Grant Twiggy Baker vence o Puerto Escondido Challenge 2016
Na final, Baker superou o americano Greg Long, os brasileiros Pedro Calado e Carlos Burle, Will Skidin, de Nova York, e o havaiano Makuakai Rothman.
25/Jun/2016 - Redação Surfguru - Puerto Escondido - Oaxaca - México
Aos 43 anos, o sul-africano Grant Baker dominou as bombas de Puerto Escondido, no México, e sagrou-se campeão da primeira etapa do Circuito Mundial de Ondas Grandes de 2016. Com direito a um 10 unânime num tubaço, o surfista de Durban somou 27.50 pontos (7.50 + 10.00 x 2) para vencer o americano Greg Long (25.03), os brasileiros Pedro Calado (24.77) e Carlos Burle (16.87), o também americano Will Skudin (12.97) e Makua Rothman (7.66), do Havaí. O filho de Fast Eddie, machucou o peito e as costelas ao ser atingido pela prancha numa vaca.
"Ontem estava muito difícil, então eu não tive um bom desempenho, mas acabei passando. Hoje, quando acordei pela manhã, vi que o mar estava no meu tamanho preferido (12ft) em Puerto e fiquei muito feliz. Venho para cá há 20 anos e eu amo surfar aqui. As ondas estavam incríveis e eu queria agradecer a todos os locais por terem sido tão hospitaleiros, nos deixando muito à vontade. E para a minha mulher e meu bebê, que estão em casa, este troféu é para vocês" comemorou Grant Baker.
A temporada 2016/2017 do Big Wave Tour, que também tem a chancela da WSL, teve alerta verde na última sexta-feira, com tubos impressionantes, de 10 a 15 pés. O Brasil veio reforçado por duas forças de gerações distintas: o pernambucano Carlos Burle, campeão mundial na remada e no tow-in, de 48 anos, e o jovem carioca Pedro Calado, de 21.
"O evento foi incrível. É muito difícil de competir aqui porque a onda quebra em fundo de areia. Não quebra em um lugar só, portanto, é preciso remar bastante e ir em várias até achar a onda boa. É muito desgastante física e mentalmente. Estou muito feliz de ter competido na final e de ter surfado com o Calado, que já é uma lenda, um força da nova geração. Começar o ano com pódio é motivador. Foi um campeonato histórico, que vai ficar na minha memória como um dia especial. Estou morto, quebrado, mas valeu a pena." disse Carlos Burle.
"Foi legal também contar com a ajuda do Lucas Chumbinho, que me emprestou a prancha, e do Felipe Cesarano (conhecido como Gordo). Começar o ano com pódio é muito motivador. Foi um campeonato histórico, que vai ficar na minha memória como um dia especial." completou o big rider pernambucano.
Baker vive à procura de swells pelo mundo e está sempre na "ponte-aérea" entre África, Havaí, Austrália e São Francisco, nos Estados Unidos. Neste sábado, ele provou mais uma vez o seu domínio nas ondas pesadas de Puerto Escondido, domando bombas que chegaram a 7m. Em sua última investida, ele desapareceu em um tubo e recebeu a nota 10 de forma unânime para praticamente selar a vitória.
Calado se manteve em segundo lugar da bateria por um bom tempo, mas não encontrou a onda salvadora no fim. Quem percebeu a melhor da série nos instantes finais foi Greg Long, que assumiu a posição e jogou o jovem surfista para terceiro lugar. Burle tentou encontrar uma oportunidade, mas as condições eram extremas e ele terminou em quarto.
"Queria pedir desculpas, primeiramente, por não poder fazer parte do show. Dei o meu melhor... Tentei dar meu melhor. A prancha acabou atingindo as minhas costelas e me machucou, mas vamos parar de falar de lesão e vamos prestar atenção no que está acontecendo dentro da água" lamentou Makua, campeão mundial de ondas grandes em 2014.
O havaiano é o defensor do título da segunda de oito etapas do Tour, em Punta de Lobos, em Pichilemu, no Chile. A janela para a realização da competição vai de 17 de abril a 31 de agosto.
PUERTO ESCONDIDO CHALLENGE RESULTADOS DO SÁBADO
FINAL
1º Grant Baker AFS (7.50 + 10.00 x 2) 27.50 CAMPEÃO
2º Greg Long EUA (7.37 + 8.83 x 2) 25.03
3º Pedro Calado BRA-RJ (8.40 x 2 + 7.97) 24.77
4º Carlos Burle BRA-PE (3.33 + 6.77 x 2) 16.87
5º Will Skudin EUA (3.17 + 4.90 x 2) 12.97
6º Makuakai Rothman HAV (3.83 x 2) 7.66
SEMIFINAIS
S1: 1º Grant Baker AFS 26.34 2º Will Skudin EUA 16.07 3º Greg Long EUA 16.00 4º Kai Lenny HAW 14.74 5º Albee Layer HAW 13.41 6º Rogercin Ramirez MEX 10.83
S2: 1º Makuakai Rothman HAW 26.33 2º Pedro Calado BRA 21.01 3º Carlos Burle BRA 17.27 4º Jimel Corzo MEX 14.83 5º Jamie Mitchell AUS 13.74 6º Rusty Long EUA 11.46
ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURF E SKATE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR