Grande Procura de Dispositivos Anti-tubarão em Maui Após Ataques
A população tem esgotado os estoques das lojas, que vendem os dispositivos eletrônicos que afirmam espantar tubarões com impulsos elétricos, após a onda de ataques do ano passado no Hawaii
29/Jan/2014 - Audrey McAvoy , Associated Press - Maui Costa Norte - Hawaii - Estados UnidosUma onda de ataques de tubarão em Maui em relação ao ano de 2012, incluindo dois fatais, não impediu as pessoas de surfar e nadar nas águas quentes do oceano que circundam a ilha Havaiana, mas tem estimulado as vendas de dispositivos que pretendem manter longe os tubarões, emitindo um pulso elétrico.
"Eles simplesmente não conseguem fazer essas coisas rápido o suficiente", disse o proprietário da loja Hawaiian Island Surf & Sport, Dennis O'Donnell, que mantém uma lista de espera para os produtos e vende tudo logo que ele é reabastecido.
Usuários prendem os dispositivos aos seus tornozelos, roupas de neoprene ou pranchas de surf. Alguns são aproximadamente do tamanho de um relógio de grandes dimensões, outros do tamanho de uma carteira. Eles variam de preço de $ 399 a $ 649.
Alguns especialistas dizem que os dispositivos para espantar tubarões podem ajudar em alguns casos, mas é questionável se eles vão repelir tubarões grandes.
Com ou sem os dispositivos, as pessoas precisam se lembrar que eles estão assumindo um risco quando entram em águas habitadas por grandes predadores como tubarões, disse George Burgess, diretor do Programa da Flórida para Pesquisa de Tubarões.
"Não é igual a ir para a piscina de um clube ou do hotel ", disse Burgess.
O pico de vendas vem depois de oito ataques de tubarões nas águas de Maui no ano passado. Em todo o estado, houveram 14 ataques em 2013. Houveram 11 ataques no Havaí em 2012 e três em 2010.
Em agosto, uma turista alemã morreu uma semana depois que um tubarão arrancou o seu braço. Em dezembro, um homem pescando em seu caiaque morreu depois que um tubarão mordeu o pé que estava pendurado na água.
A última vez que alguém foi morto por um tubarão em águas Havaí antes disso foi em 2004.
Sterling Kaya, dono da loja de material de pesca de Honolulu, Hana Pa'a Fishing Co., disse que usou um dispositivo uma vez enquanto estava praticando caça submarina nas Ilhas Marshall.
Sem ele, os tubarões comeriam a captura, ele e seus companheiros pescadores amarraram o dispositivo a uma bóia enquanto pescavam, disse Kaya. Os tubarões se afastaram quando o dispositivo foi ligado.
Carl Meyer, pesquisador de tubarões no Instituto de Biologia Marinha do Havaí, disse que os dispositivos podem reduzir o risco de uma mordida de tubarão, mas não irão eliminá-lo, advertindo que há estudos independentes e revistos que foram realizados sobre a sua eficácia.
Burgess disse que as únicas pessoas que precisam dos dispositivos são aqueles cujos empregos os colocam regularmente em contato direto com os tubarões. As pessoas que mergulham para coletar abalone ou esponjas em lugares onde os tubarões são muito comuns podem se enquadrar nesta categoria, disse ele.
Caçadores submarinos também podem se beneficiar, porque eles estão mergulhando com peixes sangrando que podem atrair tubarões. Mas ainda há uma questão, saber se o campo elétrico liberado pelo dispositivo vai repelir os peixes que estão tentando arpoar, disse Burgess.
Burgess também é cético se os dispositivos efetivamente detêm grandes tubarões, que tendem a ser os tipos envolvidos em ataques fatais a seres humanos - como o tigre, o branco ou tubarões cabeças chata.
Mesmo assim, ele observou, as chances de ser mordido por um tubarão são minúsculas. As pessoas são muito mais propensas a se afogar, ou de ter um ataque cardíaco na água do que serem atacadas por um tubarão, disse ele.
Reportagem traduzida do orginal da ecnmag.com
Links Relacionados:
OS DEZ PIORES LOCAIS DE ATAQUE DE TUBARÃO DO MUNDO
DOIS ATAQUES DE TUBARÃO NO MESMO DIA NO HAWAII
SURFISTA ATACADO POR TUBARÃO NA BIG ISLAND DO HAWAII
SURFISTA EX BOXEADOR ESPANCA TUBARÃO E ESCAPA DE ATAQUE NO HAVAÍ
ESDS - Electronic Shark Defense System