Grupo Luxottica adquire a brasileira Tecnol Ltda
A Luxottica Group SpA, empresa italiana de ótica que possui a Oakley, concordou em adquirir 100 por cento do Grupo Tecnol Ltda, empresa brasileira líder em óculos de sol.
08/Dez/2011 - www.oakley.com - BrasilO acordo visa impulsionar o Brasil do décimo maior país da Divisão de Atacado da Luxottica para seu quinto maior mercado. Utilizar a plataforma Tecnol é excelente, verticalmente integrada permitirá que a Luxottica aumente os níveis de serviço aos clientes e a sua presença no mercado brasileiro.
A Tecnol tem uma fábrica de produção altamente eficiente, uma carteira composta tanto por marcas licenciadas, e com forte atividade de distribuição no atacado, uma cadeia de varejo ótico de 90 lojas e um laboratório central de ponta.
"Esta operação se encaixa perfeitamente em nossa estratégia de crescimento a longo prazo", comentou Andrea Guerra, CEO da Luxottica. "O Brasil é um dos países onde a Luxottica pretende ser como" domésticas ", como é na Itália, onde foi estabelecido há 50 anos, tendo profundas raízes locais e investindo nas pessoas, atividades e cultura. Tecnol é o melhor parceiro possível para a reforçar a nossa presença no Brasil e na América Latina como um todo, já que tem a mesma visão, a mesma abordagem para a excelência no atendimento dos consumidores e do mesmo modelo de negócios verticalmente integrado".
Brasil, e a América Latina, representam uma região-chave para o desenvolvimento futuro da Luxottica. Atualmente, o Brasil é um dos dez melhores países para a Divisão de Atacado da Luxottica, apesar de seu foco até à data apenas com o segmento de "luxo", com um preço médio por unidade maior do que na Europa.
Daqui para frente, Luxottica vai alavancar essa aquisição para estabelecer uma presença importante no núcleo do mercado brasileiro, o rápido crescimento de negócios premium, que é uma das oportunidades mais relevantes no mundo para os negócios de óculos, tanto em termos de tamanho e alcance, com um preço médio comparável à Europa. Espera-se que os benefícios obtidos com essa transação irá impulsionar o Brasil a se tornar um dos cinco melhores países para a divisão de atacado e um importante impulsionador do crescimento para o Grupo na região.
Com uma população de aproximadamente 200 milhões de pessoas, o Brasil é de fato um dos países mais dinâmicos e de rápido crescimento no mundo com fortes taxas de crescimento do PIB e um reforço da sua classe média. É por estas razões que Luxottica escolheu o Brasil, um país onde o grupo foi capaz de desfrutar de taxas de crescimento de dois dígitos nos últimos anos, como um dos países onde investir de forma significativa para o crescimento futuro, juntamente com China, Índia, México e Turquia.
A aquisição da Tecnol pela Luxottica permitirá aumentar sensivelmente os níveis de serviço aos seus clientes brasileiros, trazendo-lhes os mesmos padrões de excelência oferecidos em países como a Itália, França e Estados Unidos. Esta transação permitirá que a Luxottica produza localmente, minimizando muitos dos custos e complexidades atualmente enfrentados pela Luxottica em importar as marcas da companhia no Brasil. Isto irá resultar em uma capacidade de reduzir o tempo necessário para entregar produtos aos clientes em dois terços e criar outras sinergias para este negócio.
O modelo de negócios da Tecnol se encaixa perfeitamente na estratégia da Luxottica em aumentar sua presença nos negócios de ótica, que se espera crescer mundialmente nos próximos anos. A Tecnol fornece uma plataforma ideal para aumentar os negócios óticos da Luxottica e, mais geralmente, será um trampolim para suas outras atividades na América Latina.
"Estamos muito satisfeitos em iniciar a nossa colaboração com a Luxottica no Brasil", acrescentou Sergio Carnielli, presidente e fundador do Grupo Tecnol. "Nós reconhecemos a Luxottica como a empresa líder em nosso negócio e acreditamos que esta operação irá conduzir ao sucesso futuro de ambos os grupos."
Fundada em 1972, o Grupo Tecnol é hoje o principal jogador integrado no mercado de óculos no Brasil. Em 2010, registrou vendas líquidas de aproximadamente 90 milhões de Euros, com uma taxa composta de crescimento médio nos últimos três anos de aproximadamente 14 por cento. A fábrica de Campinas da Tecnol é altamente eficiente e, com 90 por cento da produção dedicada ao negócio ótico, ele se encaixa perfeitamente na pegada global da Luxottica operacional.
A carteira de marcas da Tecnol complementa a da Luxottica e inclui ambas as marcas da casa - incluindo Platini, Jean Monnier e Tecnol - e marcas licenciadas para o mercado brasileiro. Atividades de distribuição a grosso pela Tecnol cobrem cerca de 15 mil portas no Brasil através de uma rede de distribuidores e representantes.
O Grupo Tecnol também tem um laboratório central com tecnologia de ponta, que é capaz de entregar eficientemente armações e lentes, e uma cadeia de varejo ótico de 90 lojas no estado de São Paulo, com o nome Oticas Iris.
A aquisição deverá ser concluída até o início de 2012. Sob os termos do acordo de compra, a Luxottica, inicialmente, adquiriu 80 por cento do capital do Grupo Tecnol com os restantes 20 por cento adquiridos ao longo dos próximos quatro anos - 5 precento por ano - com preços pré-determinados. O valor da empresa de Tecnol é de aproximadamente 110 milhões de euros.