Califórnia - Estados Unidos

Greg Long é campeão do Big Wave World Tour 2015/16

Redação Surfguru

Greg Long é o novo campeão mundial de ondas grandes. O big rider norte-americano, de 32 anos, viu a sua conquista ser carimbada oficialmente esta segunda-feira, dia em que terminou o período de espera da segunda metade da temporada 2015/16 do BWWT da WSL.

Com um total de 21.266 pontos, Long assegurou o segundo título mundial de ondas grandes da carreira, superando no ranking os havaianos Makua Rothman e Billy Kemper, 2.º e 3.º classificado, respetivamente. Greg Long sucede assim ao próprio Makua Rothman, que havia vencido o BWT 2014/15. O pernambucano Carlos Burle terminou a temporada em 9º lugar.

Apesar de só ter entrado em duas das três provas realizadas este ano e de não ter vencido qualquer uma delas, Long foi o big rider mais regular ao longo da temporada. O 2.º posto no Todos Santos Challenge e o 3.º posto no Pe'ahi Challenge foram suficientes para garantir o triunfo ao californiano.

"A temporada 2015/16 foi daquelas para ficar nos livros de recordes", começa por dizer o novo campeão mundial de ondas grandes. "Houve ondas de bater recordes, os maiores swells, os maiores tubos... basicamente todos os parâmetros de performance no surf de ondas grandes foram superados. Para mim é uma honra ser parte disto e ser coroado campeão", frisou.

Peter Mel, comissário do BWT, deixou elogios a mais esta conquista de Greg Long. "Ver o Greg Long ser novamente campeão mundial é incrível", começou por afirmar. "Estava lá em Cortes Bank quando ele quase morreu afogado. Ele podia facilmente se ter afastado do surf de ondas grandes nessa altura. Ver ele superar qualquer aspeto negativo em relação ao acidente é uma inspiração", sublinhou Mel.

O primeiro título de Greg Long aconteceu em 2012, ano em que também sofreu uma experiência traumática no famoso spot de ondas grandes de Cortes Bank, ficando mesmo à beira da morte. A juntar aos vários títulos conquistados em etapas do BWT, soma ainda o título do Quiksilver in Memory of Eddie Aikau 2009/10. Um currículo invejável e que o colocam no topo da hierarquia dos big riders mundiais.

O Big Wave Tour viu assim serem realizados três dos seis eventos programados para a temporada 2015/16. No Hemisfério Sul realizou-se o Quiksilver Cerimonial, em Punta de Lobos (Chile), sendo que o Billabong Pico Alto, no Peru, e o Puerto Escondido Challenge, no México, não foram para a água. Já no Hemisfério Norte realizaram-se o Pe'ahi Challenge, no Havai, e o Todos Santos Challenge, no México, ficando apenas por se realizar o Punta Galea Challenge, no País Basco.

Fonte: SurfPortugal

​ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURF E SKATE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR

Galerias | Mais Galerias