#tubarões #ataques 

Gaúcho Pode Ter Sido Mordido por Tubarão em Santa Catarina

O incidente ocorrido no último sábado, 24, numa praia de Farol de Santa Marta deixou marcas no pé de Lucas Bofill quando ele surfava sozinho no final da tarde. Se comprovado este poderá ter sido o primeiro registro de um ataque de tubarão no litoral de Sa

29/Mai/2014 - Surfguru - Laguna - Santa Catarina - Brasil

Após uma semana de recuperação, o gaúcho de Porto Alegre está voltando aos poucos às suas atividades. Com quase 20 anos de surfe, ele já passou boa parte de sua vida nesta praia, aonde a sua família tem casa há mais de 40 anos, e afirma nunca ter presenciado uma situação dessas, nem ele nem ninguém de sua família.

Ele estava na água sozinho quando passou por um cardume e sentiu um desconforto no pé, após sentir alguma coisa bater nele. Logo em seguida ele viu o sangue e resolveu sair da água.

Para sua surpresa e de seus amigos, o ferimento no seu pé (foto) era bem característico de uma mordida de um animal, mas não de um peixe comum, como afirmaram alguns pescadores que viram a mordida.

Após enviar a foto para a Universidade do Vale do Itajaí (Univale), ele recebeu a resposta do professor Jules Soto, afirmando que não restam dúvidas de que se trata de uma mordida de um tubarão com aproximadamente 1,5 metros de comprimento.

"Trata-se um ferimento típico de uma mordida de tubarão, mas não acredito que seja uma mangona, e sim outra espécie com dentes triangulares alinhados (a mangona possui dentes cônicos e desalinhados). Também é possível identificar o porte do tubarão, que não deve ser maior que 1,5 metro" afirma Soto, que tranquiliza a população dizendo que os ataques são muito raros no Sul do País, mas relembra um caso em que um homem foi mordido por um tubarão-pintado-de-sete-fendas no litoral do Rio Grande do Sul. Na ocasião, o banhista saiu da água com o animal agarrado à perna pelos dentes. 


Em novembro do ano passado, um boato sobre supostos ataques de tubarões no Norte de Florianópolis circulou pela internet. O Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar negou os ataques e afirmou que nenhum caso parecido havia sido registrado na Capital.

Links Relacionados:

Surfista conta como foi ataque de tubarão no litoral de Sta. Catarina

Para especialista, surfista foi atacado por tubarão de pequeno porte no Farol de Santa Marta, em Laguna