#surf #tecnologia #notícias 

Gnars DAO: A revolução dos esportes radicais através da web3

Críscia Cesconetto - Equipe Surfguru

Iniciativa apoia atletas e criadores de conteúdo de esportes radicais por meio da tecnologia blockchain e governança descentralizada

Se você pratica algum esporte radical (qualquer um mesmo… surf, skate, skii, vôo livre, pára-quedas, patins, snowboard, etc), cria conteúdo sobre isso e está em busca de apoio, essa comunidade é para você! A Gnars é uma comunidade na web3, formada por entusiastas dos esportes radicais, e que está revolucionando a forma de apoio a atividades relacionadas a diversos esportes radicais. 

Pra ficar um pouco mais fácil de entender, a Gnars funciona como a "Redbull da Web3". Eles oferecem suporte financeiro e social a atletas e criadores de conteúdo de esportes radicais, utilizando blockchain como um modelo de negócios colaborativo, usando de uma abordagem inclusiva, coletiva e transparente.

O que é uma DAO?

Para entendermos como a Gnars funciona, temos que entender o que é uma DAO (uma Organização Autônoma Descentralizada). Ela é considerada autônoma  porque a comunidade opera com base em contratos inteligentes e isso faz com que ela funcione por conta própria. E ela é descentralizada pois ela é gerida coletivamente por seus membros, onde as decisões são tomadas com base no poder de voto proporcionado por tokens. Ou seja, não é apenas uma pessoa que toma as decisões (ninguém tem controle absoluto da governança da comunidade), mas todos que possuem tokens podem ajudar a tomar decisões.

Como funciona?

A Gnars DAO é composta por atletas e criadores de conteúdo de esportes radicais que se autofinanciam vendendo NFTs chamados GNARs, o token utilizado no modelo de governança da comunidade. Todos os dias, vários NFTs diferentes e com traços únicos são gerados, leiloados e vendidos. O dinheiro arrecadado vai para o tesouro da Gnars, que é usado para apoiar a comunidade, seus membros e seus projetos.

Cada GNAR equivale a um voto na DAO, permitindo que todos que possuam pelo menos um desses NFTs possam votar e submeter propostas para decidir como o dinheiro arrecadado através da venda dos NFTs será usado. Qualquer pessoa (que possua pelo menos dezoito GNARs) pode propor ideias para o uso dos fundos, e todos que possuem GNARs podem votar para aprovar ou rejeitar essas propostas.

Quando uma proposta é aprovada, ela automaticamente recebe financiamento. Esse modelo de governança descentralizada dá à comunidade o poder de decidir como os recursos são utilizados.

E o que pode ser feito com esse dinheiro?

Literalmente qualquer projeto que envolva esportes radicais podem receber financiamento. Patrocínio de atletas (não precisa ser profissional!), viagens, produção de conteúdos, construção e reforma de pistas de skate, manutenção e limpeza de praias, financiar projetos sociais que usam o esporte como forma de inclusão, as possibilidades são infinitas e temos o poder de fazer a diferença! Basta ter boas ideias e criatividade para que os recursos sejam investidos de forma consciente e de forma que represente a essência da Gnars. 

Esse modelo de organização (autônoma e descentralizada) faz da Gnars uma comunidade transparente, que acredita na comunicação aberta e responsabilidade, onde todos participam e ficam sabendo como os recursos estão sendo investidos.

Participe da comunidade

A Gnars DAO está redefinindo e mudando o cenário dos esportes radicais e como eles se conectam com a inovação tecnológica da Web3, unindo atletas e criadores de conteúdo através de um modelo de governança descentralizado. Não é só sobre dinheiro, mas sobre criar uma comunidade colaborativa e forte que apoia e empodera atletas, praticante de esportes radicais e criadores de conteúdo. 

O primeiro passo para se conectar com a comunidade é entrando no Discord da Gnars, conhecendo os membros, e se familiarizando com os projetos e propostas que estão sendo submetidas, aprovadas e executadas. No Discord, a comunidade troca ideias, discute projetos e se ajuda diariamente.

Ao longo dos próximos meses vamos trazer uma série de conteúdos explicativos sobre a Gnars, sobre como fazer parte da comunidade e se engajar, submeter propostas, ser patrocinado, e muito mais!

Bora com a gente ajudar a comunidade e crescer? 

Mahalo!!