereiro.

QUASE NÃO FOI

O curioso é que Sterling quase desistiu de participar do evento diante dos custos. A inscrição de mil dólares e mais mil com viagem por pouco não inviabilizaram sua vitória. Felizmente seu patrocinador deu luz verde e ele voou na sexta-feira para competir no sábado. Voltou com 2 mil dólares, dos 10 mil em premiação oferecidos pelo evento. No mundo das ondas grandes, infelizmente, as verbas e prêmios não são proporcionais.

RESULTADO do Nelscott Reef Big Wave Event

1º Jamie Sterling, Hawaii

2º Greg Long, EUA

3º Gabriel Villaran, Peru

4º Aaron Ungerleider, Hawaii

5º Joao De Macedo, Portugal

6º Ben Wilkinson, Austrália

Galerias | Mais Galerias