#surf #negócios #tecnologia #atletas #surfguru 

Gnars DAO: proliferando a arte dos esportes radicais

Críscia Cesconetto - Equipe Surfguru

Conheça essa iniciativa que apoia atletas e criadores de conteúdos de esportes radicais através da web3

Imagine uma comunidade de atletas e criadores de conteúdo, que está revolucionando a maneira como os esportes radicais, como o surf, skate, ski, vôo livre e vários outros, são apoiados. A Gnars DAO, é uma organização que está liderando essa mudança, se tornando a verdadeira “Redbull da web3”, fornecendo apoio financeiro e social a atletas e criadores de conteúdo que estão moldando o cenário dos esportes radicais nessa nova era digital. Por meio da tecnologia blockchain e de um modelo de negócios colaborativo, a Gnars DAO está construindo um futuro onde a paixão pelos esportes radicais encontra a inovação da Web3, tudo isso impulsionado por uma abordagem coletiva e inclusiva.

 

Organização Autônoma Descentralizada (DAO): o que é isso?

Antes de nos aprofundarmos na Gnars DAO, vamos entender um termo importante: DAO. Do inglês Decentralized Autonomous Organization, uma DAO nada mais é do que uma comunidade composta por pessoas e essas pessoas governam essa comunidade de acordo com seu poder de voto. E esse poder é gerido por um token (que nesse caso pode ser uma moeda, ou um nft, por exemplo). Quem tem mais tokens tem mais poder de voto e maior poder sobre a governança da comunidade e vice-versa. 

Sendo assim, todos têm voz e podem tomar decisões importantes juntamente com outras pessoas. A decisão nunca está centralizada em apenas uma pessoa, um “chefe”, mas sim em várias. Isso se chama "descentralização" e está mudando a maneira como as coisas são feitas!

Sendo assim, qual é a ideia da Gnars?

No caso da Gnars, a comunidade é composta por atletas e criadores de conteúdos de esportes radicais - skatistas, surfistas, esquiadores, paraquedistas, mergulhadores, tem de tudo um pouco - que se autofinanciam! Como?

Para fazer parte da Gnars e ter direito a voto nas tomadas de decisões, você precisa ter um GNAR, ou seja, um NFTs da Gnars, que são itens colecionáveis digitais exclusivos. Todo dia são gerados vários GNARs e cada um deles é colocado à venda. Todo o dinheiro arrecadado vai direto para o tesouro da GNARS, que é usado para financiar e apoiar pessoas que criam conteúdo sobre ou que praticam esportes radicais, como você! 

E quem decide o que vai ser feito com esse dinheiro? Cada GNAR equivale a um voto, então quanto mais NFTs você tem, maior será o seu poder de voto. Dentro da comunidade, as pessoas podem propor ideias e projetos, que serão votados pela própria comunidade. Quando uma proposta ganha o suficiente de votos, aquela ideia é financiada e o dinheiro é transferido direto para a conta da pessoa que submeteu a proposta. Se quiser entender melhor como funciona a Gnars de um jeitinho mais dinâmico em forma de vídeo, assiste esse video!

Também temos o mesmo conteúdo publicado no nosso instagram. Dá uma olhada aqui: Reels (PT-BR); Reels (EN) e resumido nesse carrossel (PT-BR).

E pra completar, se liga que, para poder submeter uma proposta, você tem que ter pelo menos 12 GNARs e a gente te explica agora como faz pra você ter os seus.

Como conseguir seus NFTs da Gnars e fazer parte da comunidade

Há duas maneiras: a primeira delas é através do OpenSea, que funciona como uma loja virtual onde você pode comprar esses NFTs. Para comprar você precisa ter uma carteira de criptoativos e ter a criptomoeda Ether na sua carteira. Nós criamos um conteúdo explicando direitinho como fazer pra comprar, é só assistir aqui.

Você pode assistir esse vídeo também no instagram ou resumidamente nesse post.

E o outro jeito de comprar é através do leilão no próprio site da Gnars. Aqui você também precisa ter uma carteira e a criptomoeda Ether. Aqui você tem bém consulta um tutorial explicando melhor como o leilão funciona!

Ou você pode assistir esse vídeo também pelo Instagram ou ver o mesmo conteúdo resumidamente nesse post.

Envolva-se na comunidade

A Gnars DAO está realmente fazendo história, redefinindo a forma como a tecnologia e a paixão pelos esportes radicais se conectam! Não é apenas uma questão de dinheiro, mas de criar uma comunidade forte que apoia e dá poder a atletas e criadores de conteúdo, provando que o futuro dos esportes radicais ainda tem muito a crescer e que não há apenas uma alternativa nesse caminho.

Faça parte e ajude a comunidade a crescer! No Discord da Gnars você vai encontrar um espaço comunitário onde os atletas e criadores se conectam, trocam ideias, discutem projetos e propostas e se ajudam mutuamente todos os dias. Nos vemos por lá!

 

Galerias | Mais Galerias