#viagens 
Tijucas - Santa Catarina - Brasil

Galera do free surf explora as ondas do litoral norte de Santa Catarina

artur dobairrol

Os gráficos da internet apontavam uma ondulação média vinda de leste, com ventos do quadrante sul e intensidade variada de fraco/moderado. Com base nestas informações fechei a barca com alguns surfistas para ir atrás das ondas.

No dia seguinte acordamos cedo e pegamos a estrada. Percorremos alguns quilômetros até chegar ao primeiro pico em Tijucas, o mar estava com pressão, nas séries as ondas alcançavam tranquilamente um metro e meio. O surf foi no pico da polícia, em Tijucas, as ondas não apresentavam uma boa formação, mas mesmo assim, o Márcio e o Diego (2 free surferfs) caíram na água. Fotografei por quarenta minutos neste pio, tava uma fechadera. Decidimos seguir viagem atrás de outras ondas mais ao norte.

Rodamos muito até encontrar o nosso destino, buscavamos um lugar onde as ondas estivessem perfeitas. . Optamos por dar o surf em Quatro Ilhas, o mar estava pesado e a formação das ondas irregular/regular. Não tivemos a sorte de pegar o pico quebrando na condição ideal naquele dia, com ondulação de leste as ondas fecham muito.

"A melhor condição de surf na praia de Quatro Ilhas e com a ondulação de sul/sudeste com ventos do quadrante sul fraco" nos disse um surfista local.

Mas já valeu a barca, todos pegaram suas ondas, e no final do dia o retorno foi tranqüilo para casa, apesar da tranqueira que pegamos próximo a entra da ilha de Florianópolis na BR101.

Confira algumas curiosidades sobre as ondas nesta região.

A praia de Quatro Ilhas fica localizada no município de Bombinhas no litoral norte de Santa Catarina, o lugar é cercado de belezas naturais e belas praias. A região apresenta três praias onde o surf pode ser praticado: Quatro Ilhas, Mariscal, e Bombas.

SURF GUIDE

Quatro Ilhas - com ondulação de sul/sudeste e ventos fracos de sul, é a melhor opção na região, a onda é forte, nos dias clássicos é só tubo para a direita na bancada (point break) do canto sul, já no meio de praia as ondas são rápidas e perfeitas. Os surfistas Alejo e Santiago Muniz que digam, é o pico de treino deles quando estão em casa descançando das competições.

Mariscal - é a praia mais extensa da região, as ondas funcionam com ondulação de leste ou sudeste, é a praia que suporta as maiores ondualções, com ventos do quadrante norte/nordeste ou sem vento as ondas podem longas e perfeitas. A onda é cheia e nos dias grandes o lineup quebra lá fora, requer uma boa prancha e remada forte.

Bombas - é a praia para os iniciantes no surf, as ondas começam a quebrar só com ondulação de leste e ventos fracos ou sul, que pega de terral. As melhores ondas da praia quebram sempre no canto norte onde a ondulação de leste;nordeste entra melhor, acima de um metro as ondas costumam fechar bastante.

O verão está apenas começando galera, muitas praias iremos percorrer atrás de altas ondas, o FREE SESSIONS na praia têm como objetivo mostrar o surf, o agito da estação nas praias de Santa Catarina. A atividade já começou nossa equipe está em campo. Curta o verão com sabedoria e consciência!

Galerias | Mais Galerias