#session #surf 
Hawaii - Estados Unidos

Grande Tubarão Branco de quase 6 metros fotografado no Hawaii

Curtis Lum do Honolulu Advertiser

Quando Jimmy Hall percebeu que estava a meio metro de um grande tubarão branco, ele não nadou para longe. Em vez disso ele nadou com a besta, ele até o alcançou e o tocou. "Tem sido um sonho meu por muitos, muitos anos nadar com um tubarão branco e eu o realizei. E o fiz com um do maiores que eu jamais vi, mesmo em fotografias," Hall disse.

Maverick Burns do Hawaii Surf News disse que Grandes Tubarões Brancos sempre foram vistos no Havaí, mas não haviam provas concretas até agora, com este relatório confirmado em vídeo, fotografias, e uma jaula cheia de testemunhas.

Hall é o capitão da Hawai'i Shark Encounters, uma companhia de excursão baseada em Haleiwa. A companhia leva turistas a cinco kilômetros do litoral, onde ficam duas horas em uma jaula, esperando para ver os tubarões. Na quarta-feira, as pessoas da jaula começaram gritar por causa do tubarão enorme que eles viam," Hall disse.

"Logo que começaram gritar, nós vimos esta forma incrível surgindo. Era tão grande que eu sequer nem pensei que pudesse ser um tubarão. Hall rapidamente compreendeu que observava um grande tubarão branco de 5 a 6 metros, fêmea, um das criaturas mais temidas do mar. Ele disse que foi a primeira vez, desde que entrou no negócio de mergulhar com tubarões, que um grande branco apareceu.

Hall não quis perder esta oportunidade, então pulou na água. Mas depois de alguns minutos foi que ele decidiu sair da jaula de alumínio e se aproximar do tubarão. Hall disse que ele chegou perto o suficiente para tocar o tubarão "muitas vezes." "Fiquei espantado, não petrificado, e foi uma grande emoção, ao perceber o quanto especial era isto," disse. "Mas você não iria encarar algo tão grande e não ficar espantado."

John Naughton, um biólogo e perito em tubarão do Serviço Nacional de Pesca, viu o vídeo do encontro com o tubarão e disse "era um animal muito magnífico." Naughton calculou que o tubarão teria pelo menos 5 metros. Disse que o maior grande branco já registrado tinha 7 metros. Hall disse que o tubarão fêmea estava muito tranqüila. Nos 45 minutos que o tubarão esteve por lá, se esfregou contra o barco e a jaula várias vezes. "Soa ridículo dizer, mas pareceu realmente amigável, se esfregando contra o barco, mas nunca realmente agressivo."

A presença do tubarão animou o grupo de excursão, mas Hall disse que eles rapidamente se aquietaram. "Eles entenderam que o que eles viam, era algo realmente, realmente especial," Hall disse. Um dos passageiros Richard Parry disse, "esperávamos ver alguns tubarões locais, talvez um martelo ou um tigre se tivermos sorte, e então repentinamente todos estes tubarões desapareceram, e esta garota que estava na jaula gritou, 'Oh, meu Deus, é o maior tubarão que eu jamais vi,' " Parry disse.

"Pensamos que ela exagerava, disse o guia da excursão, 'pensava que era um bebê de baleia jubarte.' E então ele olhou e disse, 'Oh, meu Deus, é um grande branco.' " Parry rapidamente pulou na jaula. Richard Parry disse que ele não teve medo de estar na água. "Minha reação inicial era de assombro, e um pouquinho de, 'Esta coisa está um comedor de homens.' Mas eu não me senti ameaçado," disse.

Não como Hall, no entanto, Richard nunca considerou sair da jaula e se aproximar do tubarão. "você pensa, 'Não, eu não farei isso,' " disse.

Naughton disse que grande brancos são raros porque preferem águas frias, e não há uma fonte concentrada de alimento como há no norte da Califórnia, onde focas migram. Disse que houve muitas avistagens de brancos aqui por vários anos, mas a filmagem de quarta-feira "é das melhores que eu jamais vi."

Links Relacionados:

veja a matéria completa

Galerias | Mais Galerias