#recordes #surf 

Gabriel Medina volta a fazer história e é o primeiro brasileiro top 10 no Surfer Poll Awards

Fábio Maradei

O fenômeno Gabriel Medina, da equipe Rip Curl, segue fazendo história no surf mundial

O atleta de 18 anos, hoje sétimo no ranking do World Tour e segundo no One World Ranking, ficou na quarta colocação no cobiçado Surfer Poll Awards, prêmio da revista norte-americana Surfer, em sua 42ª edição. Ele ficou atrás apenas de Kelly Slater, John John Florence e Dane Reynolds e foi o primeiro brasileiro na história a figurar na seleta lista dos dez melhores, escolhidos por voto popular (website e redes sociais).

Além disso, faturou o prêmio especial de "Breakthrough Performer" ou "Performance mais inovadora" da temporada, que leva em consideração as apresentações nas etapas do WT e sessões de freesurf durante os treinos para os eventos da elite do surf mundial. “Estou super feliz com esses dois prêmios. Primeiro brasileiro a ganhar esse prêmio, muito orgulhoso de dar esse presente ao Brasil! É um momento muito bom na carreira. Estou bem, feliz e fazendo o que mais gosto”, ressaltou o surfista natural de São Sebastião (praia de Maresias), no litoral paulista.

Neste ano, Medina fez bonito. No WT, foi o segundo em Tavarua (Fiji), o quinto colocado em Teahupoo (Taiti), Trestles (Estados Unidos) – disputa vencida em 2011 - e França, além de outro segundo em Peniche (Portugal). No WQS Prime foi o campeão em Trestles e o vice agora em Sunset Beach (Havaí). "O Gabriel vem consolidando a sua imagem a nível mundial e esses resultados confirmam que ele está no caminho certo para conquistar seu principal objetivo, o título mundial da ASP", afirma Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil.

Consolidado como um dos grandes talentos da nova geração mundial, Medina já se destacava desde novo. Em sua lista de conquistas conta três campeonatos emblemáticos: o King of the Groms International 2009 (com duas notas 10 na decisão), na França; o mundial Júnior, no ISA World Surfing Games 2010, na Nova Zelândia; e o Rip Curl Grom Search International 2010, na Austrália, disputado em paralelo ao evento mais tradicional do circuito profissional, o Rip Curl Pro Bells Beach.

No Surfer Poll Awards 2012, o veterano e ídolo Slater venceu pela 18ª vez. Sua primeira conquista foi em 1983, quando tinha apenas 21 anos. Medina já figura em quarto lugar aos 18 anos e os fãs o colocaram à frente de ícones como Mick Fanning, Joel Parkinson e Taj Burrow. No feminino, deu Steph Gilmore. Mais informações no link: http://www.surfermag.com/features/2012-surfer-poll-results/ .

Surfer Poll Awards 2012

Masculino

1 Kelly Slater

2 John John Florence

3 Dane Reynolds

4 Gabriel Medina

5 Mick Fanning

6 Joel Parkinson

7 Julian Wilson

8 Taj Burow

9 Jordy Smith

10 Owen Wright

Feminino

1 Steph Gilmore

2 Alana Blanchard

3 Coco Ho

4 Carissa Moore

5 Sally Fitzgibbons

Para mais informações acesse a página oficial da Rip Curl no Facebook - www.facebook.com/ripcurl .