#surf 
Zarautz - País Basco - Espanha

Gony Zubizarreta & Carol Henrique vencem o Zarautz Pro QS

@WSL Nicolas Leroy

Zubizarreta ganha novamente após vitória na caparica enquanto Henrique faz sua primeira vitória no QS

Zarautz, País Basco - Gony Zubizarreta e Carol Henrique conquistaram os títulos do Zarautz Pro de 2017 em um emocionante dia d e finais no País Basco.

A competição retomou esta manhã com as quartas de final para culminar com as coroações de Zubizarreta e Henrique em frente a multidões que assistia essa tarde o veneto. Jorgann Couzinet (FRA), de 23 anos, começou forte na final masculina com duas vitórias sólidas e teve um forte aperto na lidereança. Mas enfrentou um Zubizarreta mais paciente que esperou pelas ondas boas e marcou um surpreendente 8,90 assim que a oportunidade apareceu.

Mais tarde, o surfista da Galiza virou o heat com uma pontuação de back-up de 7,60 e controlou a bateria a partir daí. Apesar das repetidas tentativas do francês, Zubizarreta finalmente conseguiu uma segunda vitória em Zarautz, oito anos depois do seu primeiro.

"Estou na lua", disse Zubizarreta, extasiado. "Depois de vencer em Caparica eu me senti muito bem e super confiante no meu surf, e é sempre um prazer vir para Zarautz, alguns dos meus melhores amigos são daqui e eu venho aqui desde sempre, é como uma segunda casa. " Durante todo o evento, o Zubizarreta pareceu muito firme sem dificuldades umas heat as outro, para finalmente conseguir uma segunda vitória logo após a sua vitória em Portugal na semana passada em Caparica.

Ele agora se sente confortavelmente no topo da classificação europeia após quatro eventos. "Eu estava apenas desfrutando o momento com Aritz (Aranburu), Hodei (Collazo) e todos os meninos", continuou ele.

"Jorgann começou com duas boas pontuações e eu realmente pensei que iria ficar pra tras, mas fiquei paciente e finalmente peguei minhas ondas." O atual  No.2, Couzinet chegou à final pela segunda vez nesta temporada, mas mais uma vez ficou aquém para reivindicar uma primeira vitória. O nativo da Ilha da Reunião teve uma campanha muito impressionante em Zarautz, com cinco vitórias consecutivas nas baterias com pontuações quase perfeitas, incluindo a maior do evento, um 9,93 em sua quarta-final esta manhã.

"Estou definitivamente muito feliz com minhas três vitórias acima de 17 pontos, infelizmente a final foi diferente", comentou Couzinet. "Eu estava frustrado apenas por não ter mais ondas depois que Gony pegou a bomba, eu simplesmente queria continuar a surfar e mostrar minhas habilidades, mas é assim que é. Gony é um surfista muito legal, muito positivo e estou empolgado, tenho que surfar uma final contra ele.

Ele agora terá a oportunidade de testar-se , dois atletas CT na próxima semana em Portugal. "Eu costumo surfar muito melhor quando estou enfrentando atletas que são mais fortes, então estou realmente ansioso para surfar em Santa Cruz na próxima semana", acrescentou. "Se você quer ser o melhor você precisa vencer o melhor, eu não tenho medo de surfar contra ninguém, eu só sei que preciso fazer o meu melhor para ter uma chance."

Carol Henrique não desperdiçou tempo na final das mulheres, marcou um 8.43 excelente em uma onda de abertura para aplicar a pressão em sua oponente no começo. Por outro lado, Maud Le Car (FRA), de 24 anos, teve dificuldade em encontrar o seu ritmo e optou por surfar algumas ondas médias que não ofereceu oportunidades de pontuação. A surfista portuguesa continuou a construir o seu back-up pontuação e colocar Le Car em uma situação de quase-combinação, precisando de um 9,36 para roubar a liderança.

Em última análise,a surfista francêsa fiocu sem mais oportunidades para marcar uma pontuação maior e Henrique saiu com sua primeira vitória na  turnê WSL. "Estou super feliz por finalmente ganhar um evento", afirmou Henrique. "Hoje foi incrível, minha semifinal contra Justine (Dupont) foi super difícil e eu sabia que precisava trabalhar duro.

