Furacão Lane se aproxima do Hawaii
O Hawaii está se preparando para uma possível chegada do Furacão Lane, uma rara tempestade de categoria 4 no Oceano Pacífico, que os meteorologistas estão alertando que podem causar fortes ventos, inundações e ondas grandes.
22/Ago/2018 - Daniel Victor e Matthew Haag - NY Times - Hawaii - Estados UnidosA tempestade, com velocidades de vento chegando a 250 quilômetros por hora, foi brevemente um furacão de categoria 5. Tornando este o segundo sistema desse tipo a viajar a 560 quilômetros do Hawaii na história do estado, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. A partir das 2h da manhã, hora local, o Furacão Lane estava a 570 quilômetros da costa sudoeste da Big Island.
Os ventos da tempestade tropical podem chegar à Big Island na quarta-feira à tarde, horário local, com os ventos da força do furacão logo depois, disse Gavin Shigesato, um meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional. Esperava-se que a tempestade continuasse para o norte em direção às ilhas de Maui e Oahu, chegando por volta da manhã de quinta-feira, disse ele.
A partir das 2h da quarta-feira no Hawaii, a tempestade estava se movendo na direção oeste-noroeste em direção ao Hawaii, a cerca de 15 km/h, disse ele. Ventos com força de furacão de pelo menos 120 km/h. Estendiam-se cerca de 40 milhas do centro da tempestade.
O Furacão Lane é a segunda grande tempestade a passar perto do Hawaii nas últimas semanas. No início de agosto, o furacão Hector se transformou em uma tempestade de categoria 4 quando atravessou o Pacífico em direção ao Hawaii. Eventualmente, desviou para o sul do Hawaii e não chegou a terra firme.
No Hawaii, as autoridades estavam se preparando para o que poderia ser a tempestade mais forte a atingir desde o furacão Iniki, em 1992, que atingiu a ilha de Kauai como um sistema da categoria 4. Causou danos extensivos, obrigou os moradores a fugir de suas casas e deixou milhares de pessoas desabrigadas. A única outra tempestade de categoria 5 a passar a 560 quilômetros do estado foi o furacão John, em 1994. Viajou para o sul das ilhas e não chegou ao continente.
À medida que o Furacão Lane ruma em direção ao Hawaii, as áreas montanhosas poderiam ser particularmente propensas a inundações, e as costas meridionais poderiam experimentar níveis de surfe prejudiciais, podendo chover mais de 500 milímetros. Tornados e trombas d'água também são possíveis, e o Serviço Meteorológico alertou os moradores para se prepararem para danos materiais consideráveis, dizendo que alguns locais "podem ficar inabitáveis por semanas".
O governador do Hawaii, David Ige, assinou uma declaração de emergência na terça-feira para mobilizar recursos do Estado antes da chegada da tempestade. As autoridades colocaram comida, água e geradores em todos os condados, disse ele.
Fonte: New York Times