#publicações #treinamento 

Guarda-Vidas do Rio Contam com Jet Ski e Bote Inflável

Fernando Cazaes

Uma nova fase se inicia no Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro. Neste verão os guarda-vidas vão contar com um auxílio muito importante: o serviço de resgate de afogados com bote inflável e jet ski

Entre os bombeiros que irão operar os novos equipamentos está o big rider local de Saquarema Marcos Monteiro, que além de um grande surfista de ondas grandes também é um exímio guarda-vidas. Já conhecido pelas suas conquistas no surf, como a vitória no campeonato de ondas grandes no Chile no início de 2011, o Sgt Monteiro, como é conhecido no âmbito militar, coleciona grandes salvamentos no mar, local onde se sente bem a vontade.

“Não é de hoje que se faz necessário a implantação de um serviço de salvamento de excelência dentro da corporação, serviço esse que já é realizado em grande parte das praias do país e do mundo, e o Rio não poderia ficar de fora”, comentou Monteiro.

O Cel BM Andrade, diretor do COER (Curso de Operador de Embarcação de Resgate), há muito tempo vem tentando, com grandes esforços, mostrar a importância desse tipo de serviço em nossa orla, onde milhares de banhistas desfrutam de uma das melhores e maiores áreas de lazer do mundo, mas que em certos dias pode ser um local extremamente perigoso para qualquer um que se arrisque a tomar banho nas águas revoltas dos mares cariocas.

Com muita experiência e uma visão ampla no assunto de salvamento no mar, o Cel Andrade, que já esteve na Austrália para aprimorar as suas técnicas de guarda-vidas, com total apoio do atual comandante geral dos guarda-vidas, Cel da Cruz, está sendo possível escrever esse novo capítulo na extensa e gloriosa história do corpo de bombeiros e dos guarda-vidas do Rio de Janeiro.