Maud também é uma boa surfista e estou super feliz por ter vencido contra as duas ". A atual líder na corrida pelo título QS europeu, Henrique deixa Zarautz US $ 10.000 mais rica, uma soma que certamente desempenhará um papel importante em sua campanha de qualificação nesta temporada.

"Sem um grande patrocinador é muito difícil seguir toda a turnê, e felizmente tenho o apoio da minha família", continuou ela. "Agora com este dinheiro eu vou ter recursos para ir a alguns mais eventos assim que é realmente emocionante. Esta vitória é muito especial para mim e fiquei feliz por ter Camilla (Kemp) comigo aqui para compartilhar esse momento, e eu estou pensando em meu irmão e minha família agora.

" Maud Le Car parecia um pouco intrigada em sua final e não conseguiu selecionar as ondas certas para realizar suas notas. Ela já tinha mantido um nível muito alto de desempenho e marcou excelentes pontuações em cada heat. Seu segundo lugar hoje marca seu melhor resultado da temporada de 2017 até agora.

QS Masculino Europeu Top 5:

1 - Gony Zubizarreta (ESP)

2 - Jorgann Couzinet (FRA)

3 - Vasco Ribeiro (PRT)

4 - Pedro Henrique (PRT)

5 - Jonathan Gonzalez (CNY)

Women's Europeu QS Top 5:

1 - Carol Henrique (PRT)

2 - Justine Dupont (FRA)

3 - Garazi Sanchez-Ortun (EUK)

4 - Camilla Kemp (PRT)

5 - Cavaleiro da Peônia (GBR)

Alguns dos melhores atletas do QS vão agora passar para Portugal para a próxima Pro Santa Cruz pres. Por Oakley, um evento masculino QS3,000, enquanto as mulheres terão alguns dias antes de seu próximo evento no Japão. O Pro Zarautz é apoiado por Euskadi - País Basco, Zarauzko Turismo Bulegoa, Gipuzkoako Foru Aldundia e Naiz: entre outros.

RESULTADOS FINAIS DO PRO ZARAUTZ:

1 - Gony Zubizarreta (ESP) 16,50

2 - Jorgann Couzinet (FRA) 14,50

PRO ZARAUTZ RESULTADOS FINAIS PARA MULHERES:

1 - Carol Henrique (PRT) 16,13

2 - Maud Le Car (FRA) 13,17

PRO ZARAUTZ HOMEM SEMIFINAL RESULTADOS:

SF 1: Jorgann Couzinet (FRA) 14,63 def. Jonathan Gonzalez (CNY) 13,34

SF 2: Gony Zubizarreta (ESP) 13,00 def. Vasco Ribeiro (PRT) 10.66

PRO ZARAUTZ RESULTADOS SEMFINIAIS DA MULHER:

SF 1: Carol Henrique (PRT) 13,13 def. Justine Dupont (FRA) 12,27

SF 2: Maud Le Car (FRA) 15,26 def. Camilla Kemp (PRT) 10.57

PRO ZARAUTZ RESULTADOS DOS HOMENS:

QF 1: Jonathan Gonzalez (CNY) 13,00 def. Vincent Duvignac (FRA) 10.03

QF2: Jorgann Couzinet (FRA) 17,53 def. Adrien Toyon (FRA) 13,96

QF 3: Vasco Ribeiro (PRT) 14,33 def. Mateus Herdy (BRA) 11,67

QF 4: Gony Zubizarreta (ESP) 15,07 def. Titouan Boyer (FRA) 9,60

PRO ZARAUTZ RESULTADOS DO QUARTO-FINAL DA MULHER:

QF 1: Justine Dupont (FRA) 12,93 def. Alizé Arnaud (FRA) 12,50

QF 2: Carol Henrique (PRT) 16,50 def. Garazi Sanchez-Ortun (EUK) 10,00

QF 3: Maud Le Car (FRA) 14,50 def. Lee Ann Curren (FRA) 13,44

QF 4: Camilla Kemp (PRT) 10,33 def. Marissa Shaw (EUA) 6,50

Fonte: http://www.worldsurfleague.com/

Galerias | Mais Galerias