#eventos #surf #competições #profissional #mundial #wct #wsl #notícias 
Teahupoo - Tahiti - Polinésia Francesa

Gabriel Medina se destaca nos tubos de Teahupo´o

WSL

Tricampeão mundial faz primeiros recordes da sexta-feira. Filipe Toledo já confirmou a liderança no ranking do CT 23. Yago e Tatiana também venceram suas primeiras baterias.

TEAHUPO´O, Tahiti (Sexta-feira, 11 de agosto de 2023) - O tricampeão mundial Gabriel Medina se destacou na abertura do SHISEIDO Tahiti Pro apresentado por Outerknown. Ele fez os primeiros recordes da sexta-feira nas ondas de 4-6 pés em Teahupo´o, surfando dois tubaços para somar 8,10 e 8,00 na vitória por 16,10 pontos. Mais três brasileiros estrearam com vitórias, com Filipe Toledo já confirmando a liderança no ranking do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) 2023, Yago Dora e Tatiana Weston-Webb. A etapa mais desafiadora da temporada continua neste sábado, ao vivo de Teahupo´o pelo Sportv e WorldSurfLeague.com. A primeira chamada do dia será as 7h15 no Taiti, 14h15 no Brasil.

“Estou muito feliz por estar de volta ao Tahiti após 4 anos”, disse Gabriel Medina, que já tem dois títulos na etapa do Taiti em 2014 e 2018, nas cinco finais que disputou em oito participações, inclusive nas três últimas que competiu, em 2017, 2018 e 2019. Medina é um dos surfistas que estão na briga direta pelas duas últimas vagas no grupo dos top-5 do ranking, que disputarão o título da temporada 2023 no Rip Curl WSL Finals, em setembro nas ondas de Trestles, na Califórnia, onde ele conquistou o tricampeonato mundial em 2021.

Medina está em sexto no ranking e a disputa é quase fase a fase com o quinto colocado, Yago Dora, que também estreou com vitória na primeira bateria do SHISEIDO Tahiti Pro. Quem também defende vaga nos top-5 é outro brasileiro, João Chianca, que só precisa vencer uma bateria para confirmar seu nome. Chumbinho perdeu para o sul-africano Jordy Smith, mas terá uma segunda chance na repescagem. Só que terá uma pedreira pela frente, o taitiano Kauli Vaast, vice-campeão na final do ano passado com Miguel Pupo.

No entanto, mesmo que seja eliminado em 17.o lugar, João Chianca só sai do grupo dos top-5 com uma única combinação de resultados, se o SHISEIDO Tahiti Pro for encerrado com uma inédita final brasileira em Teahupo´o e com Gabriel Medina sendo o campeão contra Yago Dora. Com a classificação direta para as oitavas de final, Yago já tirou um dos seis concorrentes da briga por vaga nos top-5, o australiano Connor O´Leary. Os que continuam com chances são Gabriel Medina, John John Florence, Jack Robinson, Leonardo Fioravanti e Ryan Callinan.

“Nem penso muito nos resultados e só quero surfar. Ainda mais em uma onda dessas, com apenas outro cara na água”, disse Gabriel Medina. “É o tipo de onda que eu mais gosto de surfar e peguei umas boas na bateria. Consegui passar direto para a terceira fase (oitavas de final) e espero pegar mais tubos assim na próxima. Eu sei o que preciso fazer (para entrar nos top-5) e vou focar no meu trabalho”.

RECORDES DO DIA - Só foi o tricampeão mundial entrar no mar, para os tubos apareceram com mais frequência pela primeira vez na sexta-feira em Teahupo´o. O primeiro que rodou o canudo foi na terceira onda que pegou, com Medina ficando bem entocado e saindo do tubo que valeu nota 8,00, a maior do dia até ali. Após mais cinco tentativas, achou outro tubo parecido para somar 8,10 na vitória por 16,10 pontos sobre dois havaianos, Seth Moniz e Barron Mamiya. Essas marcas só foram batidas pelo italiano Leonardo Fioravanti, que atingiu 16,93 pontos com notas 8,83 e 8,10, na bateria que fechou a primeira fase na sexta-feira. 

Gabriel Medina foi o último surfista da seleção brasileira da WSL a estrear no SHISEIDO Tahiti Pro apresentado por Outerknown. Na bateria anterior, o atual campeão mundial, Filipe Toledo, também estreou com vitória e já confirmou a liderança no ranking final do CT 2023. Ou seja, vai tentar o bicampeonato direto na melhor de três baterias do Rip Curl WSL Finals, contra quem passar pelos duelos do sistema mata-mata, que começa com o quinto do ranking enfrentando o quarto, depois com o terceiro e por último com o vice-líder.

SEM SUBSTITUIÇÃO - O australiano Ethan Ewing é o vice-líder no ranking e cancelou sua participação no SHISEIDO Tahiti Pro, após uma queda de costas durante uma sessão de treinos em Teahupo´o na segunda-feira. Foi atestado fratura em duas vértebras e ficou a dúvida se vai se recuperar a tempo para o Rip Curl WSL Finals, que vai decidir os títulos mundiais de 2023 no melhor dia de ondas em Trestles no período de 8 a 16 de setembro. Caso não consiga competir, a disputa ficará entre quatro surfistas, pois a regra estabelece que apenas os top-5 do ranking final do CT, participam do WSL Finals.

O vice-líder só entra no confronto que define o adversário de Filipe Toledo na melhor de três baterias que decide o título mundial. Isso porque o atual campeão, já confirmou o primeiro lugar no ranking do CT 2023 com a passagem direta para as oitavas de final do SHISEIDO Tahiti Pro. Filipe surfou um dos primeiros tubos da sexta-feira em Teahupo´o e a nota 6,50 recebida garantiu a vitória sobre o australiano Liam O´Brien e o taitiano vencedor da triagem, Matahi Drollet. Curiosamente, Filipe está hospedado na casa dele.

“Eu sabia que ficaria em primeiro no ranking se passasse essa bateria e consegui. Agora estou sem pressão, mas quero um bom resultado aqui e tentar pegar mais tubos, sem dúvidas”, disse Filipe Toledo. “As condições (do mar) estavam difíceis, ainda mais com o Matahi (Drollet) na bateria. Você nunca sabe o que pode acontecer, porque ele ganhou a triagem com notas 10, 9, então eu sabia que ia ser difícil. Estou hospedado na casa dele, estamos se divertindo bastante esses dias, a vaibe é muito boa e estou bem feliz por ter vencido a bateria”.

PRIMEIRA VITÓRIA – O SHISEIDO Tahiti Pro apresentado por Outerknown abriu a décima etapa do WSL Championship Tour 2023 pela categoria feminina na sexta-feira, então Tatiana Weston-Webb foi quem conquistou a primeira vitória brasileira em Teahupo´o. Ela estreou no segundo confronto do dia e até tentou pegar alguns tubos, no entanto foi uma bateria mais de manobras mesmo. Tatiana já entrou no mar sabendo que não tinha mais chances de vaga no grupo das top-5, que ela fez parte nos dois últimos anos.

Isso porque a única ameaçada, Caitlin Simmers, venceu a primeira bateria do dia e avançou direto para as quartas de final. A única chance da brasileira era vencer o campeonato, desde que a norte-americana ficasse em último lugar. Apesar de Tatiana derrotar até a número 1 do ranking e uma surfista local do Taiti, Carissa Moore e Aela Vaast, respectivamente, ela saiu da briga pela última vaga nas top-5. Mas, por outro lado, Tatiana Weston-Webb está confirmada nas Olimpíadas de Paris 2024 e o surfe será disputado nos tubos de Teahupo´o.

“Essa semana antes do início do evento foi incrível, consegui passar bastante tempo na água, já fazendo a preparação com apoio total do Comitê Olímpico Brasileiro”, destacou Tatiana Weston-Webb. “Desde agora até as Olimpíadas, meu plano é passar o máximo de tempo possível aqui. É muito bom estar de volta nesse lugar, o visual dessas montanhas é incrível. E é muito legal ter o suporte da comunidade local e ver como as surfistas locais têm melhorado”.

QUARTAS DE FINAL - Depois da primeira fase feminina, foi realizada a rodada inicial masculina e ainda teve a repescagem das mulheres fechando a sexta-feira de 16 baterias disputadas em Teahupo´o, já definindo as primeiras quartas de final do SHISEIDO Tahiti Pro. A brasileira Tatiana Weston-Webb está na primeira bateria com a vice-líder do ranking, Tyler Wright. Na segunda, a número 3, Caroline Marks, enfrenta a octacampeã mundial Stephanie Gilmore. Na terceira, tem a líder do CT 2023, Carissa Moore, contra a taitiana Vahine Fierro. 

Já a disputa pela última vaga nas semifinais, será entre a quarta e quinta do ranking, Molly Picklum e Caitlin Simmers, que confirma sua vaga nas top-5 se passar essa bateria. Se perder, só não vai competir no Rip Curl WSL Finals, se Stephanie Gilmore vencer o campeonato. De qualquer maneira, Caitlin ou Stephanie vão brigar por vaga nas Olimpíadas de Paris 2024 nas ondas de Trestles. Caitlin disputaria com Caroline Marks um lugar no time norte-americano e Stephanie lutaria com Molly Picklum na equipe australiana.

Shiseido Tahiti Pro apresentado por Outerknown é realizado com patrocínios da Shiseido, Outerknown, Tahiti Government, Red Bull, Oakberry, Mophie, Surfline, True Surf, Air Tahiti, Vini, Polynesie 1, Chery, Fédération Tahitienne de Surf e Sports de la Polynésie Française. Todas as etapas do World Surf League Championship Tour 2023 são transmitidas ao vivo pelo SporTV Globoplay e pelo WorldSurfLeague.comAplicativo e canal da WSL no YouTube.  

RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA NO SHISEIDO TAHITI PRO:

PRIMEIRA FASE - 1.o=Oitavas de Final /  2.o e 3.o=Repescagem:

1.a: 1-Yago Dora (BRA)=10.50, 2-Ian Gentil (HAV)=9.06, 3-Kelly Slater (EUA)=9.34

2.a: 1-Jordy Smith (AFR)=11.93, 2-João Chianca (BRA)=6.80, 3-Kauli Vaast (TAH)=4.07

3.a: 1-Mihimana Braye (TAH)=12.60, 2-Griffin Colapinto (EUA)=10.67, 3-Caio Ibelli (BRA)=7.67

4.a: 1-Filipe Toledo (BRA)=11.00, 2-Liam O´Brien (AUS)=8.96, 3-Matahi Drollet (TAH)=7.07

5.a: 1-Gabriel Medina (BRA)=16.10, 2-Seth Moniz (HAV)=12.50, 3-Barron Mamiya (HAV)=11.94

6.a: 1-John John Florence (HAV)=14.00, 2-Kanoa Igarashi (JPN)=7.66, 3-Rio Waida (IDN)=0.97

7.a: 1-Jack Robinson (AUS)=15.57, 2-Callum Robson (AUS)=11.70, 3-Connor O´Leary (AUS)=11.33

8.a: 1-Leonardo Fioravanti (ITA)=16.93, 2-Matthew McGillivray (AFR)=10.17, 3-Ryan Callinan (AUS)=8.66

PRIMEIRA FASE - 1.a=Quartas de Final / 2.a e 3.a=Repescagem:

1.a: 1-Caitlin Simmers (EUA)=7.00, 2-Gabriela Bryan (HAV)=5.27, 3-Molly Picklum (AUS)=4.50

2.a: 1-Tatiana Weston-Webb (BRA)=8.50, 2-Carissa Moore (HAV)=5.86, 3-Aelan Vaast (TAH)=2.96

3.a: 1-Vahine Fierro (FRA)=13.43, 2-Stephanie Gilmore (AUS)=4.73, 3-Tyler Wright (AUS)=0.97

4.a: 1-Caroline Marks (EUA)=6.33, 2-Johanne Defay (FRA)=6.13, 3-Lakey Peterson (EUA)=4.46

REPESCAGEM - Derrota=9.o lugar com US$ 13.500 e 2.610 pts:

1.a: Carissa Moore (HAV) 11,33 x 2,77 Aelan Vaast (FRA)

2.a: Molly Picklum (AUS) 10,24 x 7,33 Gabriela Bryan (HAV)

3.a: Tyler Wright (AUS) 9,90 x 7,20 Johanne Defay (FRA)

4.a: Stephanie Gilmore (AUS) 4,60 x 3,77 Lakey Peterson (EUA)

PRÓXIMAS BATERIAS DO SHISEIDO TAHITI PRO:

REPESCAGEM - Derrota=17.o lugar com US$ 12.125 e 1.330 pts:

1.a: Griffin Colapinto (EUA) x Matahi Drollet (TAH)

2.a: Kanoa Igarashi (JPN) x Rio Waida (IDN)

3.a: João Chianca (BRA) x Kauli Vaast (FRA)

4.a: Barron Mamiya (HAV) x Callum Robson (AUS)

5.a: Ryan Callinan (AUS) x Kelly Slater (EUA)

6.a: Ian Gentil (HAV) x Matthew McGillivray (AFR)

7.a: Connor O´Leary (AUS) x Seth Moniz (HAV)

8.a: Caio Ibelli (BRA) x Liam O´Brien (AUS)

QUARTAS DE FINAL - 5.o lugar com US$ 20.000 e 4.745 pts:

1.a: Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA)

2.a: Caroline Marks (EUA) x Stephanie Gilmore (AUS)

3.a: Carissa Moore (HAV) x Vahine Fierro (FRA)

4.a: Molly Picklum (AUS) x Caitlin Simmers (EUA)

Galerias | Mais Galerias