#nova geração #mirim #atletas #surf #profissional #ondas perfeitas #fotografia #viagens #barcos 
Forquilha - Ceará - Brasil

Grommet cearense desbravando as Ilhas Maldivas.

Mardônio Paz

José Lucas da Paz “Luquinha” foi para o paraíso desenvolver seu surf nas potentes e perfeitas direitas do Oceano Índico.

Primeira criança do Brasil, com apenas 9 anos de idade, a fazer uma boat trip internacional ! O destino escolhido foram as ilhas Maldivas, um arquipélago de 1200 ilhas no oceano Índico. O atleta se destacou com muita coragem e garra para encarar as desafiadoras ondas oceânicas que são formadas em suas bancadas de corais vivos. Os melhores surfistas do mundo buscam suas ondas, anualmente durante a alta temporada do surf, inclusive Flávio Nakagima “ Naka” e  Ricardinho Ferreira (bicampeão paulista profissional) que estiveram no Princess Haleema, barco da Travel/SA que José Lucas conta com o apoio e estava hospedado.

Foram dias realmente incríveis e os melhores picos surfados foram: Sultans, Jails, Cokes, Chickens e Ninjas. As ondas chegaram de 6 a 8 pés (2,5 a 3 metros) que requer muito preparo e muita coragem para dropa-las. Após a boat trip, o Big Rider Kids, como é conhecido, prolongou sua estadia por mais 10 dias na ilha de Thulusdhoo, acompanhado pelo seu pai e surf Coach, Mardônio Paz e sua fotógrafa Aline Fontoura. Sua atitude em surfar ondas grandes foi destacada nos principais veículos especializados em surf no Brasil. O atleta seguirá firme em seu foco e objetivos onde está no planejamento surfar as ondas da Indonésia, Hawai  e Tahiti.

José Lucas da Paz é natural de Fortaleza-Ceará, nascido em 08/02/2012, e é surfista local da Praia da Taiba, litoral Oeste do estado do Ceará. Filho de Mardônio Paz Filho, Jornalista esportivo e editor chefe da revista Beach Show, o seu maior exemplo e incentivador. Luquinha, como é chamado carinhosamente por todos, é cria do projeto KahaNalu Taiba Surf Kids, capitaneado pelo fotografo profissional, Érico Frota.

No projeto, ele aprendeu a competir desde cedo, logo aos 05 anos de idade participou de sua primeira competição a nível estadual, O Maresia Pro Taiba, valido pelo circuito cearense de surf. Desde então não parou mais de competir e hoje coleciona 14 troféus e 05 medalhas em competições pelo nordeste brasileiro.

Carismático e brincalhão tem como caracteristica marcante fazer caretas em suas fotografias, mostrando autenticidade e total irreverência, o que já virou marca registrada dentro do surf. Já fez suas caretas com diversas personalidades como: Italo Ferreira, Jadson André, Filipe Toledo e Fábio Gouveia e todos os seus amigos por onde esteja.

Histórico do garoto em ondas oceânicas:

Em sua primeira temporada noronhense com apenas 08 anos de idade, Luquinha surpreendeu a todos mostrando muita coragem e atitude ao surfar ondas de até 06 pés em picos de fundo de pedra, como o Abras, Ruros e o Boldró. Todos na ilha comentavam a atitude do garoto cearense que também surfou as ondas da Cacimba do Padre, Laje do Bode e Praia da Conceição, ganhou notoriedade e foi batizado pelos locais de Noronha com o apelido de “Bir Rider Kids”. Além de surfar todos esses picos sempre acompanhado pelo seu pai, Luquinha também deu vários rolés pela ilha e fez de tudo um pouco: Canoa Havaiana, trilhas, visita aos fortes históricos e até mergulho de Cilindro no naufrágio do Navio Grego.

Foi uma experiêcia incrível e a base de um futuro bastante promissor dentro do esporte, já que mesmo com a pouca idade, o pequeno e destemido atleta almeja surfar no Hawaii, Indonésia e em Nazaré, tendo como seu maior ídolo e inspiração o Big Rider, Lucas Chumbo. 

Em sua segunda temporada noronhense, se destacou novamente e botou pra baixo nos principais picos da Esmeralda do Atlântico, reafirmando o seu título de big rider kids.

Logo em seguida fechou patrocinio com a Maresia e Fortaleza Esporte Clube, sendo o primeiro surfista do nordeste, juntamente com Lucas Lima Peixoto, a representarem um clube de futebol. Foi contemplado com sua estreia internacional nas Ilhas Maldivas.

Confiram as imagens dessa trip dos sonhos.

Galerias | Mais Galerias