#viagens #clima 
Estados Unidos

Furacões Ligados às mudanças climáticas... Um questionamento "insensível" ?

Lisa Friedman - NY Times

Scott Pruitt, administrador da EPA, diz que é insensível discutir as mudanças climáticas em meio a tempestades mortais. Tomas Regalado, o prefeito republicano de Miami, cujos cidadãos precisaram evacuar antes do furacão Irma, diz se não agora, quando?

"Este é o momento de falar sobre mudanças climáticas. Este é o momento em que o presidente (Trump) e a Agência de Proteção Ambiental (EPA), e quem toma decisões precisam falar sobre mudanças climáticas", disse Regalado ao Miami Herald. "Se isso não é mudança climática, não sei o que é. Esta é uma verdadeiro retrato do que está por vir ".

Para os cientistas, criar ligações entre o aquecimento das temperaturas globais e a ferocidade dos furacões é tão controverso quanto falar de geologia após um terremoto. Mas em Washington, onde a ciência é cada vez mais política, o fato de que os oceanos e a atmosfera estão aquecendo e que o calor está transformando tempestades em super-tempestades tornou-se tão sensível quanto falar sobre controle de armas na sequência de um tiroteio em massa.

"Ter qualquer tipo de foco na causa e efeito da tempestade versus ajudar as pessoas, ou mesmo enfrentar o efeito da tempestade, está mal-colocado", disse Pruitt antes do furacão Irma, ecoando os sentimentos semelhantes que ele fez quando o furacão Harvey atingiu o Texas duas semanas antes. "Usar o tempo e o esforço para abordar isso neste ponto é muito, muito insensível a esse povo na Flórida", acrescentou.

Ben Kirtman, professor de ciência atmosférica da Escola Rosenstiel de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Universidade de Miami, disse que acredita que falhar em discutir mudanças climáticas prejudica a Flórida e todo o país.

"É precisamente a conversa que devemos ter agora. Não tenho certeza do que é insensível sobre isso ", disse o Dr. Kirtman, que evacuou da Flórida na quarta-feira. "É realmente importante direcionar recursos e fundos para a crise do momento, é claro. Mas eu não vejo por que o que está causando essas tempestades e o que está contribuindo para piorar é necessariamente mutuamente exclusivo ".

Com certeza, as pessoas que pregram as tábuas em suas janelas ou colocam provisões de emergência em uma mala não estão em condições de discutir as causas das tempestades. Mas Leonard Berry, ex-diretor do Centro de Estudos Ambientais da Florida Atlantic University, que está fugindo do furacão Irma em sua casa em Boca Raton, na Flórida, disse que os formuladores de políticas têm a obrigação de falar se esperam proteger os cidadãos de tempestades cada vez mais poderosas pela frente.

"Imediatamente depois, temos que dizer" Venha, pessoal, vamos realmente ver se isso é um presságio do futuro. "E é claramente para aqueles de nós que já tocamos na questão até de forma geral", disse ele. "Devemos ser sensíveis, mas não estúpidos".

Dr. Kirtman e Dr. Berry estão entre um grupo de cientistas da Flórida que confrontaram o governador Rick Scott nos últimos anos por sua recusa em reconhecer que os gases do efeito estufa criados pelo homem estão gerando mudanças climáticas. No ano passado, eles escreveram uma carta ao então candidato Donald J. Trump pedindo uma reunião para discutir as conseqüências das mudanças climáticas na Flórida. Eles disseram que a campanha Trump nunca respondeu.

O presidente Trump ridicularizou a mudança climática como uma fraude. O Sr. Pruitt declarou que as emissões de dióxido de carbono dos carros, usinas elétricas e outras fontes não são o principal contribuinte para o aquecimento global, apesar de evidências científicas esmagadoras em contrário. O E.P.A. removeu muitas menções de mudanças climáticas do seu site e está anulando regulamentos destinados a reduzir as emissões de dióxido de carbono.

Na Flórida, os cientistas dizem que a aversão do governador Scott, até mesmo as palavras "mudança climática" levaram aos cientistas a auto-censurar seu trabalho. "Se você escrever uma proposta e falar sobre consertar algumas infra-estruturas por causa das mudanças climáticas, não vai a lugar algum", disse o Sr. Kirtman. "Você gasta um grande esforço de busca de palavras em seu documento para não usar as palavras "clima" e "mudança". É uma tolice."

Essa é uma razão pela qual muitos cientistas propõem que é fundamental usar o megafone que a dupla devastação do furacão Harvey e do furacão Irma forneceu. As pessoas, eles observam, estão finalmente prestando atenção.

 "Nós sabemos que, como seres humanos, somos muito bons em fingir como um risco, mesmo um que nós sabemos que é real, não importa para nós", Katharine Hayhoe, cientista atmosférica da Texas Tech University, escreveu em um e-mail quando Harvey atacou a costa do Texas.


destruição provocada pelo furacão Harvey no litoral do Texas - foto: Reuters

"Quando tentamos alertar as pessoas sobre os riscos, não há "notícias" que sejam um gancho. Ninguém quer ouvir. É por isso que a hora de falar sobre isso é agora ", disse Hayhoe. "O mito mais pernicioso e perigoso que adquirimos quando se trata de mudanças climáticas não é o mito de que não é real ou os humanos não são responsáveis. É o mito de que não importa para mim. E esse é exatamente o mito de que o Harvey quebra.

"Não está claro se experimentar tempestades poderosas mudará as mentes. Um estudo de 2015 publicado na revista Climatic Change descobriu que os americanos que sofrem eventos climáticos extremos não estão necessariamente mais preocupados com a mudança climática. Na semana passada, a E & E News entrevistou vários legisladores republicanos cujos eleitores foram atingidos pelo furacão Harvey e a maioria disse que eles não haviam considerado a questão da mudança climática. Hayhoe disse que os cientistas têm de continuar comunicando os riscos. "Precisamos entender o que está em jogo, porque, se não, não agiremos", disse ela.

Fonte: New York Times

Galerias | Mais Galerias