Java Central - Indonésia

G-Land Mágico

Samia Carolina

Um grupo de 5 amigos tiveram 18 dias mágicos com altas ondas e 3 swells gigantes em G-land, na Ilha de Java, Indonésia

Essa galera estava em Bali e decidiu gastar a maior parte das férias em G-land, que fica há 3 horas de barco de Bali. Nesses dias, a única preocupação era checar a maré para surfar no horário certo dos tubos. Uma rotina do sonho de qualquer surfista: acordar cedo, yoga, café da manha e tubos; almoço e mais tubos; jantar e dormir cedo para a grande missão do dia seguinte: surfar e pegar muitos tubos!!!

G-Land é considerada uma das esquerdas tubulares mais pesadas da Indonésia e muitos apelidam de Teahupoo Indonésio. A bancada pode segurar ate 15 pés de ondas perfeitas. 

São vários picos nos recifes que, com o swell certo, podem se conectar e formar uma onda de até 300 metros de extensão. A última sessão é a mais esperada: o tubo quadrado de Speeds.

Esse também é um dos picos mais consistentes do arquipélago indonésio. Difícil estar flat em G-land. Assim como em toda a Indonésia, entre os meses de março e novembro entram os maiores swells e o vento terral é constante.

Além das ondas perfeitas, G-land é um lugar muito especial por estar localizado no meio da selva. Entre as praias paradisíacas e muita mata, existem apenas os Camps de surf e uma pequena vila de pescadores. A macacada corre solta por lá, e não é difícil você ver veados e lagartos de Comodo passando pelo meio do Joyos Camp.

O Joyos Surf Camp está localizado na frente da onda Speeds e, assim, os hospedes acordam com o barulho do mar, que alerta a chegada do swell.

Hugo Moro foi um dos brasileiros que foram para ficar 6 noites em G-land e acabaram ficando as 18. Ele comenta porque resolveu ficar ate o final das férias no Joyos Surf Camp: "O pico é alucinante, com ondas fortes tubulares nos corais rasos. Os locais são muito amigáveis e a comida do Camp é ótima."

Galerias | Mais Galerias