#surf #atletas 

Grandes finais marcaram o início do Semillero Olas Pro Tour

04/Set/2024 - CRS comunicação

No último domingo, 1º de setembro, as lendárias ondas do point break da antiga Ilha Alacran, em Arica, Chile, foram palco do primeiro encontro do Semillero Olas Pro Tour 2024/2025. O evento reuniu alguns dos melhores surfistas da Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia e Costa Rica, que competiram em dois dias repletos de emoção e adrenalina. Famílias de diferentes países compareceram em peso para assistir ao desfecho dessa emocionante competição, saindo satisfeitas com o espetáculo.

Na grande final da categoria sub-18 masculina, o peruano Alejandro Bernales sagrou-se campeão ao dominar a bateria do início ao fim, com um surf poderoso e agressivo, Bernales conquistou o título com um total de 11,25 pontos, coroando-se o novo campeão da categoria.

No sub-18 feminino, a chilena Isidora Bulto, que entrou na final como favorita, mostrou alto nível e determinação ao longo de toda a competição. Embora tenha enfrentado adversárias experientes, sua excelente escolha de ondas e gestão de tempo lhe renderam 11,40 pontos e o primeiro título da temporada.

Na categoria sub-16 masculina, o argentino Facundo Ruggiero surpreendeu e dominou a final com um ataque poderoso de backside, levando o ouro com sólidos 12,50 pontos.

Já no sub-16 feminino, a peruana Brianna Barthelmess, atual tricampeã, confirmou seu favoritismo até o final da bateria. Com um surf seguro, potente e arriscado, Barthelmess sagrou-se a grande campeã desta primeira etapa.

No sub-14 masculino, o brasileiro Keoni Renno impressionou desde o início do campeonato com sua técnica apurada de backside, velocidade e controle. Em uma bateria acirrada, Renno soube administrar sua vantagem sobre os adversários, garantindo a medalha de ouro e pontos importantes para o ranking.

Na final feminina do sub-14, a peruana Valentina Escudero surpreendeu ao vencer sua compatriota e favorita Brianna Barthelmess. Com um surf forte de backside, Escudero conquistou o lugar mais alto do pódio.

Na categoria sub-12 masculina, o chileno Romano Menichetti, atual campeão, travou uma disputa acirrada e conseguiu as ondas e os pontos necessários para garantir sua primeira vitória no circuito.

No sub-12 feminino, a peruana Antonella Caballero mostrou porque é considerada um dos grandes nomes do surf peruano, ao alcançar uma excelente pontuação com suas duas melhores ondas e conquistar o título.

Por fim, na categoria sub-10 masculina, o brasileiro Gustavo Frutuoso superou o peruano Ismael Alcantar e o também brasileiro Nelson Nagata. Apesar da pouca idade, todos os competidores impressionaram o público ao demonstrar técnica e habilidade nas desafiadoras ondas de Arica.

Campeões da 1ª etapa do Semillero Olas Pro Tour América 2024/2025

Masculino

Sub 18

1 - Alejandro Bernales (Peru)

2 - Kailani Renno (Brasil)

3 - Jeremy Chucky (Chile)

4 - Thiago Passeri (Argentina)

Sub 16

1 - Facundo Ruggiero (Argentina)

2 - Keoni Renno (Brasil)

3 - Bastian Arevalo (Peru)

4 - Luca Chipoco (Peru)

Sub 14

1 - Keoni Renno (Brasil)

2 - Facundo Ruggiero (Argentina)

3 - Santiago Tejerina (Peru)

4 - Andres Majluf (Chile)

Sub 12

1 - Romano Menichetti (Chile)

2 - Tadeo De La Fuente (Peru)

3 - Gustavo Frutuoso (Brasil)

4 - Ismael Alcantara (Chile)

Sub 10

1 - Gustavo Frutuoso (Brasil)

2 - Ismael Alcantara (Chile)

3 - Nelson Nagata (Brasil)

Feminino

Sub 18

1 - Isidora Bulto (Chile)

2 - Brianna Barthelmess (Peru)

3 - Chiara Bagoni (Chile)

4 - Katya Wirsch (Argentina)

Sub 16

1 - Brianna Barthelmess (Peru)

2 - Katya Wirsch (Argentina)

3 - Isidora Bulto (Chile)

4 - Lanay Thompson (Brasil)

Sub 14

1 - Valentina Escudero (Peru)

2 - Brianna Barthelmess (Peru)

3 - Matilda Bulto (Chile)

4 - Antonella Caballero (Peru)

Sub 12

1 - Antonella Caballero (Peru)

2 - Colomba Melus (Chile)

3 - Emma Neumann (Chile)

4 - Josefa Melus (Chile)

5 - Antonella Monroy (Chile)