#amador #competições 

Goofies levam a melhor na etapa decisiva do Circuito Arpoador Surf Club 2012

A associação dos surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club – ASC realizou neste sábado (24/11), em parceria com a Osklen Surfing, e com o apoio de The Bar Surfshop, Trinta Pés, Soul Traveler, a 5ª e última etapa do Circuito Arpoador Surf Club 2012

28/Nov/2012 - Arpoador Surf Club - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

As previsões se confirmaram e a nova ondulação de Sudeste bombou ondas em torno de 1 m / 1,5 m e ótima formação no Arpex. Durante a maior parte do dia o vento ENE de fraca intensidade deixou as condições perfeitas para os atletas se divertirem e mostrarem o que sabem fazer em cima de uma prancha. Por volta de 15:20 h, quando a bateria final LEGENDS entrou na água, um forte vento sudoeste entrou mexendo o mar e tornando as ondas difíceis, apesar de continuarem muito consistentes. Os atletas deram um show de surfe e os campeões do ano foram definidos em finais emocionantes.

Open

Dos quatro surfistas que ainda tinham chances de se sagrarem campeão do circuito, o único que não se classificou para a final foi o Bruno Coutinho, vencedor da última etapa. Assim, a disputa ficou entre Rafael Cury (líder), Ian Cosenza (vice-líder) e Pablo Becker (3º). Se juntaram a eles na final o surfista revelação do Cantagalo, Jeferson Almeida, o Quengão, e Leonel Brizola, vencedor da 2ª etapa. Devido ao formato da competição, o favorito ao título da etapa e do circuito era Ian Cosenza, já que ele levou para a final uma nota 6,75 (média das duas melhores da 1ª fase), enquanto seus adversários diretos tinham 4,58 (Rafinha) e 3,33 (Pablo). Ou seja, o Rafinha e o Pablo tinham que superar o Ian, em apenas uma onda, em 2,17 e 3,42 pontos, respectivamente. Tarefa dificílima, considerando a regularidade do Ian no Arpoador.

Na final, os surfistas com posicionamento regular tiveram muita dificuldade de lidar com o forte vento sudoeste, e a disputa ficou polarizada entre os goofies Ian e Rafinha. Quem vencesse a etapa seria o campeão do ano. Ian surfou muito bem, conseguindo executar fortes manobras nas junções, mas, o Rafinha deu um show de raça e técnica nas difíceis condições, e arrancou uma nota 9 na sua melhor onda, superando o Ian em meio ponto na pontuação final da etapa, e em 45 pontos no ranking final (1400 contra 1355), se sagrando o grande campeão de 2012.

Master

Após protagonizarem um show na 4ª etapa, Fabiano Passos e Eduardo Chalita levaram a disputa do título para a final da etapa decisiva. Na final, assim como aconteceu na categoria Open, os surfistas de posicionamento regular não conseguiram desempenhar como esperado devido ao forte vento sudoeste. Foram os goofies Chalita e Fernandinho do Leme que se destacaram, com notas 8 e 6,83, respectivamente. Com este resultado, Chalita venceu a etapa e o circuito, obtendo a pontuação perfeita de 1500 (somando 3 vitórias). Completaram a final o vencedor da 3ª etapa, Luis Leal (5º), e Leo Leite (4º).

Legends Longboard

Com a desclassificação do líder, Roni Veloso, na primeira semifinal, o único que ainda tinha chance de ultrapassá-lo era Roberto Coelho, que venceu as duas etapas em que participou. E Coelho aproveitou a oportunidade, se classificando para a final e ficando em 3º lugar. Quem venceu a etapa com muita competência foi Luiz Henrique Guingo, sua segunda vitória no ano. Em segundo ficou Otavio Pacheco, que esbanjou estilo nas esquerdas do Arpex. Completaram a final Mauro Levy (4º), Gian Cacciola (5º) e Gagoo (6º).

Feminino

A líder Monika Takaki não compareceu e abriu espaço para Ariane Mateik, que tinha que ganhar a etapa para tirar o título da Monika. E foi o que aconteceu. Ariane teve sua melhor performance no ano, fez a melhor nota da final e não deixou dúvidas quanto a sua vitória. Em segundo ficou Érica Prado e em terceiro a surfista de Arraial, Kamila Vidal, ambas fazendo suas estreias no circuito.

Mirim

O líder, Gabriel Mureb, e o vice-líder, Keko, disputaram o título da etapa e do circuito na final, onda a onda. Ambos surfaram muito bem, deixando para trás Pedro Ribeiro (3º), Thomas Metsavaht (4º), e João Felipe Secco (5º). No fim, Gabriel Mureb, que obteve nota 6,67 em sua melhor onda, venceu a etapa e se sagrou merecidamente o campeão Mirim do ASC 2012.

Iniciante

Com o campeão do circuito já definido na etapa anterior (Pedro Osório), a emoção ficou por conta da disputa do título da etapa. E essa disputa foi acirrada entre João Jacques e Vitor Ferreira, este último já tendo sido destaque em etapa anterior do ASC (3ª), quando venceu duas categorias. A melhor nota desta final foi obtida por João (9,17), uma excelente esquerda surfada de maneira quase que perfeita pelo surfista de posicionamento regular. Porém, a maior regularidade de Vitor, que conseguiu duas boas ondas, acabou dando a vantagem para o goofie-footer do Recreio. Em terceiro ficou Theo Gam Bial, em quarto Felipe Metsavaht e em quinto João Pedro.

Infantil

Na categoria para atletas de até 12 anos, o público ficou apreensivo quando os atletas foram varridos por uma série das grandes que quebrou atrás do Pontão. Mas, a garotada segurou a respiração, superou o medo, e voltou para o outside para a disputa do título da etapa, já que o título do circuito já estava definido (com Mancini de Souza se sagrando campeão). A garotada mandou muito bem, mas, o grande destaque ficou por conta da atleta Valentina Bertrando, que se posicionou no Pontão e pegou as maiores ondas. Valentina foi valorizada por isso e acabou superando Pikachú (2º), Marcos França (3º), Bernardo Bordovsky (4º) e Douglas DDD (5º).

E na contagem final, os surfistas de posicionamento goofie (pé direito na frente) levaram a melhor sobre os regulars, com um placar de 5 x 2, acirrando a rivalidade para 2013...

Agradecimentos

O Arpoador Surf Club agradece a todos que nos ajudaram a viabilizar esse circuito: o patrocinador Osklen Surfing, os apoiadores The Bar Surfshop, Trinta Pés, e Soul Traveler. Agradecemos ainda ao apoio institucional da Subprefeitura da Zona-Sul (subprefeito Bruno Ramos), da FESERJ (presidente Abílio Fernandes), e da E-Brigade. E, por fim, agradecemos a nossa equipe de trabalho, os atletas, fotógrafos, e toda a galera local que apoiou e prestigiou o nosso trabalho em 2012. Muito obrigado!

Em breve estaremos convocando a todos para a festa de encerramento do circuito, onde faremos a premiação da 5ª etapa e dos campeões de 2012. Aguardem!

Confira os resultados completos (de todos os atletas) e as notas das baterias em: http://www.arpoadorsurfclub.com/calendario/

Confira os rankings completos na seção Rankings do site da associação: http://www.arpoadorsurfclub.com/ranking